segunda-feira, 18 de abril de 2016

Como Adquirir Percepção Espiritual



Mateus 13:14 a 16

Em Mateus 13, Jesus ensina através de parábolas. Há verdades espirituais profundas por trás de historias simples, e todo a capitulo de 13 de Mateus revela essa verdade. Jesus explica sobre um problema universal, a falta de percepção espiritual. Quase que, como uma denuncia, Jesus cita um texto do profeta Isaías, e faz uma séria denuncia contra muitos ouvintes judeus: "Ouvindo, ouvireis mas não compreendereis".  simples fato de ouvir o evangelho ou as verdades espirituais contidas nas escrituras, significa que se terá uma compreensão clara das mesmas. Há algo mais profundo do que ouvir palavras, sermões e mensagens, é compreender com o coração. Sem duvida nenhuma, a revelação das coisas de Deus, tendem a trazer transformação para o homem. A experiencia da transformação começa quando o ouvinte não é enganado com a atitude falsa de guardar a palavra sem pratica-la ou aplica-la na sua vida. Em Tiago 1:21 e 22, temos uma advertência séria, não ser somente ouvinte, mas praticante. Também vimos em Efésios 1;18 que Paulo ora para que haja uma abertura no entendimento do ouvinte, pois a compreensão das coisas espirituais e a percepção da verdade mais profundas de Deus, ocorrem quando o Espirito Santo trabalha no coração daqueles que ouvem com prazer e amor, e não com má disposição. Jesus continua e diz " E vendo vereis e não percebereis" aqui está algo mais profundo. A percepção espiritual não é o simples enxergar de uma doutrina, mas a essência dela, a força qie transforma o nosso interior e faz com que tenhamos o impulso de andar de acordo coma  vontade de Deus. Jesus denuncia que ouviram de mal grado. Sem a disposição necessária para que a palavra possa entrar com poder transformador na vida interior. Quando não ouvimos com amor, atenção e disposição, já perdemos o meio legitimo, pelo qual  adquirimos percepção das realidades espirituais. Toda a compreensão verdadeira começa pelo coração, não somente o intelecto, mas lá no profundo, em nosso espirito, isso não é algo meramente superficial, porque o espirito do homem é que tem a comunhão mais intima com o Espirito de Deus (I Corintios 6:17). Não na alma. que é mais exteriorizada e sofre as influencias dos poderes da carne. A alma abrange mais o nosso psiquismo mas o espirito é nosso ser mais profundo e é a parte mais real do homem. porém com a queda, a alma e a carne predominaram, e o espirito ficou sufocada no intimo do ser. Muitas manifestações que vimos hoje na mistica moderna, nada mais é do que a expressão da alma que tem libertada a sua força, pela emoção ou por certos exercícios religiosos. Toda vida cristã deve ser permeabilizada pela sã doutrina. Só pode ter experiencias espirituais quem tem discernimento, quem compreende o que verdadeiro e o que é falso, quem tem percepção para saber o que é autentico e o que é imitação. Eu estou falando em questões de doutrinas ortodoxas. A experiencia que não conduz a sã doutrina, não é uma experiencia verdadeira.

Um coração insensivel não pode amar a Deus da maneira como deve ser amado, e não compreende as escrituras de modo a serem compreendidas na sua totalidade e na sua profundidade. O contexto cultura de Mateus 13 demostra que uma pessoa pode ter muita familiaridade com as escrituras, como os escribas e fariseus, sem contudo perceber a vida de Cristo e a salvação redentora que vem através da cruz. Assim como o Eunuco sentado em sua carruagem, le o profeta Isaías, mas precisa de Felipe , para lhe dar as explicações necessárias para que o véu das coisas espirituais se abram, e o intelecto receba uma luz intensa, para que as verdades desçam a té o espirito, e o coração tenha uma compreensão clara das  verdades divinas.

Um dos principais efeitos da carne é produzir uma crosta no coração, uma poeira de experiências falsas, enganos e opiniões, Com o tempo essa casca engrossa e endurece o coração, sendo a luz do evangelho não consegue penetrar lá dentro, a menos que um martelo esmiúce essa crosta. Só a palavra de Deus pregada com muita unção, através de homens consagrados e cheios de uma vida de temor a Deus e orações pode ter um poder espiritual proveniente do Espirito Santo que habita no seu espirito, só tais homens cheios do poder de Deus, podem dilacerar muitos corações endurecidos.

Veja que em Atos 16:14 Deus abriu o coração de Lidia, para que a pregação de Paulo surtisse um efeito espiritual eficaz nela. Aqui vimos que a verdade precisa ir no mais profundo do homem, e lá encontrar a terra mais fértil que existe no ser. Além de demostrar de forma clara que a conversão, a compreensão das coisas espirituais tem a ação direta do próprio Senhor, sendo que todo o conhecimento e métodos dos homens são inúteis se eles não estiverem consagrados a Cristo. É a ação do Espirito Santo entrar no coração do homem e conduzir as verdades iluminadas do evangelho, para o lugar mais intimo do nosso ser. Só quando esse lugar profundo, onde está o espirito do homem, recebe uma iluminação espiritual verdadeira, ele passa a ter percepção espiritual e discernimento. Então sua vida é transformada, a verdade torna-se ação constante, a comunhão com Deus torna-se mais real e verdadeira.

Toda nossa compreensão das coisas espirituais, seguem princípios e condições. Primeiro devemos estar preparados para ouvir com amor, devemos envolver o nosso coração com a sã doutrina, devemos consagrar a nossa vida ao Senhor, depois devemos sempre estar dispostos a praticar a verdade revelada no nosso espirito, e  então devemos deixar o Espirito Santo ter completo domínio de nosso espirito. Devo deixar claro, que o espirito Santo não rouba a personalidade de ninguém. O simples domínio do Espirito Santo em nós não causa cegueira espiritual, pelo contrario produz discernimento. Ele não se apossa da nossa volição, nos orienta e fornece as condições necessárias para que sejamos santos sem deixar de sermos nós mesmos.

Pr Clavio J. Jacinto











/











































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content