quinta-feira, 16 de maio de 2024

Existe um Deus?

 


Deus existe? Aqui estão seis razões simples para acreditar que Deus realmente existe.

Por EveryStudent.com

Pelo menos uma vez você não adoraria que alguém simplesmente lhe mostrasse a evidência da existência de Deus? Sem torcer o braço. Nenhuma declaração de “Você apenas precisa acreditar”. Bem, aqui está uma tentativa de oferecer honestamente algumas das razões que sugerem que Deus existe.

Mas primeiro considere isso. Quando se trata da possibilidade da existência de Deus, a Bíblia diz que há pessoas que viram evidências suficientes, mas suprimiram a verdade sobre Deus. 1 Por outro lado, para quem quer conhecer a Deus se ele está aí, ele diz: “quando você me buscar de todo o coração, serei encontrado por você”. 2

Antes de examinar os fatos que cercam a existência dele, pergunte-se: se Deus existe, eu gostaria de conhecê-lo? Aqui estão algumas razões a serem consideradas.

#1: Deus existe? Considere nossa terra.

Como você pode ver nesta foto, nossa Terra é um pequeno ponto comparado ao tamanho do Sol.

É ainda mais surpreendente que a distância da Terra ao Sol seja absolutamente perfeita. Mais longe do sol, todos nós congelaríamos. Mais perto e nós queimaríamos.

Embora a Terra permaneça a esta distância perfeita do Sol, ela gira em torno do Sol a uma velocidade de quase 67.000 mph, criando estações e biodiversidade no nosso planeta.

E enquanto se move em torno do Sol, a Terra também gira em torno de seu eixo, permitindo que toda a superfície da Terra seja adequadamente aquecida e resfriada a cada 24 horas, e também nos proporcionando dia e noite.

Tudo isso continua sem interrupções e com precisão imutável.

A própria Terra também tem exatamente o tamanho certo. A sua força de gravidade correspondente forma uma atmosfera composta principalmente por gases de azoto e oxigénio, suspensa apenas 80 quilómetros acima da superfície da Terra, a mistura certa de gases para sustentar a vida vegetal, animal e humana.

Se a Terra fosse menor, uma atmosfera seria impossível, como a do planeta Mercúrio. Se fosse maior, a sua atmosfera conteria hidrogénio livre, como a de Júpiter. 3

Acrescente a isso, nossa Lua tem o tamanho e a distância perfeitos da Terra para sua atração gravitacional. A Lua cria marés e movimentos oceânicos importantes, para que as águas oceânicas não estagnem, ao mesmo tempo que evita que os nossos enormes oceanos se espalhem pelos continentes. 4

A própria água também contém características incríveis e complexas, necessárias para nossas vidas.

#2: Deus existe? Dê uma olhada na água.

A água é incolor, inodora e sem sabor, mas nenhum ser vivo pode sobreviver sem ela. Plantas, animais e pessoas consistem principalmente de água. O corpo humano é composto por cerca de dois terços de água.

O que impressiona são as características da água e como cada uma delas se adapta a nós.

Por exemplo, a água tem uma ampla margem entre o ponto de ebulição e o ponto de congelamento. Isso nos permite viver em um ambiente de mudanças flutuantes de temperatura, enquanto mantemos nossos corpos em constantes 98,6 graus.

A água também é um solvente universal que permite que nutrientes, produtos químicos e minerais se dissolvam facilmente em nossos corpos e sejam transportados para os menores vasos sanguíneos. 5

Além disso, a água também é quimicamente neutra, o que significa que ela não interage nem altera as substâncias que ingerimos em nosso corpo.

A água tem uma tensão superficial única que permite que a água flua para cima contra a gravidade, trazendo água e nutrientes vitais até mesmo para o topo das árvores mais altas.

A água congela de cima para baixo e flutua, para que os peixes possam viver no inverno. Como a água é transparente, a luz solar pode penetrar profundamente nos lagos e oceanos, permitindo a fotossíntese da vida vegetal, o que leva a um ambiente diversificado de peixes e vida marinha.

97% da água da Terra está nos oceanos. Mas na nossa Terra, vemos um sistema de evaporação que absorve as águas do oceano, remove o sal e forma nuvens facilmente movidas pelo vento para dispersar a água purificada sobre a terra, para a vegetação, os animais e as pessoas.

Esta rápida olhada na Terra e na água é suficiente para perguntar: “O que causou isso?” Então, vamos considerar o início de todo o universo. O que sabemos sobre o que o trouxe à existência?

#3: Existe um Deus? O Começo do Universo

O universo nem sempre existiu. Teve um começo. Só isso é profundo.

Os cientistas estão convencidos de que o nosso universo começou com uma enorme explosão de matéria, energia e luz, que hoje chamamos de Big Bang. Foi o início singular de tudo o que existe em nosso universo.

Quando você vê um prédio, você sabe que foi construído por pessoas. Não apenas apareceu. E nem sempre existiu.

A ciência determinou que o universo teve um começo. O que causou isso?

Steven Weinberg, ganhador do Nobel de Física, disse no momento desta explosão: "o universo estava a cerca de cem bilhões de graus centígrados... e o universo estava cheio de luz". 6

Isto é estranhamente paralelo ao registro: "No princípio, Deus criou os céus e a terra... e Deus disse: 'Haja luz', e houve luz." 7 Surgiu não da matéria, mas do pronunciamento. Uma palavra falada. "Que haja luz."

O astrofísico Robert Jastrow, que se autodenomina agnóstico, afirmou: "Para o cientista que viveu pela fé no poder da razão, a história termina como um pesadelo. Ele escalou as montanhas da ignorância; ele está prestes a conquistar o pico mais alto; ao passar pela rocha final, ele é saudado por um grupo de teólogos que estão sentados ali há séculos." 8

"Levante os olhos e olhe para o céu: quem criou tudo isso? Você não sabe? Você não ouviu? O Senhor é o Deus eterno, o Criador dos confins da terra." 9

"...pois ele ordenou e eles foram criados." 10

E as leis da física que governam o universo? O que eles nos dizem sobre o grande cuidado de Deus por nós?

#4: Deus existe? Veja as Leis da Natureza.

Grande parte da vida pode parecer incerta, mas veja com o que podemos contar dia após dia: a gravidade permanece consistente, uma xícara de café quente deixada sobre uma bancada esfriará, a Terra gira nas mesmas 24 horas e a velocidade da luz não. não muda – na Terra ou em galáxias distantes de nós.

Nosso mundo opera de acordo com leis imutáveis ​​e confiáveis, que são uniformes em todo o universo.

Todas as ciências – biologia molecular, química, física, astronomia, etc. – dependem destas leis consistentes da natureza: a lei da gravitação universal, as leis do movimento de Newton, a conservação da energia, a lei da termodinâmica, etc.

A Dra. Emily Baldwin comentou: "Um dos números mais importantes da física, a proporção de massa próton-elétron, é a mesma em uma galáxia a seis bilhões de anos-luz de distância e aqui na Terra.…" 11

Em nossas vidas diárias, podemos viver com estabilidade sabendo que a gravidade nunca muda. A velocidade da luz é confiável quando ligamos um interruptor. O fogo está sempre quente. A água de um lago no verão é sempre porosa.

Estas leis da natureza não são apenas consistentes, mas também matematicamente mensuráveis. Isto permitiu à humanidade explorar e resolver problemas com fiabilidade em todos os campos da ciência, medicina, construção, aviação... em tudo.

Uma coisa é encontrar leis ordenadas que governem o universo. O facto de poderem ser medidos e discutidos em termos matemáticos precisos não nos deixa sem explicação lógica, excepto que parece planeada.

Será que temos um Deus que não apenas existe, mas que em bondade criou um universo que nos permite viver com uma previsibilidade racional e imutável, dando-nos as ferramentas para construir, criar e resolver problemas?

Agora vamos passar do universo para uma área mais pessoal... o que lhe foi dado para funcionar em sua vida.

#5: Deus existe? O que há de verdade sobre você?

Seu cérebro processa simultaneamente uma grande quantidade de informações. Ele absorve todas as cores e objetos que você vê, a temperatura ao seu redor, a pressão dos seus pés contra o chão, os sons ao seu redor, a secura da sua boca e a textura de um objeto em sua mão.

Ao mesmo tempo, registra todas as suas emoções, pensamentos e memórias. Ao mesmo tempo, ele monitora as funções contínuas do seu corpo, como padrão respiratório, movimento das pálpebras, batimentos cardíacos, movimento de cada músculo, fome.

O cérebro humano processa mais de um milhão de mensagens por segundo. 12 Ele avalia a importância de todos esses dados, filtrando os relativamente sem importância para que você possa se concentrar e operar de forma eficaz em seu mundo.

Seu cérebro funciona de maneira diferente dos outros órgãos. Existe uma inteligência nisso, a capacidade de raciocinar, de produzir sentimentos, de sonhar e planejar, de agir e de se relacionar com outras pessoas.

Além do cérebro, poderíamos falar sobre as funções do coração, do sistema respiratório, como o olho consegue distinguir entre sete milhões de cores e muito mais.

É difícil observar detalhadamente o corpo humano e concluir que tudo simplesmente se encaixou perfeitamente. Será que olharíamos para um carro inanimado e concluiríamos que não havia nenhum planejamento por trás dele? Por que concluiríamos que tal planejamento não ocorreu em uma entidade viva muito mais complexa como você, que reside neste ambiente incrível chamado Terra?

Você já considerou o modelo que informa os processos do nosso corpo? Aqui está.

#6: Deus é real? Veja nosso DNA.

No centro de cada célula do seu corpo está um plano completo de como seu corpo foi projetado para funcionar.

Este código de instruções muito detalhado, que reside como DNA em cada célula do seu corpo, funciona como um programa de computador em miniatura.

Um programa de computador é composto de uns e zeros, assim: 110010101011000. A forma como o programador os organiza diz ao programa de computador o que fazer.

O código do DNA em cada uma de nossas células é muito semelhante. É composto de quatro unidades químicas, chamadas bases de nucleotídeos, que os cientistas abreviam como A, T, G e C. Elas estão organizadas na célula humana assim: CGTGTGACTCGCTCCTGAT e assim por diante. Existem três bilhões de pares dessas letras organizadas com precisão em cada célula humana. 13

Não existe programa sem programador; e, com o DNA, um programa semelhante ao de um computador reside em cada célula!

Assim como você pode programar seu telefone para tocar por motivos específicos, o DNA instrui a célula a agir de uma determinada maneira. É um manual de instruções completo. 14

Por que isso é tão incrível? É preciso perguntar… como é que este programa de informação passou a existir em cada célula humana? Estes não são apenas produtos químicos. São produtos químicos que instruem e codificam de forma muito detalhada exatamente como o corpo da pessoa deve funcionar.

Resumindo

Não há nada de aleatório no mundo em que vivemos.

Consideramos como o universo começou. E como a nossa Terra permanece a uma distância perfeita do Sol, à medida que se move em torno do Sol proporcionando uma distribuição uniforme de luz e calor.

Vimos como a nossa Terra contém a atmosfera e a água exatas necessárias para a vida humana, animal e vegetal.

E vimos que vivemos com leis da natureza consistentes e confiáveis ​​que, curiosamente, podem ser medidas matematicamente. Todas as nossas explorações e descobertas ao longo dos tempos foram possíveis devido a estas leis confiáveis.

Vimos como nossos cérebros processam uma quantidade incrível de informações a cada segundo. E vimos que os três mil milhões de substâncias químicas em cada célula do nosso corpo actuam como um programa sofisticado que instrui todos os nossos pensamentos, memórias, músculos, respiração, comunicação humana e muito mais.

Nada nisso parece aleatório, desleixado ou acidental. A conclusão mais lógica e sensata é que algo fora do nosso universo trouxe tudo isso à existência.

Além disso, e talvez o mais surpreendente, tudo o que nos foi proporcionado mostra uma intenção de amor e cuidado por nós, pelo nosso bem-estar.

Notas de rodapé: (1) Romanos 1:19-21 (2) Jeremias 29:13-14 (3) RED Clark, Creation (Londres: Tyndale Press, 1946), p. 20 (4) As Maravilhas da Criação de Deus, Moody Institute of Science (Chicago, IL) (5) Ibid. (6)Steven Weinberg; Os primeiros três minutos: uma visão moderna da origem do universo; (Livros Básicos, 1988); p 5. (7) Gênesis 1:1-3 (8) Robert Jastrow; Deus e os Astrônomos; (Readers Library, Inc.; 1992) (9) Isaías 40:28 (10) Salmo 148:5 (11) Dra. Emily Baldwin; "As leis da Terra ainda se aplicam ao universo distante"; AstronomyNow. com; Junho de 2008. (12) As Maravilhas da Criação de Deus (13) https://www.genome.gov/human-genome-project/Completion-FAQ (14) Francis S. Collins, diretor do Projeto Genoma Humano, e autor de A Linguagem de Deus, (Free Press, Nova York, NY), 2006

 

https://www.everystudent.com/features/is-there-a-god.html

 

Cristianismo bíblico em essência é o manifestar pleno da graça de Deus: Cristo fez tudo por nós. O restante, o número total de todas as religiões do mundo se baseiam na superstição de que a salvação é um mero esforço humano e na sua versão piorada, a redenção humano é fruto de uma mistura do suor humano com o sangue de Cristo (C. J. Jacinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content