sexta-feira, 15 de abril de 2016

A Frieza Espiritual e O fervor no Espirito



"Assim porque és morno..."(Apocalipse)

A Igreja começou na força de um vento veemente e impetuoso e com línguas de fogo. O nível de um cristão normal, assim como também de um a igreja normal é o fervor espiritual. Quando isso termina, quando diminui o fervor piedoso, isso é sinal de decadência e apostasia. Jesus identifica o calor espiritual de Laodiceia: Mornidão. A sequencia de uma diminuição da fé e da espiritualidade, ao invés de um progresso, é um mal que assola a todos. Há sempre um processo de decadência, parece ser o curso das coisas naturais. Na natureza, vimos como a  entropia desgasta todas as coisas. Um recipiente com água fervendo, só permanece nesse estado se o fogo continuar aceso. De outra forma, a água esfria. Na dinâmica espiritual, as coisas também funcionam assim. Para que a igreja manter um fervor, é necessário não abandonar os princípios que fazem esse fervor ficar ativo. De outra forma, a decadência virá. Creio que hoje precisamos mais de Cristo e menos do mundo. Precisamos orar mais e cantar menos. Precisamos mais da presença de Deus e menos da presença de artistas religiosos, precisamos mais do mover do Espirito e menos do mover da carne. Precisamos de mais sermões expositivos e não de psicologia, precisamos falar contra o pecado e não promover a auto-estima. As mudanças precisam vir. A bíblia testifica o conceito que o próprio Senhor tem a respeito da sua própria palavra, ela é como um fogo (Jeremias 23:29). Não é de admirar que quando Pedro prega a palavra que é fogo, o Espirito Santo seja derramado sobre os ouvintes (Atos 10:44). Quanto mais eu tenho me alimentado das escrituras, mas vejo esse fogo dentro do meu coração. A palavra de Deus como um fogo que ilumina minhas falhas e defeitos, a palavra de Deus que santifica e me conduz pelas veredas da justiça, é nessa condição que o fervor espiritual sobe, e a mornidão não pode prevalecer sobre nós. Cristãos fervorosos, onde você encontra eles? carnais podem ser encontrados em qualquer lugar. Fervorosos são raros, porque a vida no fogo do Espirito Santo requer disciplina, abnegação, santificação, obediência, consagração, e pregar sobre isso hoje está fora da moda, imagine então praticar essas coisas!
A vontade de Deus é "sede fervorosos no Espirito" (Romanos 12:11) esse é o padrão, essa é a vontade de Deus, em outra parte Jesus no entanto diz "Nem todo aquele que diz Senhor Senhor, entra no reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus"(Mateus 7:21)

A igreja de Laodiceia era uma igreja morna, em processo de esfriamento. Quando a igreja tenta misturar vida cristã com vida mundana, o processo de decadência vem. tenta-se manter o fervor por atos mecânicos, inventos e inovações. Mas mesmo com o uso de técnicas humanas, para tentar reavivar a igreja e manter os padrões, não dá certo. Inflamar o fogo das emoções não é o mesmo que ser cheio do Espirito Santo. Embora muitos cegos espirituais não saibam fazer essa distinção, é fato que fazer uso de uma boa retorica, mesmo com um poder de persuasão não é o mesmo que unção. Cegos não distinguem isso. Emocionar uma pessoa com palavras suaves, não é unção do Espirito Santo. A imitação não tem o mesmo valor que a verdade, escudos de bronze não são iguais a escudos de ouro.
Hoje vivemos na frieza, há um frio que imita o fogo, isso parece loucura, mas é verdade. Como pode ser isso? Todo fogo estranho, é um fogo sem poder santificador. O movimento evangélico moderno, alimenta um avivamento que não santifica e não transforma vidas, Aliás um avivamento em que não se denuncia pecados, não chama pessoas ao arrependimento e não produz verdadeiros convertidos, não é avivamento genuíno, é imitação barata.  É um mito, uma heresia que se perpetua por a ou até seculos, a fabula de que uma pessoa pode tornar-se cristã sem se arrepender dos seus pecados e se converter. Sem novo nascimento não há salvação! As águas estagnadas da religião evangélica estão frias. O barulho ensurdecedor, são como as vacas que Saul poupou para fazer supostos sacrifícios a Deus, mas no cerne da questão estava a verdade de que os fins não justificam os meios. Saul podia ter bons motivos, mas isso não vai justificar a sua metodologia de sacrifício ao Senhor. A obediência aos princípios que regem a adoração, é que vão determinar se algo é ou não correto.
Uma igreja morna, tende a se esfriar. Ainda que se faça muitos programas religiosos, ainda que se introduza muitas técnicas, ainda que se use métodos humanos. Se o Espirito Santo não está presente para abençoar, nada de verdadeiro pode acontecer. Mesmo que o louvor seja barulhento e cantado ao som de vozes profissionais. Mesmo com teatros que emocionam, mesmo que sejam contadas do púlpito, fabulas e histórias que emocionam, mesmo que se fale sobre o "potencial humano" ou explore as dores psicológicas dos outros, usando promessas de alivio através de processos meramente humanos. Tudo isso não faz a igreja ferver no Espirito Santo. Os métodos humanos conduzem a igreja para a era glacial da religião morta.
 Que o Senhor nos ajude, abra os nossos olhos, porque a frieza só vai embora quando o fogo chega. As trevas se dissipam quando as escrituras tornam-se a nossa lampada(Salmos 119:105)


Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content