terça-feira, 26 de abril de 2016

A TRIPLICE BATALHA DO CRISTÃO



Em Judas 3 somos convocados para batalharmos pela fé que uma vez foi dada aos santos. A vida cristã é um campo de batalha, até a consumação da nossa vida aqui neste mundo. As escrituras ampliam essa batalha, embora Judas 3 seja uma convocação apologética, o cristão está envolvido em três campos de batalha: A carne, o Diabo e seus demônios e o mundo. Judas ao escrever sobre a necessidade de batalharmos pela fé que uma vez foi dada aos santos, entendeu a extensão dessa guerra, e a importância da vitória do cristão nesses três campos. Vimos através da lente das escrituras, que mesmo vista de um ponto de vista apologético, os três campos de batalha envolvem também a  apologética, visto que:

1- Nossa mente quando dominada pela natureza carnal produz falsas visões e delírios, e produz heresias e falsas doutrinas.

2-O mundo com sua falsa sabedoria produz falsas religiões e também heresias de destruição.

3-Satanás usa seus demônios para promover falsas doutrinas espúrias e enganadoras para enganar os homens ignorantes sem discernimento


A tríplice batalha e suas áreas distintas na vida cristã

1-A nossa natureza carnal e egoísta. Paulo Declara em Gálatas 2:20 que ele estava crucificado com Cristo, não mais era ele que vivia, mas Cristo estava vivendo nele. Jesus falou sobre o negar-se a si mesmo e carregar a cruz. A função da cruz é matar o nosso ego. Ao sacrificar a nossa natureza carnal, desativando ela com a mortificação, iremos desemprega-la e reduzi-la ao domínio do Espirito Santo que habita no nosso espirito. A carne ou a natureza pecaminosa não é extirpada da vida do cristão, quando ele passa pelo processo da regeneração. Deus começa a sua obra em nosso espirito. Geralmente a carne e a sua força esta ligada a nossa psique (ou alma). Quando a natureza carnal é crucificada a batalha contra as concupiscências e paixões carnais ficam menos intensas. Um teste supremo para saber se realmente a batalha contra a carne está sendo vencido e ela perde a sua força em nós, pode ser vista pelo amor que temos pela lei de Deus. A carne odeia a lei, não quer ser submissa aos mandamentos de Cristo, nem aos preceitos bíblicos. Quando você ama a lei e medita de dia e de noite, quando acha e experimenta a suavidade do jugo de Cristo, que de outra forma jamais poderia ser suave, pois a carne pecaminosa por si mesma já é um fardo que o homem regenerado carrega, e faz a vida espiritual ficar branda somente quando ela, a natureza carnal, fica inerte na mortificação. A função da cruz, é eliminar o poder dessa natureza pecaminosa, por isso ela segue uma regra básica. precisamos negar-se a si mesmo, e depois tomar a cruz, ou seja a mortificação.
 Outro meio de verificar o grau da nossa mortificação, vem através da nossa humildade e a modéstia. O cristão que mortifica a sua natureza carnal, está colocando a vontade de Deus acima da sua vontade, e ama a santidade acima de seus caprichos e opiniões. As características da natureza carnal podem ser vistas nas obras da carne, registradas por Paulo em Gálatas 6. Quando menos traços dessas obras da carne existirem em nós, isso significa que a batalha contra a natureza carnal está sendo vencida.

2-O mundo. É o sistema caído, influenciado pelo maligno e de predominância adâmica. Nesse sistema a rebelião é uma marca distinta. O mundo é rebelde, está trevas, é chamado de geração perversa e corrompida, jaz no maligno, mas os homens caídos se associam ao deus desse seculo e pervertem as coisas sagradas. O mundo é completamente anticristão. Oposto a santidade de Deus, é na verdade um mundo antiDeus. Afronta com seus costumes e filosofias, ao Deus santo. Não se submete a vontade de Deus. O mundo quer viver nas volúpias do pecado, espiritualmente as almas pecadores se banham em um mar imenso de lascívia, vícios e rebelião. A batalha de cada cristão é viver nesse mundo sem ser contaminado por ele. As escrituras advertem que não devemos amar o mundo, nem o que há no mundo.(I João 2:15 a 17) Não devemos adaptar-se a ele, mas confronta-lo. e por causa desse confronto, devemos exercitar a nossa fé santíssima, para vence-lo.(I João 5:4)

3- Satanás e seus demônios e espíritos imundos. A guerra nessa esfera é a mais complexa, por tratar-se de uma classe de inimigos, cuja esfera de atuação é na maioria das vezes invisível, requerendo muito discernimento, para que se tenha um bom combate. no entanto, jamais devemos ignorar os os ardis satânicos. A existência do diabo é um fato, a bíblia dá  muitos exemplos claros da realidade de sua existência. Como vencemos essa batalha? acaso ela não se tornaria acirrada nos últimos dias? Paulo adverte que nos últimos dias alguns se apostatariam da fé por dar ouvido a doutrina de demônios. Talvez passamos muitas vezes por passagens bíblicas que falam sobre isso (Veja I Timóteo 4:1) Em Mateus 4, na tentação Cristo usou a Palavra de Deus para combater o inimigo, os apóstolos foram comissionados a expulsarem os demônios pelo nome de Jesus Cristo. Em Apocalipse 12:11 a vitoria dos santos contra hostes malignas foi conquistada através do sangue do cordeiro e pela palavra do testemunho.  Hoje essa batalha está mais acirrada, intensa e jamais podemos ceder as tentações e ataques do inimigo.


Como essa batalha tríplice é uma realidade devemos manter uma vida de comunhão intensa com Deus, estudar com dedicação as escrituras e viver uma vida consagrada, e em estado de vigilancia espiritual durante todo a nossa peregrinação por essa vida.


PARTE II



"A oração é uma arma poderosa num conflito terrível. Nossas orações devem representar um esforço sincero e contínuo de luta. A luta contra tudo aquilo que não for a vontade de Deus" (P. Forsyth)

"Não podemos conhecer Deus em plenitude, se o mundo nos influencia mais do que as escrituras" (Paul Walsher)

"Não há terreno neutro no universo, cada metro quadrado e cada fração de segundo é reinvidicado por Cristo ou por satanás" (C. S. Lewis)
-----------------------------------------------------------------

Autor: Pr Clávio J. Jacinto
Paulo Lopes SC
claviojj@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content