sábado, 9 de dezembro de 2017

Fé Objetiva ou Incredulidade Subjetiva?

Estive ocupado alguma semanas lendo Francis Schaeffer, e encontrei uma declaração interessante dele, no livro “O Deus que se Revela” sobre a perda de uma fé objetiva, numa perspicácia profética ele escreveu: “A perda da certeza da objetividade é muito grave para o cientista, da mesma forma como seria para um dependente de drogas. Podemos observar isso no dependente de drogas – muitas ele perde a noção da diferença entre realidade e fantasia, a objetividade se perde. O cientista pode encontrar-se na mesma situação. Se ele perde a base epistemológica, ele também estará em uma situação grave. Qual o sentido da ciência, se você já tem mais certeza da objetividade das coisas, ou não tem nenhuma base epistemológica que lhe dê a certeza de que existe uma correlação entre sujeito e objeto, ou qualquer base clara para distinguir entre realidade e fantasia?”

 A verdade é que na perda de algo objetivo como a crença em Deus, ou a visão torna-se completamente ambígua com relação à vida e subjetiva com relação às questões existencialistas, o incrédulo precisa mudar seu foco, para preencher o vazio que uma visão puramente secular pode provocar. Uns pendem para a misticismo quântico, a relação que alguns encontram entre conceitos místicos orientais e as descobertas da ciência na física quântica por exemplo, tem conduzido alguns para uma nova espiritualidade. Essa tendência de unir opostos, tese e antítese, para formar uma síntese, pode ser observada claramente na obra de Teilhard de Chardin, “O Fenômeno Humano”. A obra de  Chardin é um romance místico que tenta unir em casamento a fé cristã com a teoria da evolução. Há outros que abrem novos paradigmas: A terra pode ser visitada a qualquer momento por entidades ultra-avançadas e o homem deve esperar por esse evento. Do mundo da ficção de Arthur Clarke para a crença. Um meio de preencher o vazio deixado pelo materialismo secular, à morte da religião para alguns significa na verdade a morte da esperança em muitos aspectos da vida, viver a vida debaixo de um secularismo seco é reduzir tudo a pó. Isso não é algo muito bom, para o homem cujas tendências religiosas são inerentes à própria historia da civilização. A Crença de que podemos ser visitados a qualquer momento por seres de outros planetas, foi defendido por Stephen Hawkins, ele defendeu a possibilidade de que a humanidade pode sofrer ameaças de extraterrestres. Veja que de um cético temos uma manifestação de fé e crença. O programa “breakthrough Listen” é considerado o maior programa de pesquisa cientifica em busca de sinais de vida fora da terra atualmente. Equipamentos sofisticados vêm sendo usado para vasculhar pelo menos um milhão de estrelas próximo a nossa terra.  Isso é fé em ação, num nível puramente técnico, a existência de Deus é vida fora da planeta terra, mas a ciência secular vem descartando essa posição, e não somente isso, vem opondo-se a ideia da existência de Deus, e ao mesmo tempo nutre uma crença da existência de vida fora do planeta terra.  Agora entendo o que Schaeffer quis dizer, há um buraco negro produzido pela incredulidade na vida de muitos, então é viável que se desenvolva uma teoria exótica de substituição, da fé em Deus pela fé em Alienígenas.  Muitos dizem que a religião são muletas em que o homem precisa se sustentar, mas acabam no ceticismo produzindo castelos no ar. É que inteligência do homem precisa levá-lo a respostas existenciais objetivas, e fé cristã oferece isso, já o evolucionismo e o ateísmo não podem, para eles a vida deve ser puramente acidental e subjetiva. Não importa o modo como querem colorir a ética secular, tudo não passa de propaganda enganosa. Jesus é o caminho a verdade e a vida (João 14:6) e com essa declaração Ele ainda afirma ser a resposta para as questões existenciais do homem moderno. Esse é um absoluto inegociável. Bem, tudo se resume no que diz G. K. Chesterton "Quando os homens escolhem não acreditar em Deus, eles não acreditam em nada, tornam-se capazes de acreditar em qualquer coisa".

Clavio J. Jacinto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content