sexta-feira, 6 de maio de 2016

Derrotando os Gigantes Para Tomar posse das bençãos


Leitura: Números 13

No capitulo citado acima, o Senhor manda Moisés separa um príncipe de cada tribo, para espiar a terra prometida.  A missão desses príncipes, era fazer uma avaliação técnica da terra de Canaã. Deveriam estudar a qualidade do solo, os frutos, a paisagem e os povos tribais que estavam assentados naquela região. 
Foi surpreendente descobrir, como a terra manava leite mel, era uma terra abundante, cheia dos mais doces frutos, a fertilidade daquele lugar certamente poderia ser equiparada com o jardim do Eden, pois alem da abundancia de frutos, eles cresciam de tal forma, que dois homens com uma vara foram necessários para levar um cacho de uvas para provar aos israelitas a fartura da terra e sua poderosa fertilidade. Esse era o perfil da terra prometida: uma terra abundante, com aragens exorbitantes, paisagens paradisíacas e uma fertilidade incomum!
Porém havia na terra de Canaã, gigantes, esses era os anaquins, e ao observarem que a terra estava cheia deles, os espias se sentiram amedrontados, e se sentiram como inferiores e incapazes de confrontar os anaquins, para expulsa-los da terra para tomarem posse da promessa do Senhor. Esse perfil dos habitantes de Canaã constrangeu os espias, e eles ficaram como medo, e na mentalidade deles, a terra prometida era apenas uma utopia, não poderiam possui-la. Os gigantes estavam lá para impedir que os israelitas tomassem posse e se assentassem no solo sagrado, prometido pelo Senhor.
 Nós temos claras lições espirituais aqui! e devemos entender que os gigantes de Canaã, os filhos de Anaque eram a vista dos espias, como grandes obstáculos, que iriam impedir a posse da terra, e por causa disso, eles se retraíram, e pareciam j[a contar com a derrota. a terra de Canaã não poderia ser conquistada, porque os gigantes iriam impedir...
 Meus irmãos, na vida cristã há algo parecido com essa expeirencia dos espias. O foco daueles homens ficou nos gigantes, que pareciam ser os grandes guerreiros que não deixariam que o povo de Deus tomasse posse de toda a terra prometida. Hoje, muitos cristãos precisam tambem espiar a terra, mas no entanto ao descobrirem as maravilhosas bençãos do céu, aos descobrirem as maravilhosas bençãos de Cristo, ao descobrirem as riquezas insondaveis do Salvador, descobrem tambem que há gigantes, que ameaçam essa conquista.  Veja bem, muitos gigantes parecem ser gigantes, porque ao invés de uma confiança em Cristo, o foco, o centro da atenção passa a ser esses gigantes. Visto de um prisma carnal, os gigantes parecem ser invenciveis. na vida cristã, principlamente para novos cristãos, aparecem muitos desses "anaquins" são os problemas mais variados, há muito tipos de gigantes e personalidades opostas a posse de Canaã, essa diversidade de obstaculos podem ser uma lição clara, de que muitas dificuldades começam a aparecer quando queremos viver a vida cristã. Muitos desses gigantes parecem realmente ser grandes e insuperaveis, como certos vicios. e, de fato, pela força natural da alma, jamais serão vencidos, eles só podem ser vencidos quando estamos cheios do Espirito Santo, quando estamos dispostos a uma entrega condicional a Cristo, e manter nossos olhos no Autor e Consumador da nossa fé. Nós encontramos muitos gigantes que não querem que tomamemos pose das bençãos em Cristo, opositores que não permitem a entrada ao Reino eterno, embora essa oposição seja fraca, porque maior é aquele que está conosco do que aquele que está no mundo (I João 4;4) na verdade por falta de fé e cuidado, acaba-se por dar mais enfase aos obstaculos do que para as promessas, e acima de tudo, diminui-se o poder de Deus e aumenta-se o pdoer do inimigo, e esse tipo de visão jamais devria existior naquele que quer viver uma vida cristã vitoriosa.
 É verdade que há muitos gigantes que não querem que desfrutemos das uvas saborosas do vale de Escol, eles não querem que desfrutemos da suavidade do azeite, não querem permiri que o nosso paladar experimente a doçura do mel, nem mesmo que tomemos do leite nutritivo. eles querem que fiquemos estagnados no deserto, na secura e retraidos. Porém, a ordem era possuir a terra. Os gigantes precisam ser derrotados. Há muitos gigantes que lutam contra a nossa posse, é verdade, e se estudarmos as escrituras, de uma forma geral, havia muitos gigantes na vida de muita gente que queria servir ao Senhor. José, na casa de Potifar enfrentou o gigante da tentação, uma mulher sensual e sedutora queria manchar a alma de José com a lama infernal do adultério. Mas ele venceu o gigante. Para José chegar onde chegou, ele precisou vencer gigante apos gigante que chegou para confronta-lo, e é isso que nós também precisamos fazer. Vencer os gigantes. Isso não significa que temos poder para isso, mas que na medida que nos rendemos ao Senhor, ele concede pelo seu Santo Espirito Precioso, a força para vencermos. Os gigantes querem nos derrubar, porem vamos até o Senhor e Ele nos concede a força para derrubar os gigantes.

Há muitos tipos de opositores na vida de cada cristão, as vezes são vícios que precisam ser vencidos, as vezes são pecados de omissão, as vezes defeitos de caráter, preguiça, murmuração, inveja, vergonha de servir a Deus, timidez, avareza, etc. Em Atos 5 Ananias e Safira não venceram os gigantes alojados no coração. Ananias foi mentiroso e avarento, veja como a mentira e a  avareza nesse caso destruiu completamente a vida de Ananias, depois Safira, a sua esposa, detectamos os gigantes no coração dela, a avareza, a mentira e a cumplicidade com o pecado. Cada contexto tem seus gigantes que precisam ser expulsos. As vezes eles estão alojados no nosso lar ou no nosso casamento. e até mesmo na igreja.
Quais os gigantes que querem interferir no curso de tuas conquistas espirituais? muitos gigantes se encontram alojados dentro de nós mesmos, são as paixões que combatem contra a nossa alma, Paulo em I Corintios 16:9 fala de sua própria experiencia no seu confronto com os gigantes: "Porque uma porta grande e eficaz se me abriu, e há muitos adversários" nesse caso, os inimigos do evangelho e até mesmo o mundo espiritual caído infestado de demônios e espíritos imundos, lutavam contra o ministério de Paulo, porém em outra parte ele mesmo declarou: "Mas em todas essas coisas somos, somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou"(Romanos 8:37) Cristo nos garante a vitória, mas precisamos estar submisso a ELE, temos que estar unidos a Cristo para sermos participantes da sua vitória sobre a morte, sobre o pecado e sobre o inferno! 

 Há gigantes que impedem a posse definitiva da vida cristã vitoriosa? a gigantes que impedem o progresso da sua vida espiritual? você precisa identificar esses gigantes, eles precisam ser derrotados, expulsos e desalojados da nossa vida. Temos que viver na terra prometida e não sonhar com ela, temos que viver a vida cristã de forma pratica e não fazer da religião cristã um faz de conta. Cristianismo não é uma utopia distante, é a experiencia da vida poderosa que flui do Cristo que ressuscitou dos mortos. A vida cristã é experiencial, não é um conjuntos de crenças e liturgias guardadas no bau do coração. a vida cristã é uma realidade de vida, muito mais do que conceitos abstratos de palavras, é a vida concreta de uma pessoa: Cristo. Em João 14:6, por exemplo Cristo Jesus nosso Salvador afirmou ser o Caminho, a Verdade e a Vida. ele não disse ter um caminho e ter a verdade e ter uma vida, ele disse que Era, e ainda é (Hebreus 13:8)
Derrote os gigantes, identifique eles, expulse eles da sua vida, entre na terra prometida da vida cristã, você deve se chegar até a videira, e a vida fica na esfera de uma conquista, passe por cima dos gigantes, você é um sarmento que precisa ligar-se de onde vem a seiva da vida espiritual, Jesus diz em João 15 que ele é a videira verdadeira e nos somos as varas, precisamos estar ligado nEle para receberemos plenitude de vida espiritual e sermos mais do que vencedores.

Deus te abençoe muito

Essa mensagem foi pregada no dia 5 de abril de 2016 em nosso núcleo familiar, na cidade de Paulo Lopes SC

Pr Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content