segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Os Perigos do Presente Século


 Por Pr C. J. Jacinto

 

 

Em Gálatas 1:4 Paulo fala acerca do presente século mau e chama-a de geração corrompida e perversa em Filipenses 2:15. Essa é a síntese do sistema do homem adâmico caído, uma sociedade condenada, daí o fato de igreja (Eclésia) ser um grupo de chamados para fora. A intercessão do Salvador é que os salvos no mundo não sejam aliados do sistema satânico pelo contrario, devem ser uma oposição ferrenha contra todo o espírito do erro. Embora a igreja de Cristo peregrine pelo mundo, não se mistura como a água não se mistura com o óleo. Cada um segue um destino e tem seus valores, perspectivas e uma cosmovisão definitiva. Assim, em Romanos 12:1 e 2 somos convocados a não se conformar com essa era, mas travar uma luta espiritual contra ela (Efésios 6:10 a 18) rejeitar o relativismo cultural com suas ambigüidades que confrontam os absolutos das verdades judaico-cristãs é uma missão de cada verdadeiro cristão, atualmente estamos envolvidos numa guerra cultural anticristã, não somente a bíblia é rejeitada, mas é atacada de maneira feroz, o sistema que prevalece no mundo secular ruge como um leão tentando tragar todos os valores morais e bons costumes. Essa posição de confronto e oposição é um grande desafio para nossos dias, pois cada vez mais a cristandade em geral vem sendo moldada conforme as idéias corrompidas desse sistema diabólico que se caracteriza por uma influencia demoníaca que contamina todas as vertentes da sociedade atual. Ao cristão cabe aprimorar seu discernimento com relação a essas coisas, o exercício das faculdades do coração em compreender a discernir tal como ordena a Palavra de Deus em Hebreus 5:13 e 14. Não sejamos alienados na guerra de narrativas midiáticas, o ponto de referencia para determinar se algo é verdadeiro ou falso são as Escrituras Sagradas.

A malignidade da presente era é agravante e progride até chegar há uma grande decadência moral e espiritual tal como profetizou Cristo no sermão profético em Mateus 24, comparando esse grau profundo de impiedade com os dias de Noé, nossa sociedade vai entrar em colapso e sofrerá o juízo divino e a igreja deve estar fora dele. Uma sociedade maligna tende a colher os frutos de sua impiedade e também enfrentar os duros juízos e punições de seus pecados e da extrema rebelião contra Deus, Sua Palavra e Sua igreja, os filhos desse sistema ímpio são chamados de filhos da desobediência em Efésios 2:1 e 2. Mas lhe para a historia da civilização, onde estão os grandes sistemas imperiais que se levantarão contra Deus e o Seu Ungido? a historia mostra que todos jazem no pó, alimento da antiga serpente.

Assim, a justiça divina prevalecerá contra um mundo que prostra-se perante uma divindade falsa: o deus deste século, uma blasfema idolatria, o mais oculto satanismo é praticado quando toda uma civilização prostra-se perante satanás o deus deste século e o serve, isso tem se acentuado muito desde o iluminismo do século XVII e XVIII quando o racionalismo humanista coroou o culto ao deus deste século, esse cenário de racionalismo humanista foi bem definido em Genesis 3 quando a antiga serpente provocou a queda induzindo nossos pais a cometerem o mais terrível sacrilégio, crer que o Criador era mentiroso e acreditar nas mentiras de satanás. Paulo denuncia esse sistema diabólico em Romanos 1 quando escreveu: “Mudaram a verdade de Deus em mentira”.  Porém quando caíram do estado original, o diabo saiu de cena, e começou a atuar na ordem das coisas invisíveis e ocultas, deixando os impenitentes humanos num racionalismo psicológico tão precário que não assumiam nem sequer a culpa da própria rebelião, muito menos perceber os tentáculos do Deus desse século movendo a política, a religião e a humanidade.

Ao percebermos que a impiedade se acentuará mais e mais, pois desde o apostolo Paulo até nossos dias, a declaração do Espírito Santo é que o homem que insistir em sua impiedade será entregue e abandonado por Deus a cometer toda sorte de impiedade (Leia Romanos 1:18 a 32) ou seja, um avanço para o abismo, um multiplicar-se de iniqüidade

Por esse motivo, concordo com as palavras do Dr Clarence Larkin:

“Que esta ‘Era’ é maligna é visto no caráter de sua civilização. Depois de muitas centenas de anos de pregação do Evangelho, o mundo está em um estado pior, em proporção à sua luz, do que estava nos dias de Cristo, e parece estar caminhando para uma grande crise. O espírito de ilegalidade está no ar e, apesar de todos os esforços para extingui-lo, está estranhamente se tornando incontrolável e perverso e determinado a romper com toda autoridade e lei.”

 A guerra cultural de nossos dias é espiritual na sua fonte e influencia, quer predominar e sufocar o grito dos verdadeiros cristãos. Há um processo de reengenharia social em andamento, a imposição de uma inquisição ideológica, uma intolerância aos valores que estruturaram a civilização e uma oposição ferrenha aos valores judaico-cristãos. Mais do que nunca, somos convocados a firmar nossos passos no Evangelho, a defender os fundamentos da fé cristã e ter uma comunhão mais intima com Deus e a clamar dia após dia pela volta do Senhor Jesus cristo.

 O amor á Cristo será medido pelo preço que estamos dispostos a pagar para permanecermos fiel á Ele.

 Não sejamos superficiais em nossos sentimentos como a maioria, sejamos verdadeiros em nosso amor e afeição a Cristo, pois o mundo está cheio de pessoas que só amam a si mesmas.

 

PROJETO ALIMENTO SÓLIDO

Literatura cristã gratuita, todo o material, livros, apostilas estudos bíblicos e folhetos são absolutamente gratuitos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content