terça-feira, 3 de maio de 2016

O Poder da Regeneração no Homem Interior




As sagradas escrituras nos ensinam que o homem que nasceu do alto, cuja natureza foi transformada pela obra divina da regeneração, vive em verdadeira santidade e justiça (Efesios 4:24).  Não é um homem comum ou pecador aos olhos dos anjos e do próprio Senhor. O homem regenerado, não ama mais o pecado, pelo contrario ama os mandamentos de Deus. Ele não se revolta ou se aborrece quando é corrigido, mas sofre com paciência a lapidação de seu próprio caráter. Ele entende que a correção vai torna-lo ainda mais santo, por isso sofre com prazer. A grande demanda de cristãos que vivem na superficialidade espiritual, revela que não tiveram uma transformação profunda. Não se arrependeram de verdade. Em Atos 3;19, o arrependimento e a conversão são processos verdadeiros para gerar cristãos legítimos. No grego, arrependimento é metanoia, mudança de mentalidade, isso significa mudança de opinião ou mudança de pensamentos. Hoje encontramos pessoas que se dizem convertidas, mas não mudam de pensamento e opinião. Quando eram incrédulas, usavam roupas sensuais e mundanas, alimentavam vícios pessoais, e agora, professando a fé cristã, ainda sustentam as mesmas opiniões. Como pode existir sinais de conversão e regeneração em gente que sustenta as mesmas opiniões do mundo? esse é um erro comum em nossos dias. A palavra conversão por sua vez, no grego é epistrepho, e significa mudança de direção. Aqui implica uma mudança de proposito e visão. uma vez que entendemos que a visão determina o caminho que devemos prosseguir, a conversão significa deixar de servir ao pecado para combater contra ele. é andar na contramão de um sistema perverso, é opor-se aos valores extremamente mundanos de uma sociedade pecadora, é opor-se as forças das trevas. Não existe sinal de conversão num homem, que mesmo sendo religioso, frequentando uma reunião, tomando posse de um exemplar da bíblia, descendo as águas batismais e portador de uma carteira de membro, não está confrontando as trevas com a luz, o pecado com a santidade, a rebelião com a obediência. Há em nosso tempo um cristianismo perigoso e fadado ao fracasso por causa da sua mensagem estratégica de angariar adeptos. num simples toque de magica, se convoca os impenitentes para uma chamada de altar para fazer uma oração repetida, rasa e desprovida de essencia espiritual e pronto. O sistema eclesiástico fabricou mais um adepto. Isso é errado, fatalmente errado. Somos chamados a convocar as pessoas ao arrependimento e a conversão, para que o Espirito Santo possa fazer uma obra na vida do pecador perdido. Isso é mais profundo, é mais desafiador é mais confrontador! Meu amigo, uma religião adotada com liturgias e adereços espirituais não possuem poder suficiente para fazer um único cristão autentico. A verdadeira religião cristã é tem um poder transformador eficiente, o verdadeiro cristianismo não produz hipócritas.

 Deus, pelo Espirito Santo Eterno, faz uma obra maravilhosa no espirito do homem, la na essência do seu ser, essa obra de regeneração não é algo superficial, mas profundamente transformador.  Henry Scougal escreveu: "A religião verdadeira é uma união da alma com Deus, uma real participação da natureza divina, a propria imagem de Deus gravada na nossa alma".  Uma vez que o Espirito Santo começa a iluminar nosso homem interior, passamos a experimentar aquele texto de proverbios que diz que a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Um homem espiritual não se corrompe interiormente, mas se aperfeiçoa a cada dia.


Soli Deo Glória

Pr Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content