Série a preexistência de Cristo
Parte I
Em Colossenses 1:15 Jesus é
chamado de primogênito de toda a criação e em 1:18 é chamado de primogênito dentre
os mortos. Nesses dois textos do
primeiro capitulo de Colossenses, vamos encontrar a dupla primogenitura de
Cristo, primeiro Ele é primogênito de toda a criação, porque ele é chamado
assim? Porque Cristo foi o Criador que se tornou criatura. Veja bem essa
questão, porque todas as outras religiões, antigas ou modernas, tendem a
divinizar a criatura, mas só o cristianismo ensina que o criador se transformou
em criatura. (O Verbo se fez carne). Porque o cristianismo crê em um Deus acima
de todos os outros deuses? Porque na concepção dos outros teólogos de outras
religiões, a divindade nunca poderia ter sido criatura, sem perder a sua
plenitude de divindade. Mas o Deus do cristianismo é o Deus do impossível. Nas
outras religiões essa divindade é limitada pela sua própria criação, mas o
cristão entende que o Criador tem completo domínio sobre a criação que Ele
criou, então é possível que o Verbo se fez carne (Sem pecado) Argumentam os
religiosos céticos “Isso é impossível!” mas Jesus refuta “Para Deus nada é impossível”
( Lucas 1:37) ) Se Ele é o primogênito de toda a criação, devemos entender que
Ele foi o primeiro a se sujeitar a lei da matéria viva sem herdar a corrupção adâmica. Portanto aqui está a base da nossa fé, Jesus
se fez carne (Criatura) tornou-se 100% homem, sem, contudo deixar de ser Deus
em sua completitude, então Ele torna-se o primogênito de uma criação perfeita,
Ele mesmo se sujeitando a isso, para que todos os redimidos tenham o direito
plenitude de existência (Filipenses 3:21) Sendo Jesus o primogênito de toda a
criação, vimos também que Ele é primogênito dentre os mortos. Cristo morreu pelos
nossos pecados, e como Ele só pode ser primogênitos
dentre os mortos, vivendo antes de sua morte de Cruz, sendo primogênito de toda
criação, é lógico afirmar que Ele também teria que ser antes, um ser perfeito,
para poder submeter-se a condição de ser o primogênito de toda a criação. Ao
usar essa palavra “Primogênita” nunca que o Espírito Santo quis dizer que
Cristo é o primeiro que vem de uma inexistência para uma existência, pelo
contrario, significa que sai de uma condição perfeita de criador para assumir
uma perfeita condição de criatura. A dupla primogenitura de Cristo nos ensina
coisas maravilhosas. Como primogênito dentre os mortos, Cristo revela que
venceu a morte, na área teológica e pratica entendemos que a morte de Cristo na
Cruz não foi somente redimir o homem, mas destruir aquilo que destrói o homem,
Cristo aniquilou o que tina o império da morte (Hebreus 2:14) é primogênito
porque foi o único que ressuscitou em corpo glorificado. A plenitude da lei de Lavoisier
é plena na ressurreição de Cristo, “Na natureza nada se cria, na se perde, tudo
se transforma” Pelo fato de Cristo ser o Verbo que se fez carne sem pecado, sua
transformação pela ressurreição, foi perfeita, a morte não aniquilou Cristo,
aniquilou o efeito do pecado, não aniquilou a Cristo, aniquilou o que tinha o império
da morte, não aniquilou a pessoa de Cristo, aniquilou a maldição imposta sob
Adão. Então o que vimos na ressurreição não é algo completamente mítico, mas
cientifico, real, verdadeiro. Não é de admirar que Cristo volte ao seu trono, depois
da ressurreição, a ascensão veio depois da ressurreição, em seguida a
entronização, e depois a volta triunfante, não como o verbo na humilhação, mas
como O Alfa e o Omega. Mas devemos entender que a dupla primogenitura de
Cristo, atesta sua perfeição, sua divindade e a sua preexistência como Filho de
Deus.
Pr Clavio Juvenal Jacinto
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