segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

AS MONTANHAS PODEM SER LANÇADAS NO MAR ATRAVÉS DA FORÇA DA NOSSA FÉ?



No Livro de Dotoyevski, “Os Irmãos KaramazovI há uma “disputa de crenças”, em que os KaramazovI, citam Mateus 17:20 e argumentam  uma suposta contradição entre a realidade da fé e a realidade dos fatos a disputa segue uma linha de argumento entre a lógica e a incredulidade.  Afinal de contas, as montanhas podem ser removidas com o poder da nossa fé? O que Jesus queria ensinar com isso? Já ouvi muitas explicações, entre as quais Jesus falou sobre “montanhas de problemas” e não montanhas literais. É lógico que Cristo estava apontando para uma montanha literal, porém ele estava usando uma figura de linguagem, e isso é muito fácil de entender prestando atenção ao contexto imediato. Jesus fala sobre a fé do tamanho de um grão de mostarda. Ora, isso é uma linguagem claramente figurada. A fé não pode ser medida de forma literal. Não existe um aferidor físico para demonstrar um tamanho da fé. Por isso, ao fazer tal comparação, Jesus está usando uma linguagem técnica para ensinar princípios espirituais. Se a comparação é figurada então a interpretação também é figurada. Ao falar sobre as possibilidades da fé, Cristo não está ensinando que os cristãos têm o poder de causar destruição ou fazer coisas absurdas e irracionais. Aliás, uma montanha sendo lançada no mar, causa desordem sem propósito definido.
Não! Jesus não estava ensinando que a fé pode mover uma montanha literal e jogá-la no mar. Essa é uma linguagem simbólica que revela de forma simples, que a nossa fé nos conduz a experiência de realizar coisas extraordinárias e impossíveis dentro dos propósitos de Deus. Fala da singularidade da providencia divina dentro da esfera da fé dos homens devotos. Vejamos por exemplo: O mar vermelho se abriu uma vez só. Cristo não quis ensinar que todos os seguidores poderiam remover montanhas  todos os dias. Isso seria um absurdo. Por isso o texto deve ser tomado como uma figura do poder da fé dentro dos propósitos da vontade e do plano de Deus. Além disso, devemos entender a passagem dentro do contexto cultural em que foi escrito o Novo Testamento. Uma montanha que é  lançada no mar, pode ser entendida como os escombros de uma cidade sendo lançada no mar, depois de uma guerra, tendo em vista que as cidades geralmente ficavam em lugares elevados como o cume de uma montanha, isso ocorreu durante as guerras daquela época, e dessa forma, os discípulos entendiam que Jesus não estava ensinando um absurdo, mas algo que de alguma forma, acontecia simbolicamente, porque as ruínas de uma cidade poderiam representava a montanha onde ela estava assentada. (1)






Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content