quarta-feira, 19 de abril de 2017

Se DEUS Criou as Coisas Boas, Porque Existem Coisas Ruins?


Lemos nos primeiros capítulos de Gênesis, que Deus criou todas as coisas, além disso Ele viu e concluiu que tudo na criação era bom.  Porém vimos que de muitas formas, o mal existe. Por exemplo,, o que dizer daqueles furacões ou terremotos devastadores que destroem tudo e ceifam pessoas?
Que a criação original era boa conforme diz as escrituras, não há qualquer duvida. A verdade é que se seguirmos a revelação progressiva das escrituras, vimos que a primeira morte e o primeiro homicídio por exemple, acontecem fora do jardim e como conseqüência da queda e do pecado. As escrituras ensinam que o pecado afetou todas as coisas, inclusive a própria natureza que geme com dores de parto (leia com cuidado Romanos 8:20 a 22). Assim descobrimos como houve certas alterações na natureza e como a existência do mal interfere e desorganiza completamente o universo e interfere em todas as coisas criadas.
Assim descobrimos que de forma parasitaria, a escuridão existe por causa da ausência da luz, a sombra sobrevive porque a luz está ausente. O buraco no caminho que causa um acidente fatal é uma conseqüência da degradação do solo ou do asfalto. Podemos perceber essas interferências na criação por causa do pecado e do desequilíbrio conseqüente dele.


Além disso, temos outros fatores, o universo está em processo de entropia, ele esta se desgastando. A natureza a nossa volta também está afetada por causa responsabilidade humana, e isso também produz serias conseqüências no meio em que vivemos. Tal é o poder do pecado que até mesmo nas esferas espirituais vimos esse desequilíbrio. Alem disso, o diabo tem seu controle sobre este mundo como descreve I João 5;19, de qualquer forma isso afeta todas as coisas nesse planeta. Por isso, a bíblia insiste tanto em demonstrar a natureza devastadora do pecado. Mas se o primeiro livro da bíblia, Gênesis nos responde essas questões, o livro de Apocalipse nos fala sobre novos céus e nova terra, os últimos capítulos da bíblia fala sobre uma abençoada restauração de todas as coisas, e isso deve servir de esperança para cada cristão.

Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content