terça-feira, 7 de novembro de 2017

Chaves Para o Discernimento Espiritual.



Há uma necessidade urgente em nossos dias de discernimento espiritual. Testar os espíritos e ensinos e todas as ações de procedência sobrenatural, hoje em dia é fundamental, em  II Reis 3:8 a 12, Salomão precisava de um discernimento espiritual para discernir o bem e o mal, o cristão hoje precisa de discernimento para distinguir a sã doutrina do engano espiritual. Precisamos ter o Espírito de Cristo (I Coríntios 2:14 com Romanos 8:9).  Para que tenhamos discernimento precisamos ser espirituais e não naturais, precisamos ser regenerados e íntimos da palavra e em comunhão substancial com Cristo para que a nossa visão seja ampla e tenhamos a possibilidade de ver a realidade das coisas espirituais. Cristo mesmo afirmou “Conhecereis  verdade e a verdade vos libertará”(João 8:32) no grego a palavra traduzida por verdade é “alateia” que também significa realidade. Por isso mesmo, conhecer a verdade das Escrituras é conhecer a realidade das coisas espirituais.
Há uma série de princípios que podem ser aplicados na área do discernimento, e quero deixar aqui, o que eu considero mais relevante. No final, teremos um conjunto de regras bíblicas que podem servir de para um eficiente discernimento espiritual.

Primeiro: Em I João 4:1 e 6 temos o teste dos espíritos, aquele que não confessa que Cristo o Verbo de Deus veio em carne, aqueles que negam a encarnação de Cristo, que se tornou cem por cento humano, mas que é o mistério de Deus feito carne (II Timóteo 3:16) é um espírito do erro, possui as marcas de um espírito anticristão. Associe a isso outra norma descrita em Gálatas 1:6 a 8) pois ali também Paulo fala da possibilidade de anjos descerem pregando outro evangelho, deve ser rejeitado, é anátema. Tudo o que confronta que é oposto, que diminui ou que subtrai a mensagem da salvação e da encarnação, é de procedência maligna. Não importa o quão maravilhosa possa ser tal mensagem. É um espírito do erro que está atuando. Ainda que pronuncie versículos bíblicos, ainda que promova uma boa moral, ainda que faça prognósticos corretos a respeito de circunstâncias futuras ou secretas, sociais e pessoais, deve ser rejeitado.
Segundo: Tome cuidado com o pragmatismo, Bruce Bickel prefaciando o livro “Crer e Observar) adverte: “Vivemos numa era pragmática. Não perguntamos mais:isso é verdadeiro? Ao contrario, perguntamos: isso funciona? A ênfase num experimentalismo pragmático promoveu uma confusão que se infiltrou na igreja”. Essa é a Era do sentimentalismo, da experiência mística, do sobrenatural ao nível pessoal. Esse fenômeno tem sido um vasto terreno lamacento, um oceano de areias movediças onde muitos afundam para não mais retornarem. A experiência mística, religiosa e sobrenatural sempre acaba por falar mais alto do que as Escrituras, esse tem sido um fator determinante na escolha entre ficar somente com a bíblia ou ficar com a experiência. Quase sempre, até onde me lembro, a experiência tem vencido, e a bíblia rejeitada e ignorada em todos os casos que tenho observado ao longo de mais de vinte anos. (Leia Deuteronomio 13:1 a 4)
Terceiro: Nunca se engane com as aparências, porque Cristo mesmo advertiu sobre as aparências falsas. Os falsos profetas se revestem de pele de cordeiro. Por isso mesmo, devemos entender isso em uma linguagem do contexto da nossa época. Eles vem com linguagem bíblica, com diplomas teológicos, apresentam-se como ministros de justiça, podem mostrar características de um bom teólogo, possuem boa arte de retórica, podem apresentar sinais e maravilhas, vestirem-se de forma adequada, serem populares, podem possuir um brilho facial e uma retórica apaixonada, e serem lobos. Mais uma vez quero advertir que praticamente é raro pessoas com esse discernimento. Geralmente, a maioria esmagadora dos crentes que conheci  durante toda a minha vida, aceitaram todos esses aspectos como sinais de um verdadeiro ministro, porém é fato bíblico que assim como o diabo se transfigura em anjo de luz, seus ministros se transfiguram em ministros de justiça. A maior parte das vitimas do engano, só serão de fato, presas pelos tentáculos dos falsos profetas, quando entregaram sua confiança a esses lobos devoradores, que ganharam a plena confiança de seus ouvintes. (Leia Mateus 7:15)
Quarto: Como o engano funciona em estágios, precisamos entender como é esse mecanismo. Um espírito enganador pode enganar diretamente, pode enganar por intermédio de um falso pregador e um falso pregador pode também enganar usando artimanhas naturais, para sustentar seu orgulho ou sua cegueira espiritual. De qualquer forma, a ênfase nunca é cristocentrica, devemos sempre desconfiar. (Veja I Corintios 2:1 a 4)as vezes, de forma discreta, alguns fazem uma abordagem de Cristo, porém é uma abordagem que sustenta uma falsa cristologia. Aqui está algo interessante. Um falso pregador quer buscar honra para si mesmo, ele quer gravitar em torno da plataforma de seu próprio ego. Ele precisa de pessoas crédulas para financiar seus projetos, por isso ele usará de todas as artimanhas e técnicas disponíveis para conseguir manter-se à custa de seus financiadores.  Observe bem isso. Pois um pregador orgulhoso, egocêntrico, interesseiro, manipulador que trabalha encima das conveniências pessoais, é um lobo. Quando alguém pensa mais em si mesmo do que em Cristo, quando refere-se mais a si mesmo do que aos outros, ele tem sinais claros de ser um falso profeta. (Leia Atos 20:29 com João 7:18)
Quinto: Um pregador que não sabe dividir corretamente a Palavra de Deus, que não sustenta uma boa exegese e não respeita princípios hermenêuticos, não está apto para pregar e explicar as Escrituras. Lembre-se se disso, pois é fundamental que um bom cristão seja alimentado espiritualmente por bons pregadores. Uma igreja saudável vai ser formada por pregadores aptos e que sejam conservadores e ortodoxos na doutrina. Aplicar mal as escrituras é usar do mesmo artifício do diabo por ocasião da tentação de Cristo. Ali ele usou as Escrituras, para tentar convencer Cristo a praticar o erro. (Mateus 4:1 a 11) Lembre-se que heresias de perdição só surgem da má interpretação do texto sagrado, e a biblia adverte que  nos últimos tempos surgiriam doutores espirituais com essas características malignas. Se você não escolhe uma boa igreja, onde os seus pregadores estejam dentro das exigências de II Timóteo 2:15, você não está dentro das exigências das Escrituras. É fato comprovado que a maior parte dos pregadores que conheci, fazem pregações falsas, porque lêem um texto das Escrituras e depois constroem todo um argumento de opiniões pessoais encima do texto. Outro fator comum é citar versículos isolados para construir todo um novo paradigma encima do texto, ignorando o contexto e construindo idéias encima de textos arrancado de seu contexto e isolados completamente, para “provar” uma interpretação particular. As Escrituras não são de particular interpretação, por isso mesmo nunca pode estar fora da dimensão da inspiração total, cada tema e cada passagem precisa se encaixar no perfeito propósito da revelação divina. (Leia II Timoteo 2:15 co  Apocalipse 22:18)
Sexto: Atente para os métodos empregados. Falsos profetas e falsos pregadores usam métodos mundanos e técnicas hipnóticas, de retórica e de manipulação. Esses são os artistas religiosos que conseguem hipnotizar a platéia, controlar por meios sutis, usar de manipulação emocional e usar técnicas de boa retórica e persuasão. Eu conheci alguém particularmente que foi formado em marketing, e que testemunhou que fazia as pessoas irem ao “delírio espiritual” através de sua arte de “pregar” quais os meios que ele usava? As técnicas que aprendeu em seu curso de marketing e propaganda. Pregação não é isso.  Veja o que Paulo diz sobre isso em I Corintios 2:1 a 4.
Sétimo: O modo como um pregador aborda dinheiro e riquezas e vida boa, determina seu caráter. Isso é muito importante para nossos dias. A abordagem do dinheiro nas Escrituras seguem o fim justo da ajuda mutua, o repartir com quem não tem (Veja I Timoteo 6:17 a 21) Atente para quem constrói impérios pessoais e visa o lucro exorbitante as custas da religião. Isso não é evangelho.  Atente para a vida dos apóstolos de Cristo, como era o estilo de vidas deles, e o próprio Cristo. Os ministros de Cristo possuem o mesmo espírito de Cristo(Romanos 8:9) então o verdadeiro evangelho nunca promove benefícios financeiros e nem aborda a questão da fama, aplausos etc. Não há um palco e holofotes para um verdadeiro cristão aqui nessa vida, dos verdadeiros cristãos, o mundo nunca será digno. Cristo não nos chama para viver um show, ele nos chama para carregar uma cruz. Não há um palco, há um calvário e um Céu. O cristão é chamado  ser luz para revelar as más obras dos ímpios, ainda que esses sejam ímpios cristianizados. Você nunca ouvirá os falsos profetas contemporâneos  pregando contra a ganância, avareza e proclamando que  nunca devemos ajuntar tesouros nesse mundo, e de que devemos viver de forma humilde. (Leia  Mateus 6:19 e 20, Lucas 12:15 Colossenses 3:15 Proverbios 21:13 Habacuque 2:9 e Eclesiates 5:13)
Oitavo: A questão das mensagens pronunciadas também revela o caráter de um pregador. Observe com que freqüência temas como arrependimento de pecados, inferno, punição, juízo final e outros temas dessa natureza teológica são mencionados. Observe se há uma anunciação de temas cuja a causa maior seja o temor a Deus e a sua majestade, se não há uma forte ênfase ao céu e ao inferno, se não há também uma ênfase sobre o desprendimento da vida materialista. Se um pregador só faz abordagens de temas suaves e de benefícios pessoais seus e do ouvinte, se trata de questões materiais com muita ênfase e não toca em assuntos espirituais, então, te aconselho: fuja de tal pregador. Todo o Novo Testamento dá uma abordagem clara de que não devemos ser materialistas, e também faz serias advertências sobre a questão do destino eterno dos ímpios e falsos cristãos. Quando um pregador não trata com tenacidade a questão de pecado e a santidade de Deus, algo está seriamente errado. Uma leitura cuidadosa do Novo Testamento, capacita qualquer um a ver a discrepância que existe entre os temas abordados em suas paginas com as pregações modernas. A maioria das mensagens contemporâneas é puramente subjetiva e distante da revelação do Novo Testamento. É importante salientar, falsos pregadores produzirão falsos convertidos e falsos convertidos financiam falsos evangelhos. Todos perecerão, por serem anátemas aos olhos de Deus. (Veja Hebreus 4:12 com Galatas 1:6 a 8)
Nono: Um falso profeta ou um falso pregador, não denuncia com freqüência outros enganadores, quando o assunto é a apologética. Podem brigar por questão de reputação pessoal, dinheiro e espaço midiático, mas não por questões doutrinarias. Quando você encontrar alguém que classifica todos pregadores midiáticos como profetas divinos, você está lidando com alguém vitima de uma grande decepção dos últimos dias. Quando alguém acha que toda essa confusão que vimos em nossa nação, é  um “mover do Espirito Santo” você esta lidando com alguém sem nenhum discernimento espiritual. Quando alguém pensa que tudo o que possui algum brilho espiritual tem origem celestial, então ai temos alguém sem discernimento.  Falsos pregadores não tem o cuidado devido com questões apologéticas, porque esse não é seu interesse. Aliás, nunca está interessado no destino eterno das pessoas, está interessado em si mesmo e nos benefícios pessoais. Basta um pouco de bom senso para perceber que Cristo denunciou com tenacidade, o erro doutrinário e os falsos religiosos, advertiu sobre os falsos profetas e Paulo escreveu com freqüência para corrigir e denunciar heresias(Leia: Oseias 14:9)
Décimo: Falsos pregadores e falsos profetas amenizam a seriedade do pecado (Veja Jeremias 23:17) eles não tratam desse assunto. A abordagem que fazem sobre os temas mais profundos das Escrituras é completamente superficial.  A cruz, a redenção, a natureza do pecado e a condenação eterna são temas abordados de forma supérflua e omissa. Pois isso não torna ninguém religiosamente popular. Porem, onde isso não é abordado com freqüência, com temor e seriedade, o evangelho completo não está sendo nem anunciado e muito menos defendido.(Leia Judas 1:4)
Décimo primeiro: Onde o estudo da bíblia de forma expositiva, sistemática com uma abordagem integral de todos os assuntos não faz parte do programa espiritual da comunidade, ali teremos pessoas que serão fortes candidatos ao engano espiritual dos últimos dias. A sã doutrina é o alimento solido que firma o cristão no caminho da verdade (Veja Hebreus 5:13 e 14) O diabo não está preocupado com cristãos que não desejam uma compreensão profunda das Escrituras. Sua vantagem é exatamente trabalhar com quem tem um entendimento superficial, pois um religioso enganado está debaixo de um jugo mai difícil de se livrar do que um incrédulo. Aquele que está sendo enganado por um falso evangelho, não está disposto a admitir que está errado, justamente porque ele está ancorado em experiências promovidas por espíritos enganadores. Ele se alicerça na crendice de que tendo boas e agradáveis experiências ou sendo testemunha de coisas extraordinárias, então isso é uma prova irrefutável de que a sua fé é verdadeira. Eis porque satanás investe tanto em experiências. Pode ser incrível! Mas o fogo estranho é mais aceitável hoje em dia do que a água refrescante da palavra, Jesus nunca disse: venha a mim e se inflame ele disse:  “Quem tem sede venha a mim e beba” (João 7:37)

Décimo segundo: Nunca seja traído por seus sentimentos comuns. Cuidado com as personagens carismáticas. Tenha cuidado com os que se acham “superespírituais”, tome cuidado com as aparências. Satanás usa o belo e o atraente para iludir. Quando Jesus foi levado ao monte da tentação, Satanás não mostrou a ele o lago de fogo, mas os reinos desse mundo e a glória deles, algo atraente e não obscuro (Mateus 4:8). Quando observou que Cristo estava com fome, sugeriu que as pedras se transformassem em pães, não em perolas, porque a necessidade do momento era a fome.
Sinais e maravilhas hoje em dia, é um campo minado. A bíblia, está sendo negligenciada, não somente nos púlpitos, mas também na vida pessoal. São poucos os cristãos envolvidos num estudo amplo e profundo da palavra de Deus, e quanto mais fraco for o conhecimento verdadeiro das Escrituras, mais frágil será o discernimento espiritual de tal pessoa. A palavra de Deus é viva e Eficaz (Hebreus 4:12) porem seu efeito de eficácia só é real quando lemos, conhecemos, interpretamos corretamente e aplicamos em todas as áreas da nossa vida( II Timóteo 3:16 e 17)


Autor: Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content