quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Sobre o Tribunal de Cristo

II Corintios 5:10
O bem e o mal na vida do cristão.

Cada cristão será convocado ao Bema (tribunal de Cristo). Teremos que comparecer diante desse tribunal para dar conta de nossas obras. Não significa que elas irão determinar a nossa salvação, porque esse é um tribunal para os salvos, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1). Temos que estar cientes que coroas e galardões irão fazer parte da glória celeste dos salvos. Portanto a texto é um convite para a reflexão. A palavra grega traduzida aqui como “mal” é “Phaulon” e segundo Strong,  tem um significado amplo, podendo significar “Algo sem valor”.  A força do texto se concentra no fato de que, nossa procrastinação, nossas omissões, nossas prevaricações, concorrerão contra nosso testemunho, e resultará em perdas de méritos, coroas e galardões (Veja I Corintios 3:14 e 15). O texto é um convite para a responsabilidade com nossos dons, capacidades e tempo e tudo mais.  Uma vez que Paulo usa termos militares para dar exemplo do bom combate cristão,(II Tm 2:4) não é menos admirável que ele também fale em “condecorações”.   O problema é que olhamos as coisas relacionadas à vida cristã de modo muito superficial e egoísta, e esquecemos que teremos que dar conta de nossas obras, pois elas acompanham  os santos. (Ap 14:13) Não significa em hipótese alguma que a graça de Deus esta sendo anulada, porque aqui o tema está relacionado as obras dos  salvos e não as obras apara a salvação, por isso trata-se da justiça de Deus operando sobre cada cristão. A Justiça de Deus será aplicada em tudo o que se relaciona a nossa vida espiritual ou secular. Na verdade, não deve existir essa divisão sagrado-secular na vida do cristão. Em todas as esferas da vida, a nossa santidade deve ser o padrão de conduta. Se não agirmos dentro dos padrões estabelecidos pelo Senhor, então isso se torna sem valor. Tudo tem sentido dentro desse texto. Quando damos um mal testemunho, isso concorre para o escândalo e os incrédulos podem ver em nós um obstáculo ao evangelho, acaso isso não seria algo maligno? O texto de II coríntios 5:10 é um convite a reavaliar as nossas vidas, deve nos encher de temor e responsabilidade, porque de alguma forma,  trata-se de um assunto muito sério, é um tribunal, é de Cristo, e tudo em nós será avaliado. (Romanos 14:8 a 10) Que o Senhor nos conduza a essa bendita realidade: Todos teremos que comparecer perante esse tribunal, portanto é certo e justo que devemos colocar todo o nosso coração em tudo aquilo que fará eco na eternidade.

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content