segunda-feira, 2 de maio de 2016

O Caminho do Pensamento Elevado



Pensai nas coisas que são de cima Colossenses 3:2

Nosso pensamento é um produto da nossa consciência, ele se desenvolve em nosso mundo interior, o mundo da nossa imaginação é muito amplo e misterioso.  Esse mundo deve estar controlado pelo Espirito Santo, pois só assim poderemos levar todos os nossos pensamentos cativos á Cristo. Embora seja a consciência a sede de nosso intelecto, o entendimento espiritual é algo mais profundo, porque a experiencia do entendimento das coisas espirituais só acontecem quando nosso espirito está iluminado (Provérbios 20:27). As escrituras afirmam que o homem natural não compreende as coisas do Espirito de Deus, mas o homem espiritual discerne bem todas as coisas. (I Corintios 3:14 e 15).
 Jesus fala sobre a sede da nossa consciência, ela está no coração, ou seja na mente, no amago da nossa personalidade, naquela parte onde está a nossa alma e espirito. Quando o espirito está obscurecido pelo pegado, só a alma funciona. Quando Adão caiu, ele tornou-se um ser de consciência psicológica, seu espirito perdeu a comunhão com Deus, e sua consciência era uma consciência limitada e contaminada pelo pecado. essa é a condição do homem natural. O homem espiritual, é o homem regenerado, que recebe o Espirito Santo Consolador para habitar no seu interior. A partir da regeneração, o homem muda o foco do seu pensamento. Jesus falou que do coração do homem procede todas as formas de pecados (Mateus 15:19) mas as virtudes celestiais começam a nascer no amago do homem interior, quando o Espirito Santo começa a influenciar e gerenciar a nossa consciência.
Pensar nas coisas do alto, é algo que somente pessoas que nasceram de novo podem fazer de forma genuína. trata-se antes de tudo de um desapego completo da vida natural terrena, Jesus fala sobre isso em João 12;25. Para que sirvamos ao Senhor e tenhamos um amor verdadeiro por Ele, temos que odiar o oposto. Aqui não se trata do ódio violento inspirado pela rebelião satânica, mas trata-se de uma sentimento de completa oposição e rejeição contra valores decadentes e princípios mundanos e diabólicos. Jesus fala sobre isso quando diz por exemplo que não podemos servir a dois senhores, porque amaremos um e odiaremos o outro. A questão é que Deus exige fidelidade total aos que se comprometem a servi-lo, não ´reafirmou Jesus sobre a santa doutrina de que devemos amar ao Senhor de todo o nosso coração, com todas as nossas forças? As palavras de Paulo em Colossenses 3 ecoam com muito vigor, ele começa com algo que antecede a vida do pensamento espiritual: "Se já ressuscitaste com Cristo"(Colossenses 3;1) aqui está a chave para o pensamento elevado: só os que nasceram de novo e renderam-se incondicionalmente ao labor do Espirito Santo no homem interior, podem experimentar tal pensamento elevado.  No contexto, através de uma leitura cuidadosa entendemos que o espiritual ganha vida na medida em que o carnal morre. Por isso Paulo em seguida fala sobre a mortificação da carne. 
Paulo fala também sobre o pensamento elevado em Filipenses 4:8: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai". As escrituras falam muito sobre esse assunto. é verdade que a maioria dos cristãos são completamente descuidados no assunto do pensamento. Por ser nosso mundo interior, ele não é afetado por questões exteriores. Não há leis que punem o homicídio no pensamento, não há disciplina para a imoralidade no pensamento, aqui está algo que nos leva para a complexidade de conduta. Somos livres no para pensar o que quiser? todos os homens terão que dar conta por seus atos mentais! e ao cristão, a santificação do pensamento é um dever. o desapego as coisas materialistas e mundanas, deve ser um exercício de piedade em nossas vidas.
Ao pensar nas coisas divinas, estamos trazendo a natureza das coisas celestiais para dentro do nosso coração. Lembre-se que o mundo e os seus reinos possuem atrativos, na tentação no deserto, satanás mostrou para Cristo os reinos desse mundo e a glória deles. Tanto com Cristo como com Eva, houve uma batalha que envolveu o universo mental.
 O caminho do pensamento elevado é o caminho da santa obediência e o caminho da santa comunhão com o Senhor. Estejamos cientes dessa verdade. Que o Senhor nos abençoe ricamente através dessa verdade tão preciosa.


Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content