segunda-feira, 30 de maio de 2016

Biblia: O Livro Maravilhoso




Considerações básicas a respeito das Santas Escrituras usando o bom senso. Embora os inimigos das escrituras rejeitem o livro sagrado, pela força da incredulidade, há de forma clara razões que um coração iluminado pela lógica não pode ignorar


Primeiro. Considerando que a Bíblia seja um livro tão antigo, ainda mesmo assim ela é completamente atual, pois tem poder sobre todas as geração, e transforma o caráter de uma pessoa em qualquer época. As escrituras é como um farol sobre a humanidade, e sabemos pelo bom senso que o homem sempre precisou da luz.

Segundo. Da biblia emana um grande poder de inspiração, e isso pode ser observado claramente a partir da musica, da poesia, a arte, da teologia, da poesia etc. Quem pode negar isso? abra as paginas dos seculos e veja quantos músicos, poetas, filósofos, pensadores, misticos, escritores e teólogos foram influenciada por ela. Dela emana um grande potencial de inspiração.

Terceiro. A bíblia é um livro de confrontos. Ela é capaz de trabalhar com o cerne da questão humana e ir no mais profundo do coração do homem. Mostra a malignidade e a bondade das pessoas, ela funciona como um espelho, que reflete a condição humana. Há em nós e em toda uma criação o lapso do porque as coisas acontecem como estão acontecendo,e dá uma resposta boa resposta a isso.

Quarto. A bíblia tem um enorme poder funcional. O salmo 23 conforta, o sermão da montanha transforma vidas etc. Esse poder funcional pode ser observado no estilo de vida de um verdadeiro cristão regenerado.

Quinto. A bíblia resiste ao tempo e resiste aos ataques de seus inimigos. para cada argumento contra ela, existe uma resposta ou uma defesa a altura. Não é de admirar que muitos sábios amem esse livro!

Sexto. A bíblia é um livro que promove cultura. Ora pesquise sobre o impacto que ela teve sobre nações tribos e povos. A bíblia foi traduzida para muitos idiomas, onde não havia escrita, pelas escrituras missionários abriram escolas e através dela trabalharam na alfabetização dos povos. Plea bíblia, milhões de títulos de livros já foram escritos entre devocionais, enciclopédias, dicionários passando por uma gama variada de temas. Quantos milhões de exemplares de livros, revistas e literatura já foram escritas pela influencia da bíblia. Só o numero de teologias sistemáticas existentes na língua portuguesa, creio um homem gastaria a sua vida toda e não leria todos os títulos disponíveis...isso é extraordinário!

Sétimo. A harmonia documentaria e atemporal. na questão documentaria, vimos como Moisés escrevendo Gênesis e João escrevendo o Apocalipses, acabam sendo complementares na revelação que se processa entre todos os outros 64 livros. Isso faz da bíblia um livro único e harmonioso. Atemporal, porque ainda que seja tão antiga, as paginas das escrituras progridem num texto que se encaixa perfeitamente a qualquer época, assim vimos como as ofertas de sangue no antigo testamento apenas apontavam para a realidade do Cordeiro e a sua Igreja. Nessa harmonia atemporal, vimos uma característica exclusiva das escrituras sagradas.

Autor Pr C. J. Jacinto




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content