Extraído
de minhas anotações, esboços e reflexões
C. J.
Jacinto
"Aqueles
que se dizem cristãos, mas não leem nem estudam as Escrituras, e que não estão
familiarizados com os ensinamentos contidos nelas, são as pessoas mais
suscetíveis à manipulação e ao engano por parte de pregadores que interpretem
mal os textos sagrados."
"Vivemos em uma época em que as emoções são
excessivamente idolatradas, ao ponto de serem consideradas garantias da
veracidade da religião que se está experimentando. Nesses casos, a Bíblia é
frequentemente relegada a um papel secundário, sem qualquer importância na
orientação e fundamentação das verdades que sustentam o verdadeiro Evangelho."
"Aqueles que realmente amam as Escrituras
não estarão satisfeitos diante de um púlpito, a menos que o pregador seja
extremamente fiel na exposição das doutrinas sagradas contidas na Bíblia."
“Quanto mais exposição à Bíblia Sagrada, quanto
mais pregações temáticas expositivas, quanto mais se pregar os ensinos, os
acontecimentos, os aconselhamentos e as orientações contidos nas Sagradas
Escrituras, quanto mais um homem se expuser à luz da Palavra, menos confusão
encontrará em sua caminhada diária e mais firme estará nos caminhos do Senhor.”
“O crente espiritualmente bem instruído tem
capacidade para discernir onde está o erro diante de seus olhos e reage com o
zelo e a santidade do Senhor. Jamais podemos permanecer indiferentes perante um
falso profeta ou mestre. Devemos rejeitá-los completamente, de modo que nunca
nos associemos, estimemos ou sustentemos tais falsos profetas; do contrário,
não seremos zelosos pela verdade, mas cúmplices do que Deus condena.”
“A
questão fundamental do sentido da vida tem duas perspectivas que devem se abrir
para nós mesmos, a primeira é uma relação com Cristo para se chegar a
Deus, através do Seu Filho Unigênito e a outra é o modo como vivemos essa
relação de modo a fazer com que todas as nossas ações estejam convergindo em
direção ao propósito eterno de Deus, esse é o meio pelo qual iremos vivenciar e
experimentar a verdadeira felicidade ainda aqui nesta vida.”
“Cada homem nasce debaixo da escuridão da
potestade das trevas, e somente quando a glória do evangelho resplandece sobre
ele, é que enxerga a necessidade de ser redimido por Cristo para o reino de Deus.”
“Duas lógicas do Evangelho, a primeira é que
Cristo nunca mereceu a cruz, mas enfrentou ela para que os pecadores que nunca
mereceram o céu possam recebê-lo totalmente de graça.”
“Constitui-se grande bênção, e é de grande relevância para os
nossos dias, que o cristão, ele seja totalmente devotado ao estudo da Bíblia
Sagrada para que ele tenha uma virtude comum, a virtude de ser um bereiano. O
bereiano é aquele tipo de cristão que ele não é enganado pelos falsos profetas,
pois quando o falso profeta subir em cima de um púlpito para pregar erros e
heresias, ele estará apto para dizer que aquilo que o falso profeta está
ensinando não está de acordo com aquilo que está na Bíblia.”
“Assim, concluímos que é uma bênção meditar,
ler, estudar, memorizar as Escrituras, pois isso nos dará a possibilidade de
crescer espiritualmente, receber conhecimento espiritual, ter a nossa mente
iluminada e, assim, crescer na graça e no conhecimento, para que nós possamos,
de maneira correta, ficar firmes nos caminhos do Senhor.”
"A grande necessidade do todo o homem
ė sair da sua identificação com Adão e com a queda para colocar-se em
Cristo e a identificação com a sua morte e ressurreição."
“A graça de Deus nunca foi motivo para tornar o
pecado agradável aos redimidos; ela serve, antes, para nos mostrar o quão
maligno ele é.”
“Crer na obra consumada e perfeita de Cristo na
cruz e na justificação pela fé ė dar a Cristo todas as honras e méritos
necessários para a nossa justificação. A redenção que Deus em Cristo oferece ao
pobre pecador perdido tem como fundamento unico, tao somente o que Cristo
fez e nao o que podemos fazer. O convite, para entrar e viver o cristianismo bíblico,
é crer em Cristo, viver em Cristo e testemunhar acerca da suficiência de Cristo.”
“Diante da proliferação de pessoas que se
autoproclamam guias espirituais, num contexto marcado pela disseminação de
ensinamentos religiosos superficiais e, por vezes, desprovidos de embasamento
teológico, a instrução sólida nos fundamentos da fé cristã torna-se uma
necessidade premente. É imperativo que os fiéis, especialmente aqueles que
buscam um aprofundamento genuíno no Evangelho, sejam nutridos com um
conhecimento robusto, capaz de transcender a superficialidade e
proporcionar-lhes uma compreensão mais profunda das verdades essenciais da fé.”
“Se uma sistema teológico nos conduz para um
conhecimento mais perfeito de Cristo (Efésios 4:13 epignosis) se exalta a obra
eterna e consumada de Cristo (Hebreus 9:12) Se centraliza a Pessoa Divina de
Cristo como o centro onde todas as coisas estão convergindo (Efésios 1:10) e
todas as coisas estão se cumprindo (Efésios 4:10) está laborando ao lado do
Espírito da verdade e divergindo do espírito do erro.”
“Há um número cada vez maior de falsos cristãos
que por motivo injusto de numerar tudo o que existe de equívoco na cristandade,
optou por distorcer muitos fatos para justificar a sua rebelião contra as
Escrituras.”
“Não te incomodes se alguém atribuir algo
maravilhoso ao sobrenatural pois também ha quem atribua a forças cegas algo que
seja de uma maravilhosa grandeza, nessa história, pelo menos Deus não ė cego.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário