domingo, 31 de dezembro de 2017

Longanimidade: Um fruto do Espírito Santo



Galatas 5:22 enumera entre tantos, a longanimidade como parte do fruto Espirito Santo na vida de cristão. O que significa longanimidade?
A palavra traduzida do Textus Receptus é Makrothumia, significa literalmente uma perseverança prolongada, e está associada a paciência, um animo longo, uma disposição em suportar com amor e misericórdia, um arrependimento (Com relação ao que o Senhor faz em sua santa misericórdia) ou uma disposição prolongada em suportar e perdoar o próximo (Com relação uns aos outros). Um reflexo da longanimidade pode ser visto em Mateus 18:32 onde o Senhor nos ensina e perdoar setenta vezes sete.
Por vivermos em uma geração pós-moderna e imediatista, ser longanimo é algo radicalmente oposto ao mundo. É um desafio constante um cristão ser bondoso em um mundo extremamente egoísta
A longanimidade também está associada ao fato de sermos esperançosos em um mundo cheio de calamidades. Há uma mensagem de esperança em meio ao desespero e tragédia humana, há uma paciência prolongada em meio aos conflitos e provações que um cristão sofre, muitas vezes submisso a vontade de Deus, pois ele sabe que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam ao Senhor.
A  longanimidade está completamente associada a paciência, a palavra no grego original, que foi traduzida como paciência em nossas bíblias é “Hipomona” e denota uma resistência alegre e otimista aos conflitos e confrontos pessoais. O cristão que é longanimo descansa na soberana vontade de Deus e confia na sua santa providencia e consegue refletir na pratica da longanimidade, o que o Senhor suportou por causa de cada pecador perdido.
Cada cristão é chamado a produzir o fruto do Espírito, e ser longanimo, deve aprender a suportar a perseguição e até mesmo a injustiça por causa do testemunho cristão. Assim debaixo da graça e do controle do Espírito Santo, o cristão precisa produzir uma paciência extrema, porque o longânimo é um homem cheio do Espirito Santo que tem o poder de suportar com compaixão tudo o que confronta a si mesmo, por isso mesmo, um cristão só poderá produzir esse precioso fruto quando tem uma vida de oração e comunhão com o Senhor, quando vive cheio do Espírito Santo, e tem a sua vida controlada pelo Espírito de Cristo.
A persistência para suportar longas e as mais duras ofensas é algo que só alcança aquele que tem a sua vida controlada pelo Espírito Santo, não existe poder espiritual  em quem se vinga ou em quem reage diante das ofensas, mas em quem suposta e perdoa.
Um dos problemas que Moisés teve que enfrentar no deserto, foi a falta de paciência, ele feriu a rocha, num ato de impaciência, não foi longanimo naquele momento crucial, e isso foi contado como uma transgressão, e acarretou em prejuízos espirituais para ele.
Há uma estória sobre isso que nos ensina sobre a longanimidade, certo homem estava cavando um poço na sua terra que herdou e encontrou águas, um de seus irmãos revoltados, entulhou o povo com lixo, o que lhe custou um trabalho imenso em recuperar o poço, e então novamente seu irmão, revoltado por não ter herdado um bom pedaço de terra com abundancia de águas, encheu novamente o poço de entulhos, para evitar conflitos familiares, aquele homem suportou com paciência, tentou negociar e muito rogou para que seu irmão não fizesse tal coisa. Ele cavou outro poço em outro lugar. Seu irmão revoltado adoeceu e então, sem forças para trabalhar viu sua família correr o risco de sofrer necessidades, naquela época de grande seca e poucos recursos.  Então seu irmão que sofreu tanto danos, em um ato de amor, perdão e misericórdia, não somente concedeu o necessário para a sobrevivência da família daquele seu irmão, como também concedeu que fosse dada toda a água necessária para ninguém padecesse por falta de água. Esse é um reflexo claro de longanimidade, misericórdia  e paciência.


Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content