sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ortodoxia Inegociavel

            ORTODOXIA INEGOCIÁVEL



A ortodoxia é irmã  gêmea da sã doutrina. Elas andam juntas, são inseparáveis, e até mesmo podemos concluir que são praticamente iguais em questões teológicas. Na vida cristã, a ortodoxia deve nos levar para a ação, a pratica. tanto interior como exterior. Cristo, O Senhor nos ensinou que os pensamentos, os desejos e intenções são de máxima importância, assim como a limpeza e a ocupação pelo Espirito Santo. (Veja Mateus 15:19, 5:28, 23:26 a 28 e compare com 12:43 a 45). A Sã doutrina uma vez associada com a ortodoxia, deve ter um valor incalculável, cuja importância no vida cristã nunca deve ser diminuída de seu ponto original. A intensidade e dinâmica com que ela foi guardada e defendida no primeiro seculo nunca pode ser perdida, qualquer sinal de frouxidão, é a abertura para a apostasia.
Em uma passagem sobre a abundancia da vida espiritual, Cristo Nosso Salvador instrui de forma clara, que a ortodoxia é uma condição fundamental para a vida abundante, em João 7:38 Ele ensina: "Quem crê em mim como diz as escrituras, rios de água viva  correrão do seu ventre" Ora, entendemos com essas palavras que segundo as escrituras, é sem duvida, conforme o ensino da bíblia sagrada. O Cristo revelado ali, o Cristo divino e histórico, com uma abordagem profunda, nos evangelhos, nas profecias e nas epístolas do Novo Testamento.
 A ortodoxia é o conjunto do plano de Deus na sua revelação, também é o conjunto de seus preceitos, mandamentos, a sua soberana vontade e a sua suprema justiça. A ortodoxia também é o conjunto de doutrinas reveladas progressivamente conforme a economia de deus durante os seculos desde a criação até a consumação de todas as coisas.
 Como a divina vontade expressa, a ortodoxia  pode ser definida dentro do contexto do plano da redenção, Suas orientações didáticas e praticas e a revelação do plano da redenção são a consumação da revelação do Deus verdadeiro e Soberano para a humanidade. é isso que uma teologia sistemática tenta transmitir, é isso o que a bíblia como regra geral tem a transmitir. Podemos entender como as bases dessa estrutura do conjunto geral da ortodoxia está sustentada por verdades supremas e magnificas: A existência de um Deus Santo, Criador e Soberano, a queda e contaminação do homem do homem e de toda a criação pelo pecado, a encarnação do Verbo, o Filho de Deus que desce a esse mundo para realizar o mais sublime ato de resgate, a redenção para  os homens caídos e contaminados pelo pecado, a sua morte terrível na cruz,a sua ressurreição, a sua segunda vinda em glória e poder, o juízo final e a sentença aos impenitentes e a herança dos santos comprados pelo sangue do Cordeiro.
 Intercaladas a essas verdades fundamentais estão outras verdades não menos sublimes. Toda a doutrina tem a sua preciosidade e importância suprema dentro do contexto da economia de Deus.
 Assim como Esaú que não deu valor a sua primogenitura, e isso tinha uma importância magnifica no contexto cultural e espiritual do Antigo testamento, ele então vende a sua primogenitura por um prato de lentilhas, ou como Balaão que com astucia acaba desviando-se dos propósitos do Senhor, negociando o seu ministério profético, levando os filhos de Israel a prostituição, gostaria de "gritar" em palavras: A Ortodoxia é inegociável!
 Infelizmente estamos vendo com intensidade de insensibilidade, que os altares modernos, os chamados púlpitos cristãos, estão servindo para sacrificar mais verdades do que proclama-las. a custo de que?
 Estão negociando a verdade pela conveniência. Digamos que o foco mudou, de diversas formas. O pragmatismo e o humanismo se infiltraram sorrateiramente, e um dos meios mais sutis de infiltração é pela musica. A musica antropocêntrica é extremamente humanista, o foco da necessidade humana deixou de ser o espiritual, agora é o material. A soberania de Deus foi deslocada da teologia, o centro passa ser o homem, um evangelho que anuncia a centralidade da necessidade humana e a função de um "deus servo" que corresponda ao homem, que se incline aos caprichos de um coração egoísta. A religião cristã de movimento emancipado do mundo, como vimos no primeiro seculo, é agora um movimento associado com o mundo e seus valores. negociaram a sã doutrina. Porque? porque o sistema cristão moderno está centrado no materialismo, no impressionismo e no misticismo. Um sistema cujo fundamento é o monetário, a religião cristã movimenta muito dinheiro, e o processo para se arrecadar muito dinheiro é sacrificar toda a verdade para atrair a multidão que não quer ouvir a verdade, engana-las com uma mensagem adulterada do evangelho, a fim de arrecadar somas para que a maquina do imperio religioso funcione. Isso é obvio! A musica cristã moderna é puramente comercial, uma musica dentro de um contexto cultural pode ser boa, mesmo sendo cristã, se fale das aflições ou aborde questões existenciais e nos convide a reflexão, isso não é errado. Mas a musica litúrgica não deve ter outro foco. a musica da adoração, a musica espiritual, nunca pode ser humanista ou antropocêntrica. Mas a adoração está fora de moda e a musica sacra mais ainda. A ordem deve preceder a espiritualidade, no tabernáculo, ficava no átrio, a bacia de bronze e o altar do holocausto, no lugar santo, a mesa e o candelabro e no santo dos santos a arca da aliança. A ordem precede a espiritualidade, Deus não é Deus de confusão mas de ordem.
Sacrifica-se a verdade, por medo. Medo de ficar só, medo de não ter sucesso no empreendimento religioso. Uma vez que a visão sempre se desloca para os resultados. Os fins passam a justificar os meios. Um abismo chama outro abismo, o uso de estrategias e meios incompatíveis com a sã doutrina são usados, com o argumento que funcionam. O resultado é a substituição do pode de Deus pelo poder anímico. A Dinâmica do poder do Espirito Santo é substituída pelo mecânica da alma.

 A enfase no resultado leva a outros desvios. O tipo de mensagem tem que mudar de foco. As doutrinas da graça são substituídas por sermões temáticos de auto-ajuda, mensagens que se encaixem perfeitamente aos desejos do homem caído. Negocia-se a doutrina da cruz,ela não é mais uma demostração da gravidade do pecado, agora passa a ser somente uma demostração do grande amor de Deus pelo homem. Todo o teor do juízo é tirada dela, ela não é mais um simbolo de maldição, a cruz para o evangélico moderno é mais um simbolo de amor. Porque essa troca? porque isso não ofende o pecador. A verdade ofende, a verdade divide, a verdade confronta, a verdade do evangelho é um desafio constante que afronta a lógica religiosa do homem caído. Pense em João Batista, a verdade para ele era inegociável, sua ortodoxia pode ser classificada na modernidade como intolerante. Ele denunciou um pecado, e o contexto era claro, envolvia gente que tinha dinheiro, influencia e poder. Mas isso não foi motivo para João Batista temer ou usar de conveniência, tentar de alguma forma acariciar o pecado de adultério, porque um confronto poderia colocar em risco a sua própria vida. é isso que eu chamo de ortodoxia inegociável, João Batista tinha, Elias tinha. Num momento crucial, onde a solidão batia na espiritualidade de Elias, ao ponto de não acreditar existir mais fidelidade entre seus conterrâneos, O Senhor declara ao nobre profeta que ainda existiam fieis a ortodoxia, gente que não negociou com a apostasia "Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou"(I Reis 19:18) Não importa as ofertas e  as vantagens que Jezabel oferecia, permanecer firme na verdade, em epoca de apostasia total é um grande desafio ao caráter e a fé.
 Assim também vimos como a postura dos três amigos de Daniel é digna de ser imitada. Novamente estava em jogo a própria vida. Isso significava um "adeus" as vantagens que eram oferecidas a todos os que eram fieis ao monarca babilônico. O confronto era de rigor mui elevado. A fornalha era a sentença para os que não quisessem trocar a fidelidade a Deus pela fidelidade ao monarca babilônico. porém a percepção espiritual aguda daqueles três jovens o levaram para uma atitude radical, não se prostraram diante da estatua. A imagem se acende no nosso coração, multidões aos milhares, todos prostrados em reverencia e adoração, diante daquela gigantesca estatua. Porem havia três que não negociaram a ortodoxia, mesmo diante da morte como sentença.

 A verdade tem o custo do sangue de Cristo, muito mais precioso do que salários ou cargos eclesiásticos. A sentença da cruz não se adapta ao glamour ao conforto e a luxuria da religião materialista. A obra da cruz não pode ser rebaixada a estrategias de marketing, negociar as coisas santas e cometer prostituição espiritual. Desde a era primitiva, onde a igreja vivia no poder e na consolação do Espirito Santo, ecoa essas palavras: "Tu porém prega o que convém: a sã doutrina" (Tito 2:1) O poder do Espirito Santo não pode ser substituída por técnicas de persuasão ou a arte da retorica, a consolação do Espirito Santo e os conselhos de Deus são incompatíveis com a psicologia. A religião materialista negocia com coisas materiais. Os servos de  Mamom, seguem o mesmo caminho da duplicidade do povo de Israel, quando estavam em franca apostasia."Assim temiam ao Senhor, mas temiam serviam aos deuses, segundo os costumes das nações, dentre as quais tinham sido transportados" (II Reis 17:33)


Que o Senhor nos ilumine nesses tempos de confusão e trevas espirituais

Pr Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content