segunda-feira, 20 de março de 2023

O Espírito da Verdade


 


 

'Mas, quando vier o Consolador, a quem eu vos enviarei da parte do Pai, sim, o Espírito da Verdade , que procede do Pai, Ele dará testemunho de mim.' (João 15:26)



'Quando Ele, o Espírito da Verdade , vier, Ele os guiará em toda a Verdade; pois Ele não falará por Si mesmo; mas tudo o que Ele ouvir, isso Ele falará.' (João 16:13)

Duas árvores tipificam duas maneiras

Deus criou o homem à Sua imagem; tornar-se como Ele mesmo, capaz de manter comunhão com Ele em Sua glória. No Paraíso, dois caminhos foram apresentados ao homem para alcançar essa semelhança com Deus. Estes foram tipificados pelas duas árvores - a da vida e a do conhecimento. O caminho de Deus era o primeiro - através da vida viria o conhecimento e a semelhança de Deus; ao cumprir a vontade de Deus e participar da vida de Deus, o homem seria aperfeiçoado. Ao recomendar o outro, Satanás assegurou ao homem que o conhecimento era a única coisa a ser desejada para nos tornar semelhantes a Deus. E quando o homem escolheu a luz do conhecimento acima da vida em obediência, ele entrou no terrível caminho que leva à morte. [1] O desejo de saber tornou-se sua maior tentação; toda a sua natureza foi corrompida, e o conhecimento era para ele mais do que obediência e mais do que a vida.

Sob o poder desse engano, que promete felicidade no conhecimento, a raça humana ainda se desvia. E em nenhum lugar isso mostra seu poder de maneira mais terrível do que em conexão com a verdadeira religião e a própria revelação de Deus. Mesmo quando a palavra de Deus é aceita, a sabedoria do mundo e da carne sempre entra; até mesmo a Verdade espiritual é roubada de seu poder quando sustentada, não na vida do Espírito, mas na sabedoria do homem.

Onde a Verdade entra nas partes interiores, como Deus deseja, aí ela se torna a vida do espírito. Mas também pode atingir apenas as partes externas da alma, o intelecto e a razão, e enquanto ocupa e agrada lá, e nos satisfaz com a imaginação de que daí exercerá sua influência, seu poder nada mais é do que o do argumento humano e sabedoria, que nunca alcança a verdadeira vida do espírito. Pois existe uma verdade do entendimento e dos sentimentos, que é apenas natural, a imagem ou forma humana, a sombra da Verdade Divina.

A verdade é substância e realidade

Existe uma Verdade que é substância e realidade, comunicando a quem a possui a posse real, a vida das coisas das quais os outros apenas pensam e falam. A verdade na sombra, na forma, no pensamento, era tudo o que a lei podia dar; e nisso consistia a religião dos judeus. A Verdade da substância, a Verdade como vida divina, foi o que Jesus trouxe como o Unigênito, cheio de graça e verdade. Ele mesmo é 'a Verdade'. [2]

Ao prometer o Espírito Santo a Seus discípulos, nosso Senhor fala Dele como o Espírito da Verdade. Aquela Verdade, que Ele mesmo é, aquela Verdade e Graça e Vida que Ele trouxe do céu como realidade espiritual substancial para nos comunicar, essa Verdade tem sua existência no Espírito de Deus: Ele é o Espírito, a vida interior daquele Verdade Divina. E quando O recebemos, e na medida em que O recebemos e entregamos a Ele, Ele torna Cristo, e a Vida de Deus, a Verdade em nós divinamente real; Ele dá para estar em nós de uma verdade.

Em Seu ensino e orientação para a Verdade, Ele não nos dá apenas palavras e pensamentos e. imagens e impressões, chegando até nós de fora, de um livro ou de um professor fora de nós. Ele entra nas raízes secretas de nossa vida, e planta a Verdade de Deus ali como uma semente, e habita nela como uma Vida Divina. E quando, em fé, expectativa e rendição, esta Vida Oculta é acalentada e alimentada ali, Ele a vivifica e fortalece, para que ela cresça mais forte e espalhe seus ramos por todo o ser.

O Espírito nos revela Cristo

E assim, não de fora, mas de dentro, não em palavras, mas em poder, em Vida e Verdade, o Espírito revela Cristo e tudo o que Ele tem para nós. Ele faz do Cristo, que tem sido para nós apenas uma imagem, um pensamento, um Salvador fora e acima de nós, a Verdade dentro de nós. O Espírito traz com Sua entrada a Verdade para dentro de nós; e então, tendo-nos possuído por dentro, nos guia, como podemos suportar, em toda a verdade.

Em Sua promessa de enviar o Espírito da Verdade do Pai, nosso Senhor nos diz muito definitivamente qual seria Sua principal obra. 'Ele dará testemunho de mim.' Ele havia dito antes: 'Eu sou a Verdade'; o Espírito da Verdade não pode ter nenhuma obra senão apenas revelar e transmitir a plenitude da Graça e da Verdade que há em Cristo Jesus. Ele desceu do Senhor glorificado no céu para dar testemunho dentro de nós, e assim através de nós, da realidade e do poder da redenção que Cristo realizou ali.

Há cristãos que temem que pensar muito na presença do Espírito dentro de nós nos afaste do Salvador acima de nós. Um olhar para dentro de nós mesmos pode fazer isso; podemos ter certeza de que o reconhecimento silencioso, crente e adorador do Espírito dentro de nós só levará a uma apreensão mais completa, verdadeira e espiritual de que somente Cristo é realmente tudo em todos. 'Ele dará testemunho de mim.' 'Ele me glorificará.' É Ele quem fará do nosso conhecimento da Vida e da Verdade de Cristo uma experiência do Poder com o qual Ele opera e salva.

Para saber qual é a disposição ou estado de espírito no qual podemos receber plenamente essa orientação em toda a Verdade, observe as palavras notáveis ​​que nosso Senhor usa a respeito do Espírito: 'Ele os guiará em toda a Verdade, pois Ele não falará de Si mesmo. ; mas tudo o que Ele ouvir, isso Ele falará.'

A marca do Espírito da Verdade é a capacidade de aprender

A marca deste Espírito da Verdade é uma maravilhosa Ensinabilidade Divina. No mistério da Santíssima Trindade não há nada mais belo do que isto, que com uma igualdade divina por parte do Filho e do Espírito, há também uma subordinação perfeita. O Filho poderia alegar que os homens deveriam honrá-lo assim como honraram o Pai, e ainda assim não considerou nenhuma derrogação dessa honra dizer: O Filho nada pode fazer por Si mesmo; como ouço, assim falo. E mesmo assim o Espírito da Verdade nunca fala por si mesmo. Deveríamos pensar que Ele certamente poderia falar de Si mesmo; mas não, só o que Ele ouve, que Ele fala. O Espírito que teme falar do que é seu, que escuta Deus falar, e só fala quando Deus fala, esse é o Espírito da Verdade.

E esta é a disposição que Ele opera, a vida que Ele respira, naqueles que verdadeiramente O recebem - aquela gentil capacidade de aprender que marca os pobres de espírito, os quebrantados de coração, que se tornaram conscientes de que tão inútil quanto sua justiça é sua sabedoria, ou poder de apreender a verdade espiritual; que eles precisam de Cristo tanto para um quanto para o outro, e que somente o Espírito dentro deles pode ser o Espírito da Verdade. Ele nos mostra como, mesmo com a palavra de Deus em nossas mãos e em nossas línguas, podemos estar totalmente carentes daquele espírito de espera, dócil e submisso, ao qual somente seu significado espiritual pode ser revelado. Ele abre nossos olhos para a razão pela qual tanta leitura da Bíblia, conhecimento da Bíblia e pregação da Bíblia têm tão poucos frutos para a verdadeira santidade; porque é estudado e mantido com uma sabedoria que não vem de cima, isso não foi pedido e esperado de Deus. A marca do Espírito da Verdade estava faltando. Ele não fala, Ele não pensa por Si mesmo; o que Ele ouve, que Ele fala. O Espírito da Verdade recebe tudo dia após dia, passo a passo, de Deus no céu. Ele está em silêncio e não fala, exceto e até que Ele ouça.

Esses pensamentos nos sugerem o grande perigo da vida cristã - buscar conhecer a Verdade de Deus em Sua palavra sem esperar distintamente no coração do Espírito da Verdade. O tentador do Paraíso ainda circula entre os homens. O conhecimento ainda é sua grande tentação.

Quantos cristãos existem que poderiam confessar que seu conhecimento da Verdade Divina faz pouco por eles: os deixa impotentes contra o mundo e o pecado; eles sabem pouco sobre a luz e a liberdade, a força e a alegria que a Verdade deveria trazer. É porque eles tomam para si a verdade de Deus no poder da sabedoria humana e do pensamento humano, e não esperam que o Espírito da Verdade os conduza a isso. Os mais sinceros esforços para permanecer em Cristo, para andar como Cristo, falharam porque sua fé se firmou mais na sabedoria do homem do que no poder de Deus. A maioria das experiências abençoadas teve vida curta, porque eles não sabiam que o Espírito da Verdade estava dentro deles para fazer de Cristo e Sua Santa Presença uma realidade permanente.

A grande necessidade de abnegação

Esses pensamentos sugerem a grande necessidade da vida cristã. Jesus disse: 'Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo e siga-me'. Muitos seguem a Jesus sem negar a si mesmos. E não há nada que mais precise ser negado do que nossa própria sabedoria, a energia da mente carnal, conforme ela se exerce nas coisas de Deus.

Aprendamos que em todas as nossas relações com Deus, em Sua palavra ou oração, em todo ato de adoração, o primeiro passo deve ser um ato solene de abnegação, no qual negamos nosso poder de entender a palavra de Deus ou de falar nossa palavras para Ele, sem a direção divina especial do Espírito Santo. Os cristãos precisam negar ainda mais que sua própria justiça, sua própria sabedoria; essa costuma ser a parte mais difícil da negação de si mesmo. Em toda adoração, precisamos perceber a suficiência solitária e a indisponibilidade absoluta, não apenas do Sangue, mas também do Espírito de Jesus. Este é o significado do chamado para ficar em silêncio diante de Deus e em silêncio para esperar nEle; silenciar o fluxo de pensamentos e palavras na presença de Deus e, em profunda humildade e quietude, esperar, ouvir e ouvir o que Deus vai dizer. O Espírito da Verdade nunca fala de Si mesmo: o que Ele ouve, isso Ele fala. Um espírito humilde, atento e ensinável é a marca da presença do Espírito da Verdade.

E então, quando esperarmos, lembremo-nos de que, mesmo assim, o Espírito da Verdade não fala imediatamente ou primeiro em pensamentos que possamos apreender e expressar imediatamente. Estes são apenas na superfície. Para serem verdadeiras, elas devem estar profundamente enraizadas. Eles devem ter profundidade oculta em si mesmos. O Espírito Santo é o Espírito da Verdade porque é o Espírito da Vida: a Vida é a Luz. Não ao pensamento ou ao sentimento Ele fala em primeiro lugar, mas no homem oculto do coração, no espírito de um homem que está dentro dele, em suas partes mais íntimas.

Acredite no Deus vivo

É somente pela fé que é revelado o que Seu ensinamento significa e qual é Sua orientação para a Verdade. Que nosso primeiro trabalho, portanto, hoje seja novamente crer; isto é, reconhecer o Deus Vivo na obra que Ele se compromete a fazer. Vamos acreditar no Espírito Santo como o Divino Vivificador e Santificador, que já está dentro de nós, e entregue tudo a Ele. Ele se mostrará o Divino Iluminador: a Vida é a Luz.

Que a confissão de que não temos vida ou bondade própria seja acompanhada pela confissão de que também não temos sabedoria; quanto mais profundo for nosso senso disso, mais preciosa se tornará a promessa da orientação do Espírito. E a profunda certeza de ter o Espírito da Verdade dentro de nós operará em nós a semelhança do santo mestre e a silenciosa escuta à qual os segredos do Senhor serão revelados.

Oração

Ó Senhor da Verdade, que busca a Verdade nas partes interiores daqueles que Te adoram, eu Te abençoo novamente porque Tu também me deste o Espírito da Verdade, e porque Ele agora habita em mim. Eu me curvo diante de Ti com humilde medo de pedir que eu possa conhecê-Lo corretamente e andar diante de Ti na consciência viva de que o Espírito da Verdade, o Espírito de Cristo, que é a Verdade, está de fato dentro de mim, o eu mais íntimo do meu ser. vida nova. Que cada pensamento e palavra, cada disposição e hábito sejam a prova de que o Espírito de Cristo, que é a Verdade, habita e governa dentro de mim.

Peço-Te especialmente que Ele me dê testemunho de Cristo Jesus. Que a Verdade de Sua expiação e sangue, ao operar com viva eficácia no santuário superior, habite em mim e eu nele. Que Sua Vida e Glória não sejam menos Verdade em mim, uma experiência viva de Sua Presença e Poder. Ó meu Pai, que o Espírito de Teu Filho, o Espírito da Verdade, seja de fato a minha vida. Que cada palavra de Teu Filho através Dele se torne verdadeira em mim.

Eu Te agradeço mais uma vez, ó meu Pai, porque Ele habita em mim. Dobro meus joelhos para que Tu concedas que, de acordo com as riquezas de Tua glória, Ele possa operar poderosamente em mim e em todos os Teus santos. Oh, que todo o Teu povo conheça este seu privilégio e se regozije nele: o Espírito Santo dentro deles para revelar Cristo, cheio de Graça e Verdade, como Verdade neles. Amém.

Notas gerais

Como a visão corporal é uma função da vida animal saudável, a luz espiritual vem apenas de uma vida espiritual saudável. As verdades da vida só podem ser conhecidas vivendo-as; o Espírito da vida somente vivendo no Espírito. Onde a fé se exercita em aceitar e ceder à vida do Espírito na parte oculta, o novo espírito, ali seus ouvidos serão abertos e a voz do Espírito será ouvida. O Espírito da Vida é o Espírito da Verdade. Dentro de você, no seu íntimo, é isso que Deus diz.

O pecado tem um efeito duplo: não é apenas culpa, mas morte; não só opera condenação legal de cima, mas corrupção moral interna. A redenção não é apenas justiça, mas vida: não apenas restauração objetiva, mas subjetiva, ao favor e à comunhão de Deus. A primeira é a obra do Filho por nós, a segunda do Espírito do Filho dentro de nós. Há muitos que se apegam firmemente à obra do Filho por nós, mas falham na paz e no poder que Ele dá, porque não se rendem totalmente à obra do Espírito em nós. Tão plena e clara quanto nossa aceitação do Divino Salvador Expiatório deve ser nossa garantia do Espírito Divino Habitante, para tornar a obra desse Salvador Verdade em nós. O Espírito da Verdade dentro de nós, este é o Espírito de Cristo.

'Eis que Tu desejas a Verdade nas partes internas, e na parte oculta Tu me farás conhecer a Sabedoria.' A Verdade e a Sabedoria não deveriam estar no mero entendimento, mas na Vida interior oculta do Espírito. O Espírito da Verdade, agora habitando em nós, é o cumprimento desta profecia.

ANDREW MURRAY

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content