terça-feira, 18 de abril de 2017

Devemos rejeitar a doutrina da trindade porque o termo não se encontra na bíblia?



 Alguns antitrinitários fazem uma péssima apologia, afirmando que a palavra “trindade” não se encontra nas escrituras, por isso essa doutrina deve ser rejeitada. Bem quero me concentra só nesse argumento, e em outro texto, fazer uma verificação bíblica sobre a doutrina trinitária.
Acontece que é comum encontrarmos quem argumente com palavras persuasivas que pelo fato da palavra “trindade” não se encontrar na bíblia, então deve ser rejeitada. Claro que essa idéia promove apenas confusão e revela quão superficial é o argumento em si mesmo. Seguindo o mesmo padrão de raciocínio, o monoteísta  antitrinitário deve rejeita suas convicções porque a palavra “monoteísmo” também não se encontra na bíblia, bem como os unicistas, porque a palavra “unicidade” também não se encontra na bíblia. Em todos os casos, as palavras usadas, são termos técnicos para definir uma doutrina ou uma idéia. Seria como usar o termo “cristologia” para estudar os ensinos e a vida de Cristo. Usamos termos que não estão na bíblia para definir algo que pode estar na bíblia de forma clara e absoluta.

Porém há uma serie de artimanhas para se  argumentar contra a doutrina bíblica da trindade, por exemplo., a idéia de que os trinitários não são monoteístas é completamente falsa, todo o trinitário ortodoxo é monoteísta, toda a confissão de fé trinitária, dentro dos parâmetros da ortodoxia confessa que há somente um Deus como declara as escrituras.  Porém há um entendimento mais profundo da divindade, porque embora a doutrina do monoteísmo seja ortodoxa, essa é uma unidade composta, a perfeição absoluta de Deus inclui a pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo, de forma distinta  sem contudo interferir ou comprometer a unidade absoluta de DEUS. Cremos assim, porque a bíblia interpretada de forma simples e contextualizada nos leva a essa conclusão, por esse motivo é que a doutrina da trindade é uma doutrina histórica e não uma inovação recente, mas uma doutrina aceita dentro do cristianismo histórico e rejeitada somente pelas seitas que se afastaram das doutrinas centrais da fé cristã.

Pr Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content