terça-feira, 3 de maio de 2016

O QUE É SER POBRE DE ESPIRITO?

Bem aventurado os pobres de espirito, porque deles é o reino dos céus. (Mateus 5:3)



 O que é ser pobre de espirito? você já pensou seriamente sobre esse assunto? aqui está um ensino de Cristo, Ele coloca essa bem aventurança bem no começo de seu sermão, por isso, creio ter um significado muito importante na vida cristã. Um pobre, é uma alma que tem extrema necessidade, essa visão é mais radical se olharmos para o contexto cultural da epoca de Jesus, onde a pobreza era extrema em certos setores da sociedade. Cristo estava falando de coisas espirituais. No inicio de seu sermão Ele chama de bem aventurado o pobre de espirito (Algumas traduções: Pobres em espirito). O que significa isso?
 Ser pobre de espirito, ou em espirito, significa ser dependente de Deus em todas as situações. é reconhecer que tudo vem dEle para a glória dEle. Para ilustrar essa realidade espiritual, quero mencionar um exemplo do Antigo Testamento. Quando o povo de Israel saiu do Egito, na liderança de Moisés, vimos que foi o Senhor que levantou e enviou Moisés para libertar o povo. Quando aconteceu o drama da pascoa, o livramento da morte dos primogênitos foi um ato divino. Quando o povo atravessou o mar vermelho, foi uma providencia divina, quando o povo comeu o maná, foi guiado pela coluna de nuvem e fogo, quando bebeu água da rocha, tudo isso foi o poder de deus, foi dadivas providenciais do Senhor. No deserto, os hebreus foram completamente pobres de espirito. Tudo dependia de Deus, era a providencia de Deus que agia para suprir as necessidades. Infelizmente o povo hebreu não teve essa percepção, a maior parte deles pererecam no deserto. mas ali está a grande lição de uma condição de total dependência do Senhor. A providencia de Deus agia nas circunstâncias, e tudo o que eles necessitavam vinha do Senhor, como um ato de pura bondade e terna misericórdia.

 Na vida de Cristo encontramos na pratica o que é ser pobre em espirito. Porque o Supremo Salvador também dependia totalmente de Deus Pai. Ele esvaziou-se e fez-se servo, e vivia numa total pobreza de espirito. Tudo vinha de Deus, era uma rendição, uma entrega completa, uma dependência completa. Essa é a lição preciosa que Cristo apresenta na sua condição de servo sofredor. Nós encontramos na vida de Cristo, uma pessoa completamente desapegada do mundo e do materialismo. Ele era pobre no sentido de que rodas as riquezas provinham de Deus Pai. Assim nós também devemos reconhecer que a providencia de Deus nos dá as dadivas necessárias para que tenhamos uma vida de desfrute espiritual e até mesmo material, sem contudo sermos escravos das coisas passageiras. Tudo vem do Senhor para o nosso beneficio e para a glória do Senhor. Não temos nada. os atos providenciais de Deus é que colocam os livros abençoados em nossas mãos, pela sua vontade podemos ter a volição de buscar ouvir os melhores pregadores que foram formados na escola do Espirito Santo.  O novo amanhecer que contemplamos, a dadiva de um novo dia, a oportunidade de assistirmos outro culto, tudo são dadivas de Deus, sem a  sua misericórdia não teríamos nada disso.
 O reino é desses que são pobres. Esses são bem aventurados. Notou o sentido espiritual da afirmação de Cristo. A pobreza aqui não é ter nada, mas depender-se em tudo, do Senhor. Jesus fala do pobre de espirito, como aquele que tem posse de bens cujo valor é incalculavelmente precioso: o Reino dos Céus! veja que Jesus não que será deles, mas que é deles. de quem? dos pobres de espirito. Isso não é maravilhoso? Somos co-herdeiros com Cristo e participantes da natureza divina, mas tudo isso é ELE quem nos dá. Nossa justiça é um trapo de imundícia, mas a justiça de Cristo pela obra da cruz, nos é dada pelo Senhor. 
Ser pobre de espirito é uma condição de reconhecimento de que não temos nada por nós mesmos e dependemos em tudo do Senhor.
Que o Senhor nos abra os olhos do entendimento, para tenhamos uma compreensão clara desse assunto, e possamos então viver em total dependência.
Pr Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content