sábado, 21 de janeiro de 2017

O Remanescente e a Apostasia

O apologista Eric Barger afirmou com muito acerto : “ Não há dúvida de que vivemos na era da apostasia cada vez maior. A Igreja autêntica, ou "remanescente", mencionada no Livro do Apocalipse parece estar diminuindo, pelo menos em nossa cultura ocidental. E um número crescente de pessoas que permanecem firmes e fiéis à Palavra de Deus estão se tornando agudamente conscientes de falsos ensinamentos e falsos professores que pontilham a paisagem cristã.” (1) Essa notáveis palavras devem ser de alguma forma, dignas de nossa atenção. Está diminuindo o remanescente. Ou melhor, está diminuindo o grupo de cristãos sinceros que não se conformaram com a apostasia crescente em nossos dias. Eu poderia afirmar com certeza, depois de muitos anos de estudos, mais de duas décadas, que a igreja evangélica moderna tem erguido altares não para proclamar a verdade, mas para sacrificar ela, em prol das conveniências materialistas que a religião pode oferecer.
Jesus falou sobre o engano, ele disse que seria um engano sutil, complexo por causa da natureza oculta, do disfarce. Os lobos devoradores espirituais, que destroem as almas dos homens, que desviam os corações do caminho da verdade, possuem um perfil aperfeiçoado, para enganar as massas. Lobos interiores, mas com uma requintada fantasia, uma mascara de ovelha. Assim, os que olham para a superfície e se deixam levar por aparências, caem na armadilha mortal desses lobos interiores. Além disso, o disfarce permite que andem livremente por corredores religiosos, usando suas táticas de disfarces, sendo que, possuindo nomes, títulos e formas aparentes de piedade, negam a eficácia dela. Grande parte dos cristãos, senão a maioria esmagadora, cai nas armadilhas desses lobos devoradores. Embora a bíblia de tantos sinais de identificação desses lobos disfarçados de ovelhas, o simples descuido em estudar e levar a sério as advertências bíblicas, leva os cristãos sem discernimento a uma fatalidade espiritual. Temos por exemplo a advertência de Pedro:
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” (2 Pedro 2:1-3)
Note as palavras de Pedro com atenção, a religião lucrativa, heresias de perdição promovidas de modo sutil, encobertamente. A facilidade com que se introduz hoje as mais aberrantes heresias se dá ao fato de que seus ouvintes não conhecerem a Palavra de Deus e não estudarem a Bíblia de modo correto e com muita dedicação.
Além disso, parte da cristandade hoje pertencem ao ramo carismático e pentecostal.  Nesses setores da cristandade, são promovidos os mais sérios desvios doutrinários das ultimas décadas. A maior parte desses cristãos estão sendo enganados, porque usam uma aferição errônea, digo isso com grande tristeza dentro do coração. Convivendo por décadas entre lideres e cristãos carismáticos pentecostais, falo do que sei por experiência própria. Tais cristãos supõe que a evidencia de um verdadeiro cristão seja ele líder ou não, é ter experiências místicas. O pseudo misticismo reina como um imperativo  entre tais. Além disso, a ênfase que dão aos dons, leva-os  a concluírem que a evidencia de dons em um cristão é a prova definitiva de que tal é um cristão verdadeiro. Não é dada quase nenhuma ênfase ao fruto do Espírito, a vida interior de comunhão com Deus, as experiências pseudo místicas e a hipótese de dons manifestos é o centro aferidor. Por isso o falar em línguas, revelações, experiências pseudo místicas confere a tais, uma espécie de carta de crédito entre pentecostais e carismáticos.
As escrituras nos admoestam a não crer a todo o espírito, mas provar se eles procedem de Deus (I João 4:1) Quem prova os espíritos hoje? Você conhece alguém que faz isso? Em certas comunidades, agir de modo a tentar testar a procedência da experiência mística, é uma ofensa. Aqui está a inversão de valores:  Testar os espíritos hoje, é ser taxado de intolerante, incrédulo, carnal etc. Mas vejamos como Cristo elogiou a igreja de Efeso, porque ela testou certos lideres e ensinadores que se auto-intitulavam “apóstolos”
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. (Apocalipse 2:2)
São testados os apóstolos modernos? São provadas suas revelações e suas experiências? São testados pelo crivo das escrituras, suas doutrinas inovadoras? Se você fizer isso hoje, será classificado como um fanático intolerante.  A superioridade espiritual de um grupo de cristãos está na forma como ele examina ensinos comparando-os com as escrituras, para saber se experiências e doutrinas estão debaixo da autoridade e da aprovação dos oráculos inspirados do Senhor a Bíblia Sagrada! 
Paulo com toda a sua bagagem de conhecimento apologético, com toda a sua eficácia espiritual, com toda a sua teologia refinada, foi provado pelos crentes de Beréia.
 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (Atos 17:11).
A virtude dos bereanos era louvável! Tinham discernimento, e não queriam ser enganados por ninguém, pois um engano religioso, poderia refletir na eternidade e trazer danos irreparáveis.
Infelizmente poucos são os cristãos modernos que carregam as virtudes dos bereanos, a maioria de deixa levar pelo engodo do disfarce, em,borá encontremos tantas advertências nas escrituras, a cristandade moderna ignora completamente essas advertências, as custas de prejuízos espirituais que podem a longo prazo, serem irreparáveis.

(1) http://www.ericbarger.com/discernment.ugly.htm

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content