segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A Perversão da Fé (II Timoteo 2:18)



Uma das declarações mais claras de Paulo é que a fé ortodoxa de um cristão pode ser pervertida por falsos ensinos. A palavra grega no texto de II Timoteo 2:18 que foi traduzido como perverter é “Anatrepousin” significa literalmente destruir, arruinar, tornar-se inútil. Paulo no contexto cita o nome dos propagadores das heresias destruidoras (Pedro também adverte sobre a destruição causada por heresias promovidas por pregadores falsos que se infiltrariam na comunidade cristã. II Pedro 2:1) Himeneu e Fileto ensinavam doutrinas errôneas na comunidade apostólica, e a conseqüência disso, foi a ruína da fé de alguns.  O texto é claro. Paulo revela o nome desses promotores de vandalismo espiritual, Himeneu e Fileto. Tais pregadores promoviam a ruína espiritual através de suas heresias. Anos de fé, e sempre vejo que a maioria esmagadora dos cristãos não dá importância para a sã doutrina. Poucos possuem um conhecimento básico das doutrinas cristãs, são presas fáceis das mais terríveis e perversas heresias. A fé de muitos naufraga, mas os mesmos não percebem o perigo que envolve a aceitação de erros doutrinários. O efeito de doutrinas falsas é muito grande, é devastador.
Paulo afirma que Himeneu e Fileto, desviaram-se da Fé, e estavam pregando ensinos heréticos a respeito da ressurreição.  Usando uma terminologia muito severa a respeito dos efeitos dessas falsas doutrinas, o apostolo diz que  as palavras desses dois falsos doutores, tinha o efeito de uma gangrena que corrói a carne humana.  Essa é uma figura mundo extrema, Paulo está dando ênfase sobre o perigo das falsas doutrinas, as heresias e falsos ensinos, corroem como gangrena. Um efeito tão devastador deveria levar cada cristão a uma precaução muito grande. Porém os falsos  doutores, as mais terríveis heresias circulam no meio cristão, e pasmem! Quem financia essas hereges, senão os cristãos sem percepção espiritual. Pelo fato dos falsos pregadores se revestirem com a mesma roupagem dos verdadeiros (esses últimos são raros em nosso meio) Circulam livremente onde não existe discernimento. Enquanto que Paulo tem uma reação de repulsa e rejeição com relação aos ensinos de Himeneu e Fileto, hoje, além dos falsos pregadores ensinam suas doutrinas falsas no meio cristão, alguns opõem-se contra os mais sinceros que querer expor os erros e os desvios doutrinários de muitos falsos profetas. Afirmam que não é ético ou politicamente correto expor nomes e denunciar aqueles que pregam erros doutrinários. Com o pretexto de que não podemos “tocar os ungidos de Deus” Ora, só o deus desse século é que pode ungir seus pregadores para proclamaram heresias de perdição e doutrinas de demônios (I Timóteo 4:1) Deus não capacita, e isso seria um ultraje, uma afronta ao Espírito Santo, afirmar que um pregador é ungido e cheio do Espírito Santo para promover doutrinas, com efeito, gangrena. Destruir a fé, desviar as almas da sã doutrina e fazer a fé naufragar.
Não é em vão que Paulo admoeste com as mais dignas palavras em II Timóteo 2:15, que o obreiro aprovado precisa manejar bem a palavra da verdade. De outra forma, a fé dos ouvintes irá ser destruída, se o pregador não tem um domínio completo das doutrinas centrais da fé cristã, e não faça uma boa hermenêutica do texto sagrado, para construir um sermão encima das verdades bíblicas contextualizada, usando uma excelente exegese, ele não promoverá  vida espiritual, mas ele pode  promover gangrena espiritual.
Místicos modernos no meio cristão rejeitam o estudo sistemático das escrituras, e querem substituir a palavra escrita, por revelações extra-biblicas. Além de rejeitarem o conselho de Deus e o seu propósito em nos deixar o legado espiritual das santas escrituras como lâmpadas que nos conduzem por caminhos seguros (Salmos 119:105), afrontam o Espírito de Cristo que inspirou o texto sagrado e afirmou que toda a escritura é útil (II Timóteo 3:16) Afirmo com tristeza profunda no coração que conheço muita gente que Dá importância extrema a qualquer tipo de misticismo barato  e ignora ou despreza a palavra de Deus e escrita (Veja Provérbios 13:13)
A falsa doutrina tem o poder de corroer os fundamentos da fé.  Trata-se de um perigo, mas porque não há uma rejeição forte e decidida por tudo àquilo que não tem respaldo das escrituras ou diminui a sua autoridade? Enquanto que Jesus mesmo diz que a palavra de Deus é a verdade (João 17:17) e Paulo testifica que toda a escritura é inspirada (II Timóteo 3:16) não é pequena a parcela de cristãos, se é que realmente são de fato cristãos, que buscam revelações místicas provenientes de sonhos, êxtases e experiências místicas.
Himeneu e Fileto tinham uma “nova revelação” a ressurreição como os apóstolos ensinaram não estava correta. Havia ouvintes, sempre há pessoas descuidadas, que não prezam pela sã doutrina, que amam as novidades. Em outras partes das escrituras encontramos os estragos feitos por falsos pregadores em diversas comunidades cristãs. Em Tiatira, os cristãos toleravam uma certa Jezabel  que ensinava erros doutrinários e enganava os ouvintes (Apocalipse 2:20) Pergamo tolerava os que pregavam a doutrina de Balaão( Apocalipse 2:14) A igreja de Efeso tolerava a doutrina dos nicolaitas (Apocalipse 2: 6 e 15) Todas foram repreendidas por Cristo, tinham rachaduras e falhas no sistema teológico, porque toleravam falsos ensinos. Paulo fala a Tito sobre pregadores que ensinavam o que não convém por torpe ganância (Tito 1:11) e então exorta a Tito a pregar a sã doutrina(Tito 2:1)
Ouvir pregadores heréticos, que não manejam bem a palavra da verdade, é conduzir a sua alma ao naufrágio da fé. Os ventos de doutrinas falsas afastam o coração do homem do verdadeiro evangelho. Talvez esses fatos sejam imperceptíveis agora, porque o engano corrompe a sensibilidade espiritual. Uma das estratégias do diabo é usar táticas de enganos sem que a vitima esteja apercebida disso. Então ele cria todo um ambiente pseudo espiritual, com sentimentos e êxtases agradáveis, para assim ludibriar suas vitimas.
Milhões de pessoas são enganadas, bebem leite racional falsificado, ao invés de beberem das fontes da Palavra de Deus. Nunca devemos beber de  leite espiritual diluído, ou seja ,a verdade com a mentira. Esse é um ingrediente venenoso que tem causado estragos eternos e arruinado muitas almas, repito, é um ingrediente espiritual venenoso, a verdade do evangelho diluída com as heresias e filosofias humanas e revelações místicas extras bíblicas.
Se é importante que o pregador esteja comprometido a pregar a sã doutrina, então mais essencial  é que os verdadeiros cristãos estejam comprometidos a ouvir a sã doutrina.

Isso é de suprema importância, talvez a simples ignorância sobre esse assunto, leve muitos ao descuido de não tomar um extremo cuidado com o assunto do ensino correto e ortodoxo, tais poderão ter a vida espiritual devastada, e pior de tudo, é que terão percepção desse estrago, quando o naufrágio da alma esteja já tocando o fundo da escuridão do erro,”Acautelai-vos, que ninguém vos engane”(Mateus 24:4)

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content