quinta-feira, 12 de maio de 2016

A LIMPEZA INTERIOR


Leitura Mateus 23:26 a 28

 A religião judaica na época de Jesus dava uma enfase muito grande as aparências exteriorizadas. O Judaísmo na época de Cristo tornou-se uma religião sem vida interior. Tudo estava envolto numa rotulação da religião, meras aparências e nada mais. Cristo Jesus começa seu sermão da montanha ensinando sobre a vida interior, ele diz que seriam bem aventurados os pobres de espirito. A mudança da espiritualidade estava sendo movida para o centro da consciência do homem: seu coração. Isso soava estranho para religiosos que tinham como o ornamento religioso somente coisas exteriores, que pudessem ser vistas. Tudo no judaísmo naquela época se resumia há um intricado sistema de regras, praticamente mortas, vistas de uma perspectiva completamente exterior. Mas Jesus Cristo, o mestre por excelência, muda esse paradigma. Cristo fala sobre a verdadeira espiritualidade, a santidade começa num coração regenerado e purificado, porque do coração procedem toda a sorte de pecados que se concretizam em ações. (Mateus 15:19)
 Não é de admirar que Jesus ensine que os puros de coração verão a Deus. A pureza interior é uma doutrina do Novo Testamento. Jesus deu muita enfase sobre isso. Nossa mente, nosso coração devem estar consagrados, nosso mundo interior precisa estar organizado e santificado, porque o nosso corpo é templo do Espirito Santo. Paulo por exemplo exorta aos cristãos a se purificarem de toda imundícia da carne e também do espirito. (II Corintios 7;1)Ou seja, não somente o exterior do copo, mas o interior também. Uma aparência falsa e enganosa, um rotulo enganoso, uma vida hipócrita que finge defender uma ética elevada, mas lá dentro do coração sustenta paixões e todo o tipo de desejos abominaveis. Cristo nunca defendeu esse tipo de espiritualidade Durante minha jornada espiritual, ouvi muito pouco sobre o assunto. poucos são os pregadores ou pastores que se dão ao luxo de pregar sobre isso. 
A vida interior deve ser uma vida consagrada e santificada, Pois as escrituras falam, aliás o proprio Cristo afirmou que Ele e o Pai fariam morada no cristão obediente. (João 14:23)
 A vida espiritual é união de nosso espirito com o Espirito do Senhor(II Corintios 6:17) e a regeneração começa no homem interior, ou seu espirito. Não significa que o exterior não seja importante. Em hipótese alguma, o que me refiro é que não podemos viver de aparências. e que tudo o que é em nós exteriormente, tem que ter um reflexo de nossa vida interior santificada. As escrituras ensinam que corpo, alma e espirito devem ser preservados em irrepreensibilidade.(I Tess 5:23)
Aqueles que querem sustentar uma  aparencia santa e  esconder um interior corrompido, caem na condenação de serem falsos profetas e lobos devoradores. ((Mateus 7:15) Um homem transformado tem pensamentos elevados e não degenerados (Colossenses 3;2) Tudo o que é bom, tudo o que é santo, tudo o que é reto, tudo o que é piedoso, em tudo o que é virtuoso, nisso devemos pensar. Que possamos pensar muito sobre isso, pois essa é uma doutrina muito importante. É através de uma vida interior pura, que vai resplandecer a glória de Deus.

Soli Deo Glória

Clavio Juvenal Jacinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content