segunda-feira, 4 de abril de 2016

O Caminho do Verdadeiro Poder Espiritual

                                           




E, tendo orado, moveu-se o lugar em que e estavam reunidos, e todos foram cheios do Espirito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus" Atos 4:31



Esse foi o tema dos meus últimos dois sermões, trata-se de uma passagem admirável, porque aprendemos os princípios para uma vida cristã vitoriosa. O versículo está em uma ordem simples. como podemos perceber :"E, tendo orado."
Não há duvida que de a oração deve ser uma prioridade na vida devocional, quer da igreja, em uma ordem comunitária, como individualmente, em cada crente em particular. Os grandes avivamentos, todas as vezes que a igreja experimentou um mover de Deus, teve como condição preliminar, a oração. Todos os grandes pregadores, todos os teólogos, todos os grandes avivalistas, foram homens de oração. Não há exceções, todos foram homens de oração e cheios do Espirito Santo.


Não há verdadeiro mover de Deus, sem antes existir uma vida intensa de oração, Atos 4:31 coloca o mover, depois da oração, e não antes. Supostamente há muitos movimentos ditos espirituais que não procedem de Deus, são movimentos religiosos que arrastam multidões, mas não há a oração, não são avivamentos legítimos, porque não há uma vida intensa de oração, movimentos evangélicos modernos, se reúnem, não para orar e clamar, com humilhação e quebrantamento, mas para promover movimentos carnais, louvores tipo "Show gospel" ou a simples pregação enfática sobre um "Deus utilitarista" distribuindo curas e milagres para um povo ansioso por receber a libertação de seus males para continuar no ritmo de uma vida secular. Isso não é mover de Deus, porque não há vida de oração com gemidos intensos e lagrimas constantes. São movimentos religiosos, você irá encontrar de fato um mover, mas puramente emocional, religioso, psicológico e carnal. Não estou afirmando que sejam todos, mas com certeza, a maioria dos movimentos evangélicos modernos, não preenchem os requisitos básicos, para experimentarem um verdadeiro avivamento ou um mover poderoso do Espirito Santo. E esse requisito principal é "E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" (II Cronicas 7:14) Não há outro meio.


Há uma passagem interessante em João 11:39 a 44, ali Cristo está diante da tumba de Lazaro, veja bem, há uma ordem que Cristo dá, para que tirem a pedra. A remoção da pedra é um ato puramente humano, é a obra, o mover segundo a força do homem. Não foi isso que fez Lazaro ressuscitar. O que fez com que o milagre da ressurreição acontecesse foi Cristo ter Orado e ordenado. O mover de Deus não veio por forças humanas. A simples remoção de uma pedra pode produzir muito barulho, mas não é a ação do Espirito Santo. Você pode ouvir muito barulho, louvores, glossolalia, pode ouvir muitos choros emotivos, palmas, pulos, danças, movimentos frenéticos, risos descontrolados e até supostos milagres, mas isso pode ser um simples mover de pedra, nada mais. Não há oração não existe verdadeiro milagre. O que faz com que haja o mover sobrenatural, é a oração, muita oração.

As escrituras ensinam que desde o principio, o Espirito de Deus se movia sobre as aguas (Genesis 1:2) Deus está em movimento constante, movimento que organiza, aperfeiçoa, movimento que enche e libera poder espiritual, movimento que cria e trasnforma, mas tudo isso ocorre dentro de uma esfera  regada de oração e consagração. Não tente de outra forma.  Nunca devemos tentar imitar, imitar a obra de Deus é falsificar a obra de Deus. Ha muitas falsificações hoje. A formula carnal é simples. Para fazer um "movimento religioso" organiza-se um evento com cantores gospel famosos e pregadores tambem famoso, que já entendam da arte de ludibriar e manipular multidões. Pronto, tá ai a receita para um avivamento isntataneo, haverá com certeza muito barulho, mas serão como pedras removidas, não será um movimento sobrenatural do Senhor, mas um movimento puramente humano, da alma do homem e não do Espirito Santo.

Em Ezequiel 37 vimos de forma simbolica como é o mover do Espirito Santo, é um mover que produz vida, Oração, movimento e enchimento, eis a sequencia de Atos 4:31. Hoje é raro cristãos realmente serem cheios do Espirito Santo. As igrejas modernas promovem muito entretenimento, e praticamente nenhuma consagração. Uma vida consagrada precisa expulsar toda forma de mundanimso do coração, e isso tem um custo alto, pois a cultura perversa promove com requintes de lavagem cerebral e manipulação psicologica, a vaidade e o orgulho. Olhe como a psicologia freudiana por exemplo, é tão querindinha entre os lideres cristãos modernos. Um homem para ser consagrado, precisa viver encharcado em lagrimas de oração, precisa então ser separado do mundo e das coisas imundas, como ensina as escrituras (Veja II Corintios 6:14 a 18)

Em Apocalipse 5:8 lemos que as orações dos santos são recolhidas em salvas de ouro no céu. Em Hebreus 10:19 a 23, Lemos que Cristo abriu um vivo caminho até a presença de Deus, e precisamos usar de ousadia para usufruir dos privilegios desse acesso consagrado. A oração move o mundo espiritual, estude a vida do profeta Daniel e descobrirás, que Daniel era um homem de oração e tambem um homem de experiencia com Deus. Não há outro meio, tentar provocar movimentos espirituais pela força da carne, é uma falsificação, usar metodos carnais e humanos, não fará com que cristãos sejam cheios do Espirito Santo. Precisamos orar de verdade, precisamos chorar, clamar, gemer, sentir as contrações como uma mulher que e stá em trabalho de parto, mas quem sente ou faz isso hoje? ao invés disso, inventam tecnicas e metodos para promover movimentos dentro das igrejas, teatros, musicas antropocentricas, entretenimentos, musica eletronica, bailes, shows, encenações ridiculas. Todo movimento espiritual que não é o fruto da ação e do poder do Espirito Santo é uma farsa! é um engano!

Em Atos dos apostolos 16, Paulo e Silas estão encerrados na prisão, pregar o evangelho com poder, os condiziu as masmorras. Estavam feridos, foram açõitados. O que eles faziam a meia noite? oravam e cantavam. Veja bem a ordem: oraram e depois cantaram. Há hoje um movimento de louvor entre evangélicos modernos. Anos atra´s participei de um culto em uma igreja dessas que encontramos aos montes por ai, e e então ouvi louvores e louvores, todo o ambiente era carregado de louvores, de forma exaustiva, musica e mais musica. Nada de oração, nenhuma oração, é muito fácil cantar, até os pássaros cantam, e não cantam heresias, com certeza. Difícil é orar, porque a oração é para cristãos ousados, fortes, combatentes, orar é um ato santo, custoso, difícil, é peleja, é quebrantamento da alma é disciplina para o corpo. É um meio muito difícil de levar a igreja para uma experienciar espiritual genuína, então a replica é produzida por sermões psico-emocionais, sermões de pensamento positivo e de auto-estima, louvores e cânticos, musicas comerciais feita na medida certa para acionar todos  os tipos de sentimentos bons, pronto!, está ai um avivamento, porém é falso. A vivamento é chorar e gemer e depois ser cheio do Espirito Santo para ter coragem de sofrer pela causa de Cristo. Primeiro Paulo e Silas oraram e depois cantaram, depois moveu-se os alicerces daquela prisão e depois o carcereiro foi salvo. Essa é a ordem, não de outro jeito! 

Hoje se promove tanta musica, mas pouca oração. A oração é um ato sagrado realizado por pessoas redimidas. Quer identificar um redimido? ele ora, tem vontade de orar, quer aprender a orar. Orar a oração verdadeira, não é um jogo de palavras na tentativa de fazer com que Deus se incline as nossas paixões e desejos. A verdadeira oração é fazer a vontade de Deus prevalecer sobra a nossa vontade. Se isso não ocorrer antes, não existirá verdadeira oração.

Que o Senhor nos conceda a graça de vivermos uma vida plena de oração, para sermos cheios do Espirito Santo, pois aquele mover do dia de Pentecostes, a descida do Consolador que vem com sinais de movimentos de um vento veemente e impetuoso, também nos dará o poder necessário para que estejamos preparados para um movimento tão poderoso quanto o dia de pentecostes: a Segunda vida de Cristo, pois nesse grandioso dia, os salvos que dormem ressuscitarão com corpos incorruptíveis e os vivos serão transformados, serão removidos os cristãos que oravam, que chegue esse grande dia,

Maranatha, vem senhor Jesus!

Pr Clavio J. Jacinto

O presente foi artigo foi organizado a partir de dois sermões pregados em uma Igreja em Biguaçu-SC e na nossa congregação em Paulo Lopes-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content