sábado, 22 de abril de 2017

O que Significa ser Cheio do Espirito Santo?



Meu primeiro contato com a fé cristã deu-se em meio ao movimento pentecostal, até então fui ensinado e de que ser cheio do Espírito Santo era falar em línguas ou ter experiências de êxtases ou coisas sobrenaturais. De fato vi muitas coisas estranhas que eram atribuídas á uma pessoa cheia do Espírito Santo. Realmente encontramos nas escrituras, em Atos 2, que os que estavam no cenáculo, receberam um enchimento espiritual, mas creio que não havia nada que pudesse ser comparado á movimentos humanos descontrolados ou a qualquer tipo de frenesi. A atribuição de que estariam bêbados foi dada por um incrédulo, como uma espécie de zombaria e nada mais. Em Atos 1:8 Cristo mesmo da a promessa de que os cristãos receberiam o poder. Mas o versículo já define o propósito do recebimento do poder, era para que os seguidores de Cristo fossem testemunhas.  (No grego: mártir) por isso entendemos pelo contexto, que o poder espiritual de um enchimento do Espírito Santo era para capacitar os seguidores de Cristo a pregarem o evangelho a todas as nações com ousadia e muita coragem, ao ponto de ousarem enfrentar o próprio martírio por causa da fé cristã. E de fato isso ocorre na igreja de forma muito clara, após o acontecimento de Atos 2.
Ser cheio do espírito Santo não é outra coisa senão estar cheio de poder de ser corajoso para testemunhar de Cristo. Hoje, muitos do que se dizem ser “cheios do Espírito Santo” ao invés de não terem vergonha de proclamar a fé cristã autentica, são na verdade uma vergonha para o evangelho, vivendo uma vida mundana, hipócrita, cheia de desequilíbrios emocionais. O movimento avivalista moderno tem sido promotor de divisões confusão e muitos desvios doutrinários, além de se envolverem em muito de corrupção e escândalos de ordem moral.
Ser cheio do Espírito Santo é ser cheio da presença de Deus (Lucas 1:67) ser Cheio do Espírito Santo é ser guiado pela verdade e para a verdade (João 16;:13) O espírito Santo guia o cristão a estar próximo de Cristo e a ter um relacionamento profundo com Ele (João 14:6)
Ser cheio do espírito não é andar na carnalidade e no mundanismo como descreve os primeiros versículo de Romanos 8. Mas acima de ter tudo é ter o interior transformado de tal forma, e guiado pelo Espírito Eterno, ao ponto da pessoa estar cheia das virtudes de Cristo (Romanos 8:29) Pois a meta do cristão é crescer até chegar a ter a medida da estatura completa de Cristo (Efésios 4:17)
Outro sinal claro de uma pessoa que é cheia do Espírito Santo é que ele frutifica, segundo as normas da lei espiritual, tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Então o cristão da presença do Consolador, frutifica conforme Gálatas 5:16 a 25)

Sendo Santo, o Espírito do Senhor nos conduz a uma vida ordem e decência, prudência e sabedoria nos dão discernimento e nos capacita a viver uma vida de maturidade espiritual. Quanto mais uma pessoa é cheia do espírito Santo, mais ela é emocionalmente organizada. Um dos atributos do Espírito de Cristo é organizar e ordenar o que parece estar desordenado, como vimos nos primeiros versículos de Genesis 1. Hoje são atribuídos coisas ao Espírito Santo, que são contrarias ao seu caráter. Porém aquele que é cheio da presença de deus é capacidade a viver dignamente, em prudência e santidade em toda  amaneira de viver, e a guarda o mistério da fé em uma consciência pura (I Timóteo 3:9)

Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content