A palavra apostasia ocorre apenas duas vezes no Novo Testamento (Atos 21:21 e II Tessalonicenses 2:3) no grego ἀποστασία, significa deserção, revolta e também abandono da fé. É um sinal escatológico, está associada a vinda de Cristo. A palavra também pode significar ”afastamento das coisas verdadeiras”. De um modo geral é qualquer movimento individual ou não, que se afasta da ortodoxia e das coisas verdadeiras concernentes a ela. Paulo foi acusado de afastar (no grego : apostasia) as pessoas da lei de Moisés (Atos 21:21) portanto a palavra tem um sentido claro de um afastamento de uma fé estabelecida e confirmada. No novo Testamento está intimamente associado ao abandono de Cristo, a sua divindade, a sua obra consumada e perfeita, á seus ensinos e a sua própria Pessoa. Porque? Porque Cristo declarou ser a verdade (João 14:6) no grego alatheia, que significa a essência da verdadeira realidade. Um afastamento de Cristo, no revelado nas escrituras, é uma verdadeira apostasia. O gnosticismo do primeiro século é uma forma de apostasia (I João 4:1 a 6) O teste dos espíritos era centrado na natureza e obra de Cristo, e isso revelava a apostasia do gnosticismo. De uma forma geral, a apostasia deve ser entendida em nossos dias como uma negação da verdadeira fé em Cristo e a sua obra consumada na cruz, bem como a natureza divina e soberana da sua pessoa, por exemplo, a negação da natureza hipostática e sua participação na criação e na manutenção dela (João 1:1 e Hebreus 1:3). Tirar Cristo do centro da igreja é apostasia, perverter a natureza da fé em Cristo e apostasia, (A fé em nossos dias não é mais vista como uma confiança incondicional, mas como uma força mágica ou como otimismo) afastar-se de seus ensinos é apostasia (Não juntar tesouros nesse mundo, negar-se a si mesmo, negar a vida na alma, contentar-se com o necessário, viver de forma humilde são conceitos antiquados em nossos dias). Como Cristo é o centro onde tudo está convergindo, (Efésios 1:10) sair fora do desse foco é apostatar-se, sair fora do propósito de Deus em Cristo é apostatar-se. Uma das marcas mais notáveis da apostasia é o desterro da verdade por causa da conveniência, a diminuição da gravidade do pecado que causou o juízo da cruz, a redução da doutrina da pecaminosidade do homem, a exaltação do sentimento humano e dos benefícios pessoais e o desprezo a uma vida santa e crucificada. Quando Cristo deixa de ser o centro e o homem torna-se o centro, a apostasia já é visível. (Clavio J. Jacinto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário