segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CRISTO: A ESSENCIA DO VERDADEIRO AVIVAMENTO

Lembro-me de ter lido alguns meses atrás, um livro de Miles Stanford, ele fazia duras criticas ao falso avivamento e uma boa apologia sobre a falsidade espiritual já comum em seus dias, travestida de avivamento. Stanford porém, faz um critica justificável, a de que a parte da culpa do progresso do erro do espiritualismo travestido de avivamento em nossos dias, se dá ao fato de muitas igrejas viverem e promoverem a frieza espiritual. Miles de certa forma, tem razão. Temos uma ordem, sermos fervorosos no espirito. Outro dia, recebi a exortação de um pastor batista, ele declarava que devemos orar com fervor.  Creio nisso, não somente orar, mas também viver a fé cristã, viva e real. NOSSO CRISTIANISMO TEM QUE SER REAL, e se deve ser real, precisa ser vivo, avivamento é exatamente isso: TER VIDA EM ABUNDANCIA. Esse é o seu sentido original, receber vida espiritual (Não confusão e fenômenos espiritualistas.) Cristo o ultimo Adão é espirito vivificante (I Corintios 15:45)
Acho que em minha jornada de fé, encontrei pessoas com avivamentos falsificados ao extremo, faziam barulho na igreja, mas na vida real eram verdadeiros sepulcros ambulantes. Quando quiser ver a obra do Espirito Santo na vida de alguém com total clareza, não vá para a igreja de Corinto, vá para as paginas do evangelho, ali você encontrará o Senhor Jesus Cristo, o tipo perfeito de um homem cheio do espirito Santo.(As Escrituras ensinam que os redimidos foram vivificados por Cristo: Veja Efesios 2:1 e 5  Colossenses 2:13)

 A vida abundante é ter mais da vida de Cristo, é ter mais comunhão com Ele, é amar mais a Palavra de Deus, é amar mais a santidade e produzir mais os frutos do Espirito é ter mais compaixão e discernimento, e pelo visto o que vimos hoje em certos "acampamentos avivalistas" é muita confusão e nenhum discernimento. Uma vida cheia do Espirito Santo vai produzir uma vida cheia de sobriedade, e quanto mais um homem tem as Escrituras como unica regra de fé, e medita de dia e de noite na Palavra de Deus, mais discernimento ele terá e não cairá vitima nas armadilhas espiritualistas tão comum na nossa época de confusão.(Veja Apocalipse 3:1)
J. C. Ryle em um de seus preciosos sermões comentou: "Uma religião de entusiasmo espasmódico e histérico não consegue. Ela pode servir para mentes fracas e sentimentais por um tempo; mas ela raramente dura, e não satisfaz a vontade de muitos. Ela enfraquece ossos e músculos, e geralmente termina em morte, pela força da reação. Não é o vento, nem o fogo, nem o terremoto, mas a voz, ainda que pequena, que mostra a real presença do Espírito Santo." e então conclui:"O Cristianismo que o mundo requer, e que a Palavra de Deus revela, é de um tipo bem diferente. É uma religião útil para todos os dias. É uma planta saudável, forte e viril, a qual pode viver em qualquer posição, e florescer em qualquer atmosfera, exceto a do pecado. É uma religião que o homem pode levar com ele aonde ele for, e nunca precisa deixar para trás. No Exército ou na Marinha, na escola pública ou na faculdade, no anfiteatro de um grande hospital ou no bar, na fazenda ou na feira comercial, no mercado ou nas trocas, no parlamento ou na corte, o Cristianismo puro e verdadeiro viverá e não morrerá. Ele vai durar, permanecer e prosperar em qualquer clima, no inverno e no verão, no calor e no frio. Tal religião encontra os desejos do homem."
 Não podemos nos conformar com o formalismo, nossa vida espiritual precisa transmitir vida, a vida de Cristo, a palavra por sua vez é viva e eficaz (Hebreus 4:12) ela transmite vida, sermões bíblicos transmitem vida para a igreja. A bíblia por si mesma tem poder suficiente para dar vida espiritual. Não sermões motivacionais, não estrategias psicológicas acrescentadas a uma boa retorica, mas uma pregação bíblica com convicção apaixonada de que ela é a palavra inerrante e suficiente. Esse era o segredo de Paulo (I Corintios 2:1 a 6)
Apesar da famigerada apostasia que marca o nosso tempo, um culto é um lugar de vida, um sermão deve promover e produzir vida, um cântico sacro precisa ser acompanhado de uma santo amor, sem essa paixão por Cristo, os hinos serão meras musicas religiosas. Onde há vida, também há uma fonte de alegria. O perfeito louvor só pode existir onde Deus é sobremaneira exaltado pela fidelidade de seus filhos com relação a sã doutrina. Quando mais uma igreja é iluminada pela luz da Palavra, mas longe ela estará do labirinto de confusão promovido pelo pós-modernismo e suas igrejas pragmáticas e pseudo avivalistas.
W. H. Griffith-Thomas falo sobre a vida espiritual autentica, como sendo cheia de vida
"A vida espiritual que se torna nossa e é constantemente realizada por meio da Justificação, Santificação e Consagração, deve ser mantida e sustentada para crescer e aumentar em vigor, poder e benção. A vida espiritual no verdadeiro sentido do termo é muito mais do que a existência espiritual; isso implica força, vigor, progresso, alegria e satisfação. "Eu vim para que eles tenham vida e que possam ter mais abundantemente" (João 10:10).  Esta vida abundante é a única vida que realmente influenciará os outros e realizará plenamente a vontade de Deus."
 Agora devemos entender que ao contrario, o mundo jaz no maligno e é anestesiado pelo pecado, as religiões pelo engano, o cristianismo é o transmissor da mensagem da vitória sobre toda espécie de morte, a ressurreição física e literal de Cristo bem como o seu retorno triunfante deveria ser a fonte doutrinaria que devemos beber de toda a vitalidade de uma verdadeira fé, que é a fé cristã bíblica.

Há uma letargia mortal no mundo, um sono anestésico que mergulha a alma dos incautos nas profundezas da incredulidade, pior é a anestesia promovida pelo engano religioso, se o sono do mundo é induzido pelo endurecimento do coração e a cegueira do entendimento, a anestesia do engano religioso é promovida por experiencias maravilhosas que escondem uma origem sombria. Satanás se transfigurando em anjo de luz, soltando seus raios coloridos e sendo aplaudido por uma plateia extasiada amante do espetáculo pirotécnico religioso, no prefacio do do livreto "O Verdadeiro Avivamento" Horatius Bonar escreveu: "O mundo ainda está dormindo seu sono da morte. Tem sido um sono de muitas gerações; as vezes mais profundo, as vezes mais leve - ainda assim, um sono como o do tumulo, como se destinado a continuar até o ultimo som de trombeta; e depois não haverá mais sono". Isso é muito verdadeiro, porém devemos entender, há também um sono religioso profundo na cristandade e também em todo o sistema religioso mundial. Nessa esfera de engano, as almas são manipuladas, porque não possuem uma percepção da realidade, estão indo para a segunda morte, ao som agradável do engano religioso  ou da fantasia do ceticismo sensacionalista com suas filosofias racionalistas. Sem Cristo como único Salvador (João 14:6) Sem o novo nascimento, o homem nunca entra o reino da realidade, o Reino de Deus. Mas os regenerados,  devem experimentar a vida espiritual que Cristo dá (Romanos 8:11)  Deus quer nos dar dessa vida santa faz parte do plano da salvação pela redenção em Cristo, a experiencia verdadeira da completa vivificação como declarada em I Corintios 15:22. Que possamos viver a vida de Cristo, viver no poder do evangelho, viver para testemunhar a respeito de Cristo, sua morte e sua ressurreição e a sua bendita vinda, isso é um motivo claro de que a igreja deve se mover em oração, porque a fé cristã é a plenitude da vida em todos os seus aspectos.

Clávio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content