A fé baseada em experiências tem
raízes no gnosticismo, não é meramente uma fé ortodoxa. Tenho visto como certos
"cristãos" são conduzidos por experiências de vozes interiores e
locuções internas, a fim de demonstrar ser espiritual e crê cegamente que está recebendo
orientações diretas de Deus, sem contudo ter a bíblia como única regra de fé.
Trata-se de um perigo e uma porta aberta para o engano, quando alguém ao invés
de consultar a bíblia para saber qual a vontade de Deus para a sua vida, busca
ouvir vozes internas para receber orientação, ele está cedendo terreno ao
engano. O gnosticismo defendia a idéia de que não a fé mas o conhecimento é que
leva o homem a experimentar a salvação, a idéia é que a matéria era má, porem
formas mais refinadas de gnosticismo podem ser vista hoje, através do movimento
d renovação carismática por exemplo, onde busca alicerçar a fé nos sentimentos
e em experiências místicas subjetivas. Certo dia conversando com um certo
"pastor " evangélico, notei sua extrema convicção confiante, ele
afirmava "Deus falou comigo, mandou eu abrir um ministério", logo em
seguida notei os desvios doutrinários e as aberrações promovidas pelo seu
"ministério" isso é uma espécie de gnosticismo que infectou parte do
movimento religioso atual sob o rotulo de cristianismo. Outro dia fui
testemunha ocular e presencial de um outro "pastor" que apresentou
aos obreiros um modelo exclusivo de oração pelos perdidos, é claro que como
subterfúgio usou textos isolados das Escrituras para dar credibilidade a sua teoria,
seriam sete semanas, com sete domingos de consagração, cada participante teria
que orar por sete pessoas. Como essa idéia surgiu? disse o tal
"pastor" que Deus tinha falado para ele fazer isso. Bem, com certeza,
NÃO A BÍBLIA, mas a experiência em si foi o fator determinante para dar
credibilidade ao assunto. Isso é gnosticismo, infelizmente isso é comum hoje em
dia
Travers e Jewel van der
Merwe, no livro "Fire Strangers, The rise gnosticism in the church"
advertiram: "Infelizmente, as tendências gnósticas estão se desenvolvendo
a um ritmo alarmante dentro da Igreja. Já no Segundo Século, o gnosticismo
infiltrou a teologia cristã. Desde então, gradualmente saturou a Igreja e
é agora, nestes últimos dias, explodindo não só dentro da Igreja, mas também
nas instituições seculares. O mundo está sendo preparado para uma forma
religiosa gnóstica predominante, uma Nova Ordem que governará uma grande parte
do mundo antes de Cristo retornar."
A questão principal nesses
últimos dias é que não parece haver relevância nenhuma ás exortações
claras como Judas 3, onde devemos batalhar pela fé que uma vez foi dada
aos santos. ESSA FÉ FOI ENTREGUE, ela não seria entregue posteriormente ao
cânon. A mensagem cristã central está no ensino de Cristo, ao que está
escrito, como podemos ver na performance de Cristo contra o diabo, usando a
bíblia como arma espiritual contra manifestações sobrenaturais. Essa
relevância a bíblia foi primeiramente colocada como
princípio por Cristo em Mateus 4, na tentação ele usa a bíblia como
espada, na ofensiva contra o diabo. O novo Testamento começa com a
importância suprema da Palavra de Deus, como autoridade como superior as
mensagens sobrenaturais do diabo e todas as astucias de um espiritualismo que
se apresentou na tentação, como sedutor. A reação de Cristo, perante essa
tentação de ordem sobrenatural pôs fim ao confronto, fazendo uso
eficaz da Palavra escrita. Isso é de suma importância, se queremos entender
essa queda da igreja atual para o espiritualismo gnóstico. Heat Henning,
explica :"Hoje, os profetas e apóstolos modernos oferecem suas novas
revelações como um conhecimento superior de Deus para uma nova era. Muitas
das reivindicações proféticas desses movimentos contemporâneos estão
estabelecendo novas doutrinas que se alinham com os antigos ensinamentos do
gnosticismo antigo"(1)
O espiritualismo cativa, o
gnosticismo dava ênfase a experiência porque elas traziam "status" aos
seus seguidores, eles teriam acesso a conhecimento sobrenatural, seriam superiores
aos demais. Não apenas um livro era suficiente, a bíblia não era suficiente
para eles, algo mais era necessário, e então cediam a busca de experiências do
conhecimento sobrenatural extra-bíblico. Devemos entender que parte do
movimento gnóstico professava a fé cristã, eles não negavam o cristianismo mas
misturavam a fé cristã com o esoterismo, essa mistura era fatal. Uma abertura
para experiências sobrenaturais levou os gnósticos ao naufrágio da fé e um
caminho rápido para o lamaçal do ocultismo. Creio que é exatamente isso o que
ocorre hoje, é complexo lidar com esse assunto. Quando lemos livros
espiritualmente ortodoxos como "Genuína Experiência Espiritual" de
Jonathan Edwards, sabemos que a religião cristã apresenta suas doçuras e nos
remete para experiências, mas elas são objetivas, claramente bíblicas e que
servem para sustentar a mais ferrenha ortodoxia, tudo o que no afasta da sacra
ortodoxia e do terreno sagrado da são doutrina não tem procedência divina, não
é promovido pelo Espírito Santo. A ação central do Espírito Santo é conduzir o
cristão a verdade, então sua missão é para nos levar para dentro das
Escrituras, porque Cristo já determinou que elas são a verdade (João 17:17)
A questão final desse artigo é:
um cristão deve viver pela fé ou por sentimentos e experiências? o que
determina nosso relacionamento correto com religião cristã, não é de outra
forma, senão como aplicamos a fé nessas questões. O justo viverá pela fé, e
entende-se por fé, uma confiança plena no que Deus sentiu e fez por nós, e não
nos nossos sentimentos. A verdadeira experiência está com Cristo, que na cruz
suportou as mais agonizantes dores por causa de nossos pecados. (I Pedro 2:24)
A experiência radical da sentença mortal dos nosso pecados estavam em Cristo, e
nós precisamos aceitar isso com fé. O gnosticismo tomou outro rumo, a experiência
de entrar num campo de êxtases místicos para receber novas revelações, e obter
conhecimento esotérico sobre assuntos espirituais, era a base da crença
gnóstica. Hoje não é diferente em varias ramificações do movimento carismático
pentecostal, que buscam orientações por meios idênticos: revelação
extra-bíblica, encontramos os crentes que alegam possuírem uma missão especial,
receber novas revelações e se auto-considerarem como portadores de uma
espiritualidade mais avançada. Abriu-se um campo de extenso onde a levedura da
apostasia se estendeu por todo o mundo, por causa desse gnosticismo. Novas
doutrinas e as mais obscuras heresias sobressaíram do campo do gnosticismo
cristão de nossa época.
(1) veja o artigo sobre Gnose e
Novos Profetas em:
Autor Clavio J. Jacinto
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