terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O CASAMENTO DA HIPOCRISIA COM O LEGALISMO




 Jesus não era complacente com a hipocrisia, e também não era indulgente com o legalismo, Ele sabia que a vida espiritual autentica era o molde celeste para reconstruir o homem caído em consonância com as virtudes de seu Criador.(Romanos 8:29) Colhia espigas no sábado, curava e mandava os restaurados carregarem suas mobílias no santo dia, e não sentenciou a morte uma mulher que foi pega em um ato de adultério. Não se esqueçam que ele também disse: Não peque mais.(João 8:1 a 11)
 No capitulo 23 de Mateus Ele dá seu discurso mais pesado, a artilharia é divina e a batalha seria contra um das mais compactas fortalezas espirituais construídas, o resultado de amalgama entre hipocrisia e legalismo. Imagine! cada um desses problemas religiosos separados, já causam problemas demasiadamente terríveis, imaginem os filhos gerados desse casamento. A hipocrisia é a arte de disfarce sinistro. Tenho certeza, que quando se trata de religião, a hipocrisia é muito nefasta, porque é capaz de esconder requintes de monstruosidade por trás de uma mascara de santidade.(II Corintios 11:14) Portanto denigre o que existe de mais sagrado em um ser humano: a compreensão que ele precisa ter sobre o evangelho. Agora com relação ao legalismo, esse é o vicio de adorar os próprios méritos como de valor elevado em questões de redenção.(Romanos 3:23 com 3:4) O legalista tem uma confiança demasiada em si mesmo, e o diabo lhe ajuda muito, assim como o pai da mentira é capaz de se transformar em anjo de luz, também é capaz de adornar com um revestimento de ouro todos os méritos do homem, suas praticas, suas liturgias, tudo pode ser dourado, se proposito é reduzir o valor da obra da expiação, a perfeita e consumada obra de Cristo na cruz, o diabo ajuda muito, ele tem muito prazer em abrilhantar todos os méritos humanos para ofuscar o entendimento do pecador, o poder do Evangelho pela graça e pelo sangue de Cristo.(Galatas 1:8) Agora podemos imaginar a essência do farisaísmo, e a profundidade tenebrosa do que significa uma religião pseudo espiritual, uma refinada mascara de hipocrisia aliada a um sistema legalista, cuja enfase era em tradições que deveriam ser observadas sob o detalhe de não tomar água sem antes coar, para não correr o risco de não engolir um mosquito e tornar-se imundo.(Mateus 23:24)  Uma elite aos próprios olhos, era o conceito que os fariseus tinham de si mesmos. Os publicanos e pecadores eram castas inferiores, mas a elite hipócrita e legalista nutria um orgulho, por causa da maneira ultra conservadora de manter a religião sob mascaras sofisticas "as quais tem, na verdade alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntaria, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para satisfação da carne"(Colossenses 2:23). As refinadas observações estampadas num espiritualidade medíocre pode ser observada no fato de alguns judeus terem levado a mulher pega em adultério perante Cristo para ser apedrejada (João 8:1 a 11). Alguém consegue perceber essa atitude de duplicidade, na tentativa de observar a lei? ninguém observa a adulteração das Escrituras? os judeus disseram para Cristo que ela deve ser apedrejada (João 8:5), ora não diz levítico 20:10 que os dois (Homem e mulher que forem pegos no ato de adultério) deveriam ser apedrejados? onde está o homem? porque só trouxeram a mulher? que juízo parcial é esse? alem de torcer o texto, fazendo uma exegese parcial e conveniente, tiveram a coragem de ir até a Cristo para que Ele compactuasse com isso!  esse é o fruto da hipocrisia legalista, fazer malabarismos com o texto bíblico para consentir a aprovação naquilo que Deus nunca pode concordar. Olhe para a nossa volta como estão usando a bíblia com esse pretexto, de coar mosquito e engolir camelos.   A verdade é que o Senhor não suporta nem a hipocrisia e nem o legalismo. Ninguem pode ser justificado pelas obras da lei (Galatas 5:4 e Romanos 10:4) A obediência é sempre o fruto  de uma vida transformada pelo evangelho, porém a salvação e a justificação nunca vem pelos méritos do pecador, por mais sofisticadas que sejam essas obras, elas não possuem qualquer mérito redentor, as boas obras só podem servir como sinal, como evidencias que endossam uma vida regenerada (Efésios 2:10).
  Quando alguém com falsa piedade une a hipocrisia com o legalismo, as consequências dessa união são terríveis, porque causam grandes escândalos e ajudam os incrédulos e inimigos do evangelho a encontrarem argumentos de combate contra o cristianismo, pois não tendo o discernimento para separar joio de trigo, pensam os incrédulos que cada hipócrita é um verdadeiro cristão e cada legalista um seguidor do evangelho, quando na verdade são opositores do verdadeiro evangelho. Cristo combateu a falsa espiritualidade promovida pelos fariseus, fez duros discursos contra essa falsa espiritualidade (Veja Mateus 23:13 a 39) e nunca aprovou a hipocrisia e o legalismo.
A vida cristã autentica constitui-se em ser nova Criatura em Cristo (II Corintios 5:17) um novo homem criado em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24) o verdadeiro cristão nunca confia em seus próprios méritos, porque entende que a perfeita obra da redenção foi realizada por Cristo na cruz (Tito 3:5) nunca jamais olha para as próprias obras realizadas porque entende perfeitamente que elas não tem qualquer valor redentor (Efésios 2:8 e 9). 
 A vida de um verdadeiro Cristão é uma união da alma redimida com Cristo, (I João 3:2 Romanos 6:8 e 8:29 etc) "Como Ele é, somos nós também neste mundo"(I João 4:17) é uma vida real, sem mascaras, o conhecimento da verdade é o conhecimento libertador, é o conhecimento da realidade espiritual e não de disfarces e ilusões (João 8:32) É um conhecimento que traz o jugo suave (Mateus 11:28)  enquanto que o legalismo nos lança fardos pesadíssimos sobre a alma, para colocar todo o ser sob o controle e a manipulação da religião, com relação a fé cristã nos é dito "Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos, e os seus mandamentos não são pesados"(I João 5:20).  Todo o homem transformado pelo evangelho deseja viver a vida do evangelho, obedecer as normas do evangelho e deseja estar incondicionalmente sob a jurisdição soberana de Cristo, seu proposito prioritário é ser cheio do Espirito Santo para frutificar e glorificar a  Deus pela vida transformada (Efésios 5:11 e Gálatas 5:22)

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content