segunda-feira, 27 de maio de 2024

As Inclinações Malignas do Ego

 

 

 

As Inclinações Malignas do Ego

 

Thimoty Lin

 

 

Aqueles que estudam as Escrituras

sabem que o primeiro pecado do universo esta registrado em Isaias 14: 13-14. Esses dois versos consistem em cinco frases

curtas. Cada frase tem sujeito, verbo auxiliar (vontade), verbos (subir, levantar, sentar, subir, comparar) e infinitivo. Embora o verbo (exceto "subir") e a clausula em cada frase sejam diferentes, o "eu" e o "desejo" são idênticos. Esta estrutura de frase, sem

duvida, esta nos dizendo que o sujeito "eu" e o responsável pela queda da estrela brilhante, filho da estrela da manha e da estrela da manha. Ele não queria estar sob os ceus, mas queria subir aos céus. Ele considerava uma pena ser igual as estrelas e queria estar acima de

todas Ele não gostava de se apresentar a Deus, mas queria sentar-se no Monte da Assembléia. Ele não estava disposto a morar sob as nuvens, mas queria exibir

seu nome acima das nuvens. Ele não

estava disposto a obedecer a Deus e

queria ser Seu igual. O orgulho de seu "eu" e tão grande que Deus não pode deixar de julgá-lo! Portanto, a natureza básica do primeiro pecado do universo nada mais e do que "eu"! O segundo pecado do universo esta registrado em Genesis capitulo 3. Depois de le-lo, e natural que façamos a pergunta: "Por que Deus puniu Adão e Eva

tão severamente? Tudo o que eles fizeram foi comer uma fruta!Sim, mas o que Deus exigia não era uma questão de magnitude ou freqüência, mas uma questão de principio. Qual era então o principio envolvido em comer o fruto do bem e do mal? A resposta e claramente declarada em Genesis 3:22: "O Senhor disse: 'Eis que o homem se tornou como um de nos, conhecendo o bem e o mal."'

Este versículo nos diz que sua semelhança com Deus não esta na onipotência ou onisciência. mas apenas no comportamento referente a "conhecer o bem e o mal" (que também pode ser traduzido como "escolher entre o bem e o mal"). Com esse comportamento, eles

alcançaram um nível semelhante a

Deus. Eles não são mais como antes,

quando concordavam de todo o coração com Deus sobre o que e certo e o que e errado. Agora eles querem usar seu próprio julgamento para decidir o que e bom e o que e mau! Em outras palavras, eles não estão dispostos a obedecer a Deus. Eles queriam fazer "o eu" como

Deus e ser igual a Deus. Portanto, comer o fruto do bem e do mal era apenas uma demonstração da condição rebelde do coração! Desta forma, o pecado de Adão e o desejo de Satanás de ser como a maioria

Altos são apenas caminhos diferentes que levam ao mesmo destino! Portanto, quando Adão foi expulso do Jardim do Éden, foi devido a instigação de seu

"eu"! Olhando para a igreja de hoje, não ha muitos que estão "comendo o fruto do bem e do mal"? Eles não apenas desconsideram os mandamentos repetidos de Deus a igreja nas Escrituras, Não apenas essas duas partes das Escrituras revelaram isso. Se analisarmos

todos os pecados nas Escrituras,

descobriremos que não existe um único pecado que não tenha se originado do "eu". Onde existe o "eu", existe a presença do pecado!

---

 

Viver na graça de Deus não significa viver na prática do pecado, mas viver no combate contra o pecado (C. J. Jacinto)

 

“É impossível a luz iluminar o caminho de um homem que permanece de olhos fechados, também é impossível ao homem enxergar a glória do Evangelho, se permanecer fechado em seus próprios erros.

 

O Senhor pagou o preço elevado da Sua própria vida para nos resgatar de uma existência de vaidades, não há, pois espaço para superficialidades em algo que seja tão profundo. (C. J. Jacinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content