sábado, 21 de maio de 2016

A Glória Perdida e Restituida



Destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23)

A condição humana em Adão é uma condição de separação daquilo que é celestial. Isso é uma condição terrível, mesmo que tenha percepção de uma esfera além do terreno, isso abrange somente a esfera de um mundo espiritual caído.
A Unica via de restituição é a revelação, e assim Deus fez. Sobre esse fato repousa a importância do Verbo se fazer carne. A doutrina de Cristo, a chamada de Abraão, a chamada e o ministério de Moisés. A Ação de Deus é por meio de revelação. Desde a queda o homem saiu completamente do nível espiritual e tornou-se completamente terreno. Destituídos da glória de Deus, a religião tornou-se vã.  Havia um lampejo de gloria que ainda brilhava na consciência do homem primevo, por isso, Abel ainda ofereceu um sacrifício mais excelente. Porem a escuridão espiritual prevaleceu em todos os setores das sociedades primitivas. A glória de Deus desapareceu do mundo, a escuridão trouxe um diluvio universal. A saga de Noé foi uma exceção na periferia da existência humana. Deus falou com Noé e a ele revelou o diluvio como um juízo sobre toda a humanidade.
 Porem há uma plenitude de tempo, e nessa plenitude a revelação de Deus, manifesta o propósito da redenção. Mas as coisas precisam vir por revelação, ou seja, a religião como um sistema de esforço para alcançar Deus e reatar a comunhão, era um mero agir de um homem caído, que percebia a futilidade da vida sem uma realidade espiritual que o conduzisse por caminhos seguros.
 Na orquestra da criação, a queda foi o rompimento de todos as cordas, na redenção de Cristo, foi restaurado a ordem do plano e do proposito de Deus: conduzir filhos a glória. O que era outrora destituído da glória, passa a receber uma restauração em Cristo e por Cristo, o Senhor.
 Desde então, por meio do sacrifício redentor de Cristo, o homem, criado a imagem e semelhança de Deus, passa a ver a glória pelo evangelho. Essa glória de Deus brilha no mundo com toda a intensidade. Assim como no principio, satanás, o arqui-inimigo de Deus e dos homens, travou uma luta contra Eva, para que a glória de Deus fosse embora, e o homem sofresse a escuridão espiritual. Seu proposito continua sendo exatamente esse: "Nos quais o deus desse seculo cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (II Corintios 4:4)

Pr Clavio J. Jacinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content