Talvez você já ouviu falar sobre
algum cristão, que sentiu uma presença sobrenatural do Espírito Santo e ficou “embriagado”. Já presenciei casos assim, bem como ouvi
falar sobre reuniões cristãs em que após uma oração, ou durante a ministração de
certos tipos de pregações, muitos recebiam a “presença” ou uma unção especial,
de modo que se comportavam como se estivessem bêbadas, se contorcendo, perdendo
o controle do corpo, desmaiando ou perdendo a sobriedade. O que as escrituras
falam sobre isso? Tem base bíblica tal fenômeno?
Em primeiro lugar, gostaria de
apresentar a passagem clássica que os defensores da embriagues espiritual usam
para justificar a experiência. Atos dos Apóstolos 2:13. Nessa passagem, os que
receberam o derramamento do Espírito Santo no dia de pentecostes, foram
acusados de estarem bêbados. Devemos prestar atenção ao texto, porque essa é
uma acusação sarcástica feita por oponentes do evangelho. Não porque estavam se contorcendo ou caindo no chão, ou
andando desorientados ou apresentando comportamentos bizarros, mas porque
estavam falando em línguas desconhecidas. Esse é o contexto. Donald Stamps,
comentando sobre o texto na Bíblia Pentecostal, explicou que era uma zombaria
sarcástica. Além disso Pedro explica que
não estavam embriagados, mas que recebiam uma promessa de Deus. O texto de Atos
apresenta uma descrição de comportamento, feito de forma sarcástica por um
oponente, e não é uma prescrição ou
ordem apostólica, sobre comportamentos.
Em segundo lugar, gostaria de
ressaltar que um dos ofícios do Espírito Santo, é transmitir ao cristão, a
plenitude de Deus em Cristo, para que possamos manifestar a natureza
santificada, porque sendo Deus santo, é isso que o Espírito Santo quer
transmitir ao nosso caráter: a santidade(Veja Efésios 3:16 a 19 com Romanos
8:29 e Colossenses 3:10) Por isso, nossa identidade cristã é sermos ungidos, e
não bêbados. (I João 2:20)
Em terceiro lugar. A embriaguez é
um pecado, Paulo adverte que os embriagados não entram no reino de Deus (I Coríntios
6:10) a embriagues está relacionada a ruína, destruição, vergonha, mundanismo,
vicio, deturpação, imundície etc. Como pode o Espírito Santo tomar uma pessoa,
para fazer com que ela tenha um comportamento dessa natureza? Poderia o Espírito
Santo, fazer com que uma pessoa tenha um comportamento condenado pelas escrituras?
Aqui estão questões que precisam ser consideradas. (Leia também Genesis 9)
Em quarto lugar, o Espírito Santo
tem o oficio de avivar a nossa consciência da nossa paternidade espiritual (Gálatas
4:6) De nos libertar do poder do pecado(Romanos 8:2) nos ajuda a orar(Romanos
8:26) nos capacita ao serviço de adoração (Filipenses 3:3) e nos dá consolo e
encorajamento (João 14:17) Capacita o cristão ao preparo para a luta (Efésios
6:17) Vivifica o nosso corpo mortal (Romanos 8:11) e revela a Cristo (João
15:26) etc. Como podemos ver, o Espírito Santo enche um cristão para que ele
tenha lucidez, fortalecimento, e se comporte como Cristo, e não como um mundano
viciado. É isso o que as escrituras ensinam. (Leia Lucas 12:45 e Lucas 21:34)
Em quinto lugar, o Senhor nos
chama a sobriedade, devemos ter lucidez, pois é pela sobriedade que temos a
capacidade de discernir as coisas. A sobriedade espiritual é o inverso da
embriagues espiritual. A sobriedade é ordenada por Deus (I Pedro 1:13) Paulo
nos admoesta a que sejamo sóbrios e vigilantes (I Tessalonicenses 5:6). A exortação clara das escrituras é que cada
cristão tenha sobriedade, essa é uma condição fundamental para a vida cristã, a
sobriedade (Leia I Pedro 1:13 e I Pedro 5:8, Tito 2:2) portanto ser cheio do Espírito
Santo, é ser mais sóbrio, é ser mais lúcido, é ter mais visão espiritual, é ter
mais vigor, mais controle emocional, é se comportar de maneira mais santa e irrepreensível.
Em sexto lugar, Paulo faz
diversas correções na igreja de Corinto, e falando sobre a manifestações de
dons concedidos pelo Espírito Santo, ele termina a questão afirmando que Deus
não é Deus de confusão (I Coríntios 14:33) Uma conduta confusa, é manifestação
de controle da carne num ambiente, e não do Espírito Santo. A missão do Espírito
Santo é por as coisas em ordem e não promover a desordem e a confusão (Genesis
1:1 Gálatas 5:22 e 23, Romanos 5:5 e I João 4:1 a 3)
Em sétimo lugar, a embriagues
espiritual nas escrituras está associada ao juízo divino, como vimos claramente
em Jeremias 51:39. Além de ter uma característica extremamente negativa em
Apocalipse 17, onde está registrada uma mulher profana embriagada com o sangue
dos santos. Essas associações negativas, (Embriagues e juízo divino)são muito
clara nas escrituras
Em oitavo lugar, mais uma vez no
antigo testamento, a embriaguez espiritual está associado ao juízo divino e tem
como conseqüência o sono espiritual profundo e a apostasia, como podemos ler
claramente em Isaias 29:9 e 10. (Veja também essas passagens Jeremias13:13 e
51:7 e Isaías 63:67)
Em nono lugar, Paulo no exorta a
nos enchermos do Espírito Santo, e não nos embriagarmos com vinho, onde há
dissolução (Efésios 5:18) Um enchimento que produz sobriedade, lucidez,
discernimento, como vimos no contexto de suas epístolas, (Tito 2:2 e 12, I Timóteo
3:2 e 11, I Tessalonicenses 5:6 e 5:8 etc.) porque só assim, estaremos aptos
para um estado de vigilância espiritual. Na medida que estudamos sistematicamente uma
vida cheia do Espírito Santo, seguindo a revelação do Novo Testamento, iremos
descobrir que esse enchimento serve para firmar a nossa vida espiritual e para
nos conceder sabedoria e inteligência espiritual, além de nos capacitar a
batalhar pela fé que uma vez por todas, foi dada aos santos.
Em décimo lugar, assim como o
movimento do “cair no espírito” a experiência da embriaguez espiritual parece
ter suas origens, na “benção de Toronto”
Paul Gowdy, citou que as pessoas se comportavam como bêbadas, quando recebiam a
unção, nas reuniões da Igreja de Toronto. Os mais conhecidos promotores dessa experiência
são Rodney Howard-Browne e o pastor assembleiano norte-americano John
Kilpatrick (Assembléia de Deus de Pensacola, na Flórida) Sobre esse ultimo,
lemos a seguinte descrição da experiência: “Um dos atuais centros desses
avivamentos, é a Assembléia de Deus em Pensacola, Flórida. John Kilpatrick é
seu pastor. Falando em um encontro do distrito das Assembléias de Deus da península
da Flórida em novembro de 1996 Kilpatrick declarou que estava tão “embriagado no
espírito” que corria em seu carro para se encontrar com seu pastor da mocidade
e que acabou se chocando com muitas latas de lixo que estavam no meio do fio da
estrada. Ele disse que sua esposa estava tão embriagada, que ela não podia nem
cozinhar. Ele estava tão profundamente embriagado em seu estupor que teve de ser
levado do serviço numa cadeira de rodas. Kilpatrick ainda declarou sobre essa experiência,
que sua nora teve que despir a sua esposa, e seu filho o despiu, e puseram
ambos na cama, ficaram Sem se mexer durante toda a noite...”(1) É fácil descobrir
que nas escrituras, não encontramos nenhuma experiência dessa natureza entre os
cristãos do Novo Testamento.
Uma palavra Final
A descrição mais próximo de Atos
2, sobre o tema do enchimento do Espírito Santo é Atos 4:31, e nessa passagem,
os cristãos foram cheios do Espírito Santo, para um propósito definido:
proclamar ao Evangelho, depois em Atos 6:3 e 14:52 novamente vimos a menção do
enchimento do Espírito Santo, e nenhuma parte vimos pessoas caindo embriagadas,
pelo contrario, o Consolador prometido, vem capacitar os cristãos ao trabalho,
a firmeza espiritual, ao discernimento e a vigilância. Paulo advertiu em varias passagens, que os últimos
tempos seriam caracterizados por uma
extrema apostasia (I Timóteo 4: 1 I Tessalonicenses 2:1 a 12 etc) é razoável concluirmos
que o Espírito Santo venha nos encher, para ficarmos vigilantes e sóbrios
nesses tempos de tantos enganos e enorme confusão.
DEUS ABENÇOE A TODOS
(1)
Veja o artigo completo em: http://discernimentobiblico.blogspot.com.br/2008/11/embriagado-no-esprito.html
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