segunda-feira, 6 de junho de 2016

A Paciencia: O Labor da Alma Consagrada

                  Paciência: O Labor da Alma Consagrada
                                                                CLAVIO J. JACINTO



Esperar com paciência no Senhor, eis um grande segredo para que venhamos alcançar grandes vitórias e grandes bençãos! (Salmos 40:1). O labor da paciência não é algo de muita facilidade. grandes homens falharam nessa labuta. Abraão por exemplo, gerou Ismael por causa da falta de paciência. É logico que Ismael poderia nascer, desde que fosse de outra maneira, dentro de outro contexto. Mas o imediatismo nos leva a tomar decisões precipitadas. Essa é a verdade: para que um homem tenha paciência ele precisa ter antes uma vida muito disciplinada. Porque nossa tendencia sempre é o aqui e o agora. Somos seres imediatistas, podemos ver essa tendencia em qualquer lugar. Ninguem quer esperar. Quem não sabe esperar produz outro mal chamado ansiedade, ou seja, a falta de paciência não produz bons frutos, mas agrava sempre a situação em que estamos inseridos. Jesus certa vez ensinou: "Na vossa paciência possui as vossas almas" (Lucas 21:19). A consolação das escrituras nos insere no fato de que precisamos aprender a termos paciência.  Tiago ao apontar para as virtudes magmas de uma alma consagrada descreve a fé a paciência e o amor. (Tiago 2:23). Por isso nossa fé deve estar fortalecida em uma esperança que se alonga de acordo com as circunstancias. Sem paciência, achamos a ruína e não a perfeição.
Nossa época é miseravelmente imediatista. Nosso mundo é construído sob artifícios mágicos. Queremos viver na velocidade da luz, e assim queremos que tudo aconteça nessa velocidade. Mas o trabalhar de Deus é diferente. O tempo do cristão é outro tempo, jamais podemos nos conformar com esse século, e a ideologia desse século é viver rápido, para isso então se inventam maquinas e se aperfeiçoam tecnologias que nos conduz para esse mundo relâmpago, onde tudo passa numa brevidade excepcional. Não há espaço para muita espera no mundo moderno. Assim como a tendencia do mundo moderno é amplamente hedonista, ao cristão serve apenas o que Paulo fala sobre isso. Ele explica que a tribulação produz paciência. (Romanos 5:3).
A espera no Senhor é um labor abençoado. Reajustamos a nossa vida para um centro: Cristo. Nós devemos abandonar o conceito humanista de viver o máximo para nós mesmos, e cultivar o habito santíssimo de viver extremamente e exclusivamente para Cristo. Isso é radicalmente oposto aos valores e aos conceitos do mundo. Pelo menos duas vezes é repetida a frase "A paciência e fé dos santos"no ultimo livro da bíblia (Apocalipse 13:10 e 14:12). A benção de uma vida paciente, é a benção de desfrutar das promessas de Deus no tempo correto e nas condições precisas. Deus nunca erra nas suas decisões e no tratamento da vida daqueles que se entregam incondicionalmente a sua providencia. Isso é fato. A realização da vontade de Deus na vida de seus filhos é o ato consumado mais abençoado que pode existir. Mesmo que não entendamos o contexto da situação. Por isso, a paciência se estende além da resposta de Deus,ela também precisa ser aplicada sobre a resposta que Deus dá. Esse é um assunto de extrema importância para nossos dias. Nós muitas vezes aplicamos a nossa impaciência como um confronto a vontade de Deus. Quem ganha esse conflito? claro que é o Senhor! nós saímos feridos por nossa incapacidade de esperar e em seguida confrontamos o Senhor com nossa incredulidade e nossas duvidas.  Aliás a impaciência nos leva para caminhos não permitidos pelo Senhor, e acabamos tomando decisões fora da vontade de Deus.
 Devemos reajustar nossa vida de fé e cultivar a paciência e entregar-se completamente aos cuidados de Deus. Não importa se tudo parece desabar a nossa volta. Ele é soberano e tem o controle de todas as coisas, inclusive da nossa vida e da nossa história, se é que realmente fizemos uma entrega incondicional a Ele.

Pr Clavio J, Jacinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content