terça-feira, 10 de maio de 2016

O Caminho da Plenitude Existencial

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos  Mateus 11:28





Todos temos uma vida e um destino. Há um percurso, e para a vida eterna, um precursor: Jesus Cristo, o Salvador dos homens. A vida de Cristo não foi somente doada para a morte na cruz pela redenção do homem, foi doada para a ressurreição daqueles que estão mortos em seus pecados. A vida comum e secular nos impõe muita carga. O tributo da vida biologica é a canseira e o sofrimento. Todos pagamos por isso. O fim do sofrimento do cristão é a glória celeste.  Porem há muito alivio, em Cristo. Mesmo cristãos carregam muitas bagagens desnecessárias no coração. Uma dessas bagagens é a ansiedade. Há outras bem mais pesadas como o desejo de satisfazer o ego, A busca por fama, glória, aplausos, riquezas, bens materiais, tem um custo muito alto. A simplicidade e a vida de piedade, vivida de forma simples, nos livra de muita carga mundana. A felicidade não consiste em ter muitas coisas terrenas, mas em ter a Cristo que nos concede tudo o que precisamos para viver uma felicidade plena. Cristo nos dá paz, não a paz que o mundo dá, Cristo dá a alegria, o jubilo pleno, o gozo inefável, o mundo e suas coisas não podem dar isso para um cristão. O mundo engana os pecadores e ilude os cristãos de uma forma geral. 
 Os pesos que carregamos podem ser verdadeiras cargas inúteis, mas descobrimos isso só no final da vida, quando descobrimos que tudo aquilo, pelo qual tanto lutamos não podem ser levados para a eternidade. nada, nem mesmo um centavo da nossa conta bancaria, nem mesmo uma unica agulha, pode ser transportada para a esfera espiritual. Nossos medos e preocupações, obscurecem mais o caminho, nossas ansiedades e nossa vida não centralizada em Cristo desequilibra toda a jornada espiritual. 
No final de sua vida salomão grita: Tudo é vaidade! mas no alto da cruz, Cristo brada: "está consumado" Cristo alcançou um proposito na dor, e Salomão experimenta uma decepção no prazer. As lições são claras, mas elas passam despercebidas na nossa vida. Fugimos sempre do sacrifício, e andamos sempre atrás do prazer. A vida de mortificação da carne, nos convida a sofrer o prejuízo das coisas passageiras, para vivenciar as coisas mais espirituais profundas em Cristo.
Essa breve vida morta nos dá por natureza, um fardo, porque deveríamos acrescentar mais coisas a esse fardo? a vida cristã verdadeira, é orientada por uma esperança de vida eterna, e por desfrute da presença e da comunhão com Deus. O grande brado de Asafe, ecoa como palavras estranhas a essa geração: "Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti"(Salmos 73:25) Davi parece olhar na mesma direção, pois ele também brada: "Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há farturas de alegrias; a tua mão direita há delicias perpetuamente"(Salmos 16:11)
 Vinde a mim, é o convite de Cristo, e usamos tanto o texto de Mateus para evangelizar, e olhando para essa geração, vimos como fardos pesados de mundanismo e coisas seculares e inúteis muitas vezes são colocadas sobre nossas costas, o promoção do materialismo e das vaidades da vida como um estilo de pregação que fala atrair as multidões aos templos revelam isso. O modo como as pessoas querem negociar com Deus, a busca das utilidades materialistas concedida por um Deus que barganha com pecadores, tem sido o reflexo da mensagem dos profetas modernos. Porém riquezas e vaidades não trazem plenitude existencial. Somente em Cristo, temos as riquezas insondáveis e somos abençoados com toda a sorte de benção espirituais nos lugares celestiais, e veja bem, nos lugares celestiais, não nesse mundo de pesares e vaidades. Devemos levar o nosso coração para onde se encontra o nosso tesouro. Cristo esperança na glória, é o nosso bem maior.


Parte II

"Deve ficar claro que o caminho estreito que conduz a vida eterna, é tão cheio de aventuras, quanto o caminho largo que leva a destruição" (F W Boreham)

"Só Ele deve ser louvado e bendito em tudo, acima de todas as coisas" (Tomás de Kempis"

"Para o homem espiritual, nada é secular, tudo é sagrado" (Charles Spurgeon)

"Procurei durante toda a vida, todas as coisas sem Deus, e perdi tudo no fim da vida. Achei a Cristo na vida e perdi todas as outras coisas por causa dEle, e ganhei tudo o que procurava na bendita eternidade" (C. J. Jacinto)

Jesus prometeu três coisas aos discipulos: Eles seriam ousados, seriam absurdamente felizes e eles teriam problemas constantes. (G K Chesterton)


"A alma do homem pode finalmente bradar: Lar doce lar! quando ela encontra verdadeiro descanso na vontade de Deus"(Fuchsia Pickett)

Soli Deo Glória



Autor: Pr Clavio J. Jacinto





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content