sábado, 22 de abril de 2017

A Virtude de Ser Como um Bereano



Os Cristãos de Bereia ficaram famosos, mas o exemplo deles parece não ser muito atraente, é que a verificação de fatos espirituais requer dos ouvintes um trabalho cuidadoso e responsável é um dever ver se o que qualquer pregação realmente está de acordo com que está escrito. Mas para muitos, é melhor pegar carona na teologia e na opinião alheia, e a maioria faz sempre  assim. Não é a toa que tenhamos um numero cada vez maior de supostos cristãos que estão completamente enganados. Não somente são ignorantes com relação a mensagem da cruz e as doutrinas centrais da fé cristã ortodoxa, mas nem sequem verificam para saberem se de fato estão dentro da fé verdadeira.
Conheço pessoas que agem pelo simples fato de ir de carona na opinião alheia. Nada mais que isso. Não há sequer um questionamento. Os crentes  bereanos sabiam que Paulo tinha um quilate espiritual muito superior a maioria dos outros pregadores da época, porem estavam atentos e queriam fazer uma verificação séria, afinal de contas uma boa pregação sempre deve conduzir um cristão para mais perto de Cristo e da verdade, e não o contrario. Por isso seguiram verificando todos os dias para saber se realmente o que Paulo pregava estava de acordo com o que estava escrito. Esse é o método correto.  A verificação é o único meio seguro para descobrirmos se não estamos sendo enganados. Dias atrás estava fazendo uma pesquisa sobre certo líder que teve uma experiência mística. Assim ocorre hoje, eis porque existem tantas seitas e tantas divisões. Tal líder teve uma visão, e então ele descobriu por meio dessa visão, que o modo de batizar da igreja histórica estava errado, então ele interpreta a bíblia de acordo com a sua visão. Assim vai atrás de todos os versículos, busca todos os argumentos para sustentar a sua visão. O que poucos percebem é que a experiência serviu para buscar as provas na bíblia, não foi a bíblia que serviu para provar a falsidade da experiência mística. Da mesma forma que outra personagem teve a visão de que um dos mandamentos do decálogo estava destacado além dos demais, como se fosse mais importante do que os outros. É lógico que a partir daí, a interpretação das escrituras está de acordo com essa visão, e tudo gira em torno de um tema, que se torna central. Ora, uma simples verificação de teste, seria fácil descobrir que tal experiência mística não está de acordo com a bíblia, se fosse feito o teste bereano.  Em Mateus 22:37 e 39 os maiores mandamentos não estão contidos no decálogo, e Cristo ainda diz que toda a lei é dependente do amor a Deus e do amor ao próximo.
Simples assim, porém conheço tantos lideres de igreja que nem sequer se importam com uma boa pregação expositiva.  Não se interessam pelo conhecimento da escrituras, preferem as experiências místicas e as novidades,  isso faz com que o espírito do erro opere, quanto menos bíblico for um cristão ou toda uma igreja, mais tendência terão de serem enganados e mais probabilidade terá o espírito do erro operar.
Há um principio fácil de observar: quando você repete o que aprendeu, sem, contudo verificar se o que tem aprendido é uma verdade contida nas escrituras, o que você pode fazer é perpetuar uma mentira e contribuir para o engano em escala desproporcional. A maioria faz isso. É melhor crer em uma teologia embalada com uma falsa embalagem de ortodoxia, do que crere numa verdade que precisa ser verificável e confrontada com o proponente do erro. A verdade trás confrontos e a mentira trás conformidade, então é melhor ficar na conformidade e não causar problemas, a unidade na diversidade, o erro com a ortodoxia, é a mistura fatal que compromete todo o sistema de fé de uma comunidade cristã ou de um cristão individual.
 Poucos dias atrás conversei com certo amigo que falou sobre um caso de certo casal de uma determinada denominação, que receberam varias “profecias” de que teriam filhos, teria sido revelado até o nome que teriam que dar a ele. Os anos se passaram, já estão ficando velhos, e as profecias nunca se cumpriram. Porém são indiferentes a isso. A bíblia nunca sustenta esse tipo de espiritualidade! Nunca!
Tais conseguem manter um relacionamento sério entre a verdade e o erro,mas  isso é prostituição espiritual. As escrituras não toleram falsos profetas e falsas profecias, e não permitem que o erro fique misturado coma  verdade. Seja bereano, verifique nas escrituras se não é assim!



Se aumentassem os números de bereanos nas igrejas modernas, com certeza haveria uma revolução na ortodoxia. As igrejas sérias, comprometidas com a ortodoxia e com a sã doutrina, que pregam a bíblia e todos os conselhos de Deus, ficariam cheias. Enquanto que as igrejas modernas, liberais, apostatas, materialistas, humanistas e pragmáticas se esvaziariam.  Mas como disse no começo desse artigo, o trabalho de verificação é árduo, então as pessoas se conformam com a idéia espiritualista de que os pregadores atual como um “channeling” recebendo a mensagem do mundo espiritual, por isso não precisa ser verificada, porque nesse caso, a “inspiração mística do pregador” torna-se a prova de que sua mensagem não deve ser questionada. Como disse Jesus: Quando um cego guia outro cego, ambos cairão na cova (Mateus 15:14)

Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content