quinta-feira, 2 de junho de 2016

A Parábola das Duas Igrejas

A PARÁBOLA DAS DUAS IGREJAS
Pr C. J. Jacinto




Duas igrejas caminham juntas na sociedade hoje, e elas estão no mundo, uma é peregrina e outra terrenal. Uma é celestial e a outra é mundana. Há três inimigos que confrontam essas duas igrejas. Esses inimigos são cambistas espirituais, esses cambistas possuem uma mesa com suas ofertas, os três inimigos são: O mundo a carne e o diabo.

A carne, é o inimigo mais próximo, sua mesa é farta, sua oferta tentadora, ela chama a igreja fraca, não santificada, a igreja profana e oferece seus produtos, uma mesa farta cheia de vaidades, concupiscências, vícios, entretenimento, invejas, preguiça adultério, fornicação e então argumenta que não precisamos de tanta oração, jejuns e sacrifícios, consagrações, não precisamos de estudos bíblicos nem de sã doutrina nada disso importa. O que vale é a religião do prazer, o conforto, o show e a satisfação pessoal. A igreja profana aceita esse negocio com a carne, e então pega todos os seus produtos e incorpora em suas atividades. A carne então chama a igreja santa e cheia de orações e temor a Deus, a igreja alicerçada em bons estudos bíblicos, então oferece a sua mesa farta. A propaganda soa de forma requintada, os produtos como vaidade, luxuria, egoismo, invejas, são brilhantes e bem atrativos. Mas a igreja cheia do Espirito Santo, ela tem o Espirito de Cristo, e derruba a mesa e mata o cambista: a carne...

O mundo entra em cena, sua mesa é muito grande, seus atrativos são inúmeros, e muito bem elaborados para satisfazer seus fregueses. então ele expõe seus produtos: a moda sensual, seu carro chefe, argumenta o mundo, que é desnecessário que os cristãos se portem com pudor e decência, que suas vestimentas sejam diferentes do mundo. pois andando de tal forma com pudor e decência, o mundo rirá e zombará dos cristãos.  O mundo também promove um produto inovador, revestido dum finíssimo verniz, e esse é o relativismo moral, não há absolutos, o que era errado no passado não é mais agora, pois a bíblia tornou-se um livro obsoleto cujo ensinos vão contra a nova moralidade. Assim o mundo oferece um novo estilo inovador de se vestir, promotor de confusão, o eixo onde movimenta-se a maquina do sistema babilônico, diz o mundo que os homens devem ser como hermafroditas, que as características que distingam o feminino do masculino desapareçam através de direitos civis, roupas e comportamentos sociais. O mundo ainda apresenta a fama, o sucesso, o luxo, a diversão, e diz que tudo isso ajudará no crescimento da igreja, pois que um culto tradicional é uma forma muito arcaica de reunião espiritual. A mesa que o mundo apresenta com seus produtos para negociar com a igreja profana é muito variada e muito atraente, novas filosofias, o humanismo secular, o mundo explica que a musica deve ser focada no sucesso e não na adoração, no homem e não em Deus. Além disso, o mundo disse que a igreja que quer se separar do mundo é uma opositora da irmandade do mundo, e é causadora de divisões da fraternidade mundial. Tudo isso foi oferecido para a igreja não peregrina, a igreja sem poder e sem temor, a igreja mundana aceita toda mercadoria e fecha negocio com o mundo.

O mundo fica fascinado com a facilidade de negociar com a igreja profana e então corre até a igreja santificada, sem macula e sem ruga, lavada pela palavra, e oferece todos os seus artigos postos sobre aquela mesa, e diz para a igreja santa e tenta convencer a noiva do cordeiro de que é um erro grave que seus membros portem-se como fanáticos, que um comportamento com pudor e decência é uma afronta ao mundo, que a vida de adoração a moda antiga é um insulto para os valores modernos do mundo e seus doutores inteligentes. O mundo ainda insiste e diz que a igreja não deve viver divorciada do materialismo, pois o mundo tem tantas coisas boas, que deviam se sentir em casa, e parar de incomodar os cidadãos mundanos de se converterem, pois essa tal de conversão é um sistema muito antigo e retrogrado, próprio para mentalidades medievais, assim como doutrinas como o inferno e o novo nascimento. ao invés disso deveriam pregar mais filosofia e auto-estima, pois que é melhor falar sobre assuntos egoístas do que sobre pecados. então a igreja santa e pura, na força do Espirito Santo estende a sua mão e bate na mesa e  derruba a mesa com todos os seus artigos de luxo, e expulsa o mundo da sua presença.

O ultimo inimigo, o diabo entra em ação, sua mesa está cheia de luzes coloridas, e uma sinfonia musical saía por tubos debaixo da mesa, os artigos na mesa do diabo estavam embrulhados com lindas embalagens, ali naqueles embrulhos estão seus mais caprichosos produtos, o orgulho, a murmuração, a rebelião estavam embrulhados em folhas de ouro. A psicologia secular era uma das mais brilhantes novidades, nesse pacote, o pecado era chamado de doença, vícios eram chamados de problemas psicológicas, o diabo dizia que chamar os pecados por seus nomes bíblicos é um insulto aos valores humanos. Sua coleção de enciclopédias era toda encadernada de ouro com letras de diamantes, nelas há todas as técnicas de persuasão, hipnotismo para angariar adeptos, sistemas de lavagem cerebral, pragmatismo e até maquiavelismo, ou seja os fins justificam os meios. Diz o diabo que pregadores não devem orar, nunca devem se consagrar, nunca devem se santificar, ele odeia tudo isso. Disse o diabo para igreja mundana, (que assistia passiva ao seu discurso de vendas) que uma igreja tem que crescer como uma empresa, e não com sistemas arcaicos como evangelismo pessoal com chamada ao arrependimento ou discipulado ensinando as doutrinas bíblicas. A minha arte da retorica, dizia ele é revolucionaria, o foco é o coração do homem, e é uma mensagem endossada no mais alto nível do conhecimento cientifico. e sempre direcionada naquilo que o homem gosta de ouvir, e não naquilo que o homem precisa ouvir. Tantos embrulhos e tantos produtos. O inimigo com orgulho apresentava tantas coisas a igreja vacilante. metafisica e poder da mente, a auto-estima, pois que o homem deve amar a si mesmo acima do que qualquer outra coisa. Um pacote de sinais e prodígios de mentiras estava no centro da mesa, um outro pacote vermelho dourado continha luzes borbulhantes sobrenaturais, para uso exclusivo em encenações religiosas. O diabo orgulhoso mostrava um cálice onde continha vinho toxico espiritual que dava doces experiencias de êxtases.  Tudo isso ele ofertava com toda dedicação á igreja mundana, que estava com os olhos cheios de desjos por ver tantas coisas bonitas. Além disso o diabo abriu uma cortina e um palco se abriu, e todos os reinos do mundo estavam diante da igreja mundano, o diabo então disse "Tudo será vosso, negociem comigo, conquistem tronos e reinos, impérios políticos e muito, muito dinheiro, fama, aplausos, então poderão construir muitas catedrais, seus lideres possuirão salários altos, seus membros ficarão ricos e vocês terão uma religião que tenha sinais e maravilhas e muito conforto e prosperidade"
A igreja mundana com o êxtase das maravilhas diante de seus olhos, fechou negocio com o diabo, este por sua vez, fascinado vai até a igreja santa e bíblica, a noiva de Cristo comprometida com a santidade e a sã doutrina e oferece todas essas coisas descritas acima, e a igreja do Senhor, na autoridade e no poder do Espirito Santo derruba a mesa, repreende o inimigo, reclama o poder do Sangue do Cordeiro, e o diabo foge...


Clavio Juvenal Jacinto

Essa parábola foi inspirada nos momentos de reflexão, para o preparo de um sermão, e pronunciada publicamente como parte da pregação num congresso de circulo de oração da Igreja Renovada Missionaria da  cidade de Colombo-PR no dia 28 de abril de 2016. Igreja na liderança do Pastor Ademir Augustin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content