segunda-feira, 20 de março de 2023

Nutrição da alma em primeiro lugar

 



Aprouve ao Senhor ensinar-me uma verdade, cujo benefício não perdi, por mais de quatorze anos. O ponto é este:

Eu vi mais claramente do que nunca que o primeiro grande e principal negócio ao qual eu deveria atender todos os dias era ter minha alma feliz no Senhor. A primeira coisa a se preocupar não era quanto eu poderia servir ao Senhor, ou como eu poderia glorificar o Senhor; mas como posso levar minha alma a um estado feliz e como meu homem interior pode ser nutrido. Pois posso procurar apresentar a verdade aos não convertidos, posso buscar beneficiar os crentes, posso procurar aliviar os aflitos, posso de outras maneiras procurar me comportar como se tornasse um filho de Deus neste mundo; e, no entanto, não estando feliz no Senhor, e não sendo alimentado e fortalecido em meu homem interior dia a dia, tudo isso pode não ser atendido com o espírito correto.

Antes disso, minha prática havia sido, pelo menos dez anos antes, como uma coisa habitual, entregar-me à oração, depois de me vestir pela manhã. Agora, eu vi que a coisa mais importante que eu tinha que fazer era dedicar-me à leitura da Palavra de Deus e à meditação nela, para que assim meu coração pudesse ser consolado, encorajado, advertido, reprovado, instruído; e que assim, por meio da Palavra de Deus, ao meditar nela, meu coração possa ser levado à comunhão experiencial com o Senhor.

Comecei, portanto, a meditar no Novo Testamento desde o início, de manhã cedo. A primeira coisa que fiz, depois de ter pedido em poucas palavras a bênção do Senhor sobre sua preciosa Palavra, foi começar a meditar na Palavra de Deus, procurando como se fosse cada versículo, para obter bênção dela; não para o ministério público da Palavra, não para pregar sobre o que eu havia meditado, mas para obter alimento para minha própria alma.

O resultado que descobri é quase invariavelmente este, que depois de poucos minutos minha alma foi levada à confissão, ou à ação de graças, ou à intercessão, ou à súplica; de modo que, embora eu não me entregasse, por assim dizer, à oração, mas à meditação, ela se transformou quase imediatamente mais ou menos em oração. Quando assim eu estiver por um tempo fazendo confissão ou intercessão, ou súplica, ou dado graças, eu vou para as próximas palavras ou versículos, transformando tudo, conforme eu prossigo, em oração por mim ou por outros, conforme a Palavra pode levar. a ele, mas ainda mantendo continuamente diante de mim que o alimento para minha própria alma é o objeto de minha meditação. O resultado disso é que sempre há muita confissão, ação de graças, súplica ou intercessão misturada com minha meditação, e então meu homem interior quase invariavelmente é nutrido e fortalecido de forma sensata, e que na hora do café da manhã, com raras exceções, estou em um estado de espírito pacífico, se não feliz. Assim também o Senhor tem o prazer de me comunicar aquilo que, logo depois ou em um momento posterior, descobri que se tornou alimento para outros crentes, embora não tenha sido por causa do ministério público da Palavra que eu dei me dedicar à meditação, mas para o benefício do meu próprio homem interior.

A diferença, então, entre minha prática anterior e minha atual é esta:

Antigamente, quando me levantava, começava a orar o mais rápido possível e geralmente passava todo o meu tempo até o café da manhã em oração, ou quase todo o tempo. Em todos os eventos, quase invariavelmente comecei com a oração, exceto quando senti minha alma mais estéril do que o normal, caso em que li a Palavra de Deus para me alimentar, ou para refrescar, ou para um reavivamento e renovação de meu homem interior. antes de me dedicar à oração.

Mas qual foi o resultado? Frequentemente passava um quarto de hora, ou meia hora, ou mesmo uma hora, de joelhos, antes de ter consciência de ter obtido conforto, encorajamento, humilhação de alma, etc., e muitas vezes, depois de ter sofrido muito com divagando durante os primeiros dez minutos, ou um quarto de hora, ou mesmo meia hora, só então comecei realmente a orar. Quase nunca sofro agora dessa maneira. Pois meu coração, primeiro sendo nutrido pela verdade, sendo levado à comunhão experimental com Deus, então falo a meu Pai e a meu Amigo (embora eu seja vil e indigno disso), sobre as coisas que Ele trouxe antes mim em Sua preciosa Palavra.

Muitas vezes agora me surpreende que eu não tenha visto esse ponto antes. Em nenhum livro eu li sobre isso. Nenhum ministério público jamais trouxe o assunto diante de mim. Nenhuma relação privada com um irmão me incitou a esse assunto. E, no entanto, agora, desde que Deus me ensinou este ponto, é tão claro para mim como qualquer outra coisa, que a primeira coisa que o filho de Deus deve fazer todas as manhãs é obter alimento para seu homem interior. Como o homem exterior não está apto para o trabalho por qualquer período de tempo, a menos que comamos, e como esta é uma das primeiras coisas que fazemos pela manhã, assim deve ser com o homem interior. Devemos levar comida para isso, como cada um deve permitir.

Agora, qual é o alimento para o homem interior? Não a oração, mas a Palavra de Deus; e aqui novamente, não a simples leitura da Palavra de Deus, de modo que apenas passe por nossas mentes, assim como a água corre por um cano, mas considerando o que lemos, ponderando sobre isso e aplicando-o em nossos corações. Quando oramos, falamos com Deus. Agora, a oração, a fim de ser continuada por qualquer período de tempo de qualquer maneira que não seja formal, requer, em geral, uma medida de força ou desejo piedoso e, portanto, a época em que esse exercício da alma pode ser mais efetivamente realizada é depois que o homem interior foi nutrido pela meditação na Palavra de Deus, onde encontramos nosso Pai falando conosco, para nos encorajar, nos confortar, nos instruir, nos humilhar, nos reprovar. Podemos, portanto, meditar proveitosamente, com a bênção de Deus, embora estejamos sempre tão fracos espiritualmente; não, quanto mais fracos somos, mais precisamos de meditação para fortalecer nosso homem interior.

Assim, há muito menos a temer de divagar a mente do que se nos entregarmos à oração sem antes termos tido tempo para meditação. Eu me detenho particularmente neste ponto por causa do imenso benefício espiritual e refrigério que tenho consciência de ter obtido dele, e eu afetuosa e solenemente imploro a todos os meus irmãos na fé que ponderem sobre este assunto. Pela bênção de Deus, atribuo a este modo a ajuda e a força que recebi de Deus para passar em paz por provações mais profundas, de várias maneiras, do que nunca antes; e depois de ter tentado esse caminho por mais de catorze anos, posso, no temor de Deus, recomendá-lo plenamente.

Além disso, geralmente leio, depois da oração familiar, porções maiores da Palavra de Deus, quando ainda prossigo minha prática de ler regularmente as Sagradas Escrituras, às vezes no Novo Testamento, às vezes no Antigo, e por mais tempo. de vinte e seis anos eu provei a bem-aventurança disso. Eu também reservo, então ou em outras partes do dia, um tempo mais especialmente para a oração. Quão diferente, quando a alma é revigorada e feliz no início da manhã, do que é quando, sem preparação espiritual, o serviço, as provações e as tentações do dia vêm sobre nós. GEORGE MÜLLER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content