quinta-feira, 8 de junho de 2017

A BATALHA DE CADA CRISTÃO Robert Murray M'Cheyne

A BATALHA DE CADA CRISTÃO
Robert Murray M'Cheyne

Série : Artigos de Impacto

Um crente deve ser conhecido não só por sua paz e alegria, mas por sua guerra e conflitos espirituais. Sua paz é peculiar: ela flui de Cristo, é celestial,  é uma paz santa.  Sua guerra é tão peculiar: é profunda,  agonizante e só  cessa, quando vem a morte. Escolhi o assunto da guerra do cristão, para que você possa saber, se você é um soldado de Cristo, se você está realmente lutando contra a batalha da fé.
1. Um crente se deleita com a lei de Deus: "Eu me deleito na lei de Deus vivendo e pensando nela  no homem interior".

1. Antes de um homem se converter a Cristo, ele odeia a lei de Deus: toda a sua alma se levanta contra ela - "a mente carnal é inimizade contra Deus e não está sujeita à lei de Deus" (Romanos  8: 7) . (1) Os homens não convertidos odeiam a lei de Deus por causa da sua pureza:  "A tua palavra é muito pura, e o teu servo a ama". Pelo mesmo motivo, homens mundanos odeiam isso.  A lei é a respiração da mente pura e santa de Deus. É infinitamente oposto a toda impureza e pecado.  Toda direção  da lei vai contra o pecado. Mas os homens naturais amam o pecado, e, portanto, odeiam a lei, porque se opõe a eles em tudo o que amam. Como os morcegos odeiam a luz e voam contra ela, os homens não convertidos  odeiam a luz pura da lei de Deus e movem-se contra ela. (2) Eles odeiam essa lei por causa da sua amplitude. "O seu mandamento é amplo" (Salmo 119: 76). Estende-se a todas as suas ações externas, visíveis  e invisíveis; direciona-se a toda palavra ociosa que os homens devem falar;  Estende-se ao olhar de seus olhos;  Mergulha nas cavernas mais profundas de seus corações;  A lei de Deus condena as fontes mais secretas do pecado e da luxúria que se encontram ali.  Os homens não convertidos discutem com a lei de Deus por causa de seu rigor. Se a lei se  estendesse somente para minhas ações externas, então eu poderia suportar isso; Mas condena meus pensamentos e desejos mais secretos, o que não consigo evitar. Portanto, os homens ímpios se levantam contra a lei. (3) Eles odeiam por sua permutabilidade. O céu e a terra passarão, mas nem mesmo uma só letra  da lei nunca  mudará. Se a lei mudasse, ou baixasse seus requisitos, ou morresse,  então os homens ímpios ficariam satisfeitos. Mas é imutável como Deus: está escrito no coração de Deus, com quem não há variação nem sombra de mudança. Ela não pode mudar a menos que Deus mude! Não pode morrer a menos que Deus morra.  Mesmo em um inferno eterno,  suas demandas e maldições serão as mesmas. É uma lei imutável, pois Ele é um Deus imutável. Portanto, os homens ímpios têm um ódio imutável a essa santa lei.
2.  Quando um homem vem a Cristo, tudo isso muda. Ele pode dizer: "Eu me deleito na lei de Deus dentro do homem interno". Ele pode dizer com Davi: "Oh, como amo a minha lei: é a minha meditação todo o dia". Ele pode dizer com o Senhor Jesus, no Salmo 40: "Eu me agrado fazer a Tua vontade, ó Deus, sim, a tua lei está dentro do meu coração". Há duas razões para isso:

Primeiro, a lei não é mais um inimigo. Se algum de vocês que tremem sob um senso de seus pecados infinitos e as maldições da lei que você quebrou, fugir para Cristo, você encontrará descanso. Você descobrirá que Ele cancelou completamente as exigências da lei como uma ameaça  para os pecadores, que Ele suportou completamente todas as suas maldições. Poderás dizer: Cristo me redimiu da maldição da lei, sendo feito uma maldição para mim, como está escrito: "Maldito todo aquele que pendure sobre uma árvore" (Gálatas 3:13). Você não tem mais medo daquela lei terrivelmente santa; Porque você não está sob a lei, mas sob a graça.  Você não tem mais medo da lei, do que você terá depois do dia do julgamento. Imagine uma alma salva após o Dia do Juízo Final. Quando essa terrível cena é passada - quando os mortos, pequenos e grandes, ficarem diante do Grande Trono Branco - quando a sentença do sofrimento eterno cair sobre todos os não convertidos, e eles caíram no lago de fogo; naquele momento, diria a alma redimida, não tenho nada a temer daquela santa lei; Eu vi seus juizos derramados, mas não caiu uma gota sobre mim! Então, você pode dizer agora, ó crente em Jesus! Quando você olha a alma de Cristo, marcada com os raios de Deus, quando olha para o Seu corpo, percorrido pelo pecado, você pode dizer: Ele foi feito uma maldição por mim; Por que devo temer essa santa lei?
2º. O Espírito de Deus escreve a lei sobre o nosso  coração. Esta é a promessa: "Depois desses dias, diz o Senhor, colocarei a Minha lei em seu interior, e escreverei em seus corações, e eu serei o  seu Deus, e eles serão o meu povo" (Jeremias 31:33 ). Crer e render-se  a Cristo tira seu medo da lei,pois  é o Espírito Santo quem entra em seu coração é Ele quem faz você amar a lei. O Espírito Santo não está mais contra esse coração; Ele vem e consola; Ele tira o coração duro e coloca um coração de carne; E ele escreve a santa lei de Deus. Então a lei de Deus é doce para aquela alma; Ele tem um deleite interno. "A lei é santa e o mandamento santo, justo e bom". Agora, ele deseja sem reservas em cada pensamento, palavra e ação, viver de acordo com essa lei. "Os meus caminhos foram direcionados para manter os teus estatutos: grande paz possui aqueles que amam a tua lei”. O  Salmo 119 torna-se a respiração desse novo coração.  Agora também ele deseja ver todo o mundo se submeter a essa pura e santa lei. "Rios de água correm pelos meus olhos porque eles não mantêm a Tua lei". Com o coração renovado, você pode perguntar a si mesmo: "Eu me deleito na lei de Deus no meu interior?" Você ama a Deus, agora? Você anseia viver todo o momento debaixo dessa lei santa, para viver em santidade como viveu Cristo?
Venham, pecadores, entreguem seus corações a Cristo, para que ele escreva sobre ele Sua santa lei! Você já viveu o suficiente para ver o quanto o diabo manipula e perverte o coração dos pecadores. Venham,  convertam-se ao Senhor Jesus, Ele vos protegerá da maldição da lei, e Ele lhe dará um novo Espírito para escrever toda essa lei bendita no coração; Ele vai fazer você amar aos mandamentos com toda a força do seu coração. Certamente você experimentou os prazeres do pecado o suficiente. Venha agora, e tente os prazeres da santidade através de um novo coração. Se você morrer com o seu coração como está, será condenado por ter um coração perverso, sofrerá a maldição por essa condenação, por toda a eternidade: "Aquele que é injusto, seja injusto ainda, e aquele que está imundo, que  fique mais imundo ainda" (Apocalipse 22: 11). Vem e pegue o novo coração antes de morrer. Pois, se você não nascer de novo, você não pode ver o reino de Deus.
II. Um verdadeiro crente sente uma lei contrária em seus membros:

"Eu vejo outra lei em meus membros lutando contra a lei da minha mente e levando-me ao cativeiro para a lei do pecado que está em meus membros". Quando um pecador vem primeiro a Cristo, ele muitas vezes pensa que ele agora dará uma eterna despedida ao pecado: agora eu nunca mais pecarei. Ele já se sente no portão do céu. Mas  quando vem um pouco de tentação logo descobre em  seu coração, e ele grita: "Eu vejo outra lei".  
1. Observe o que ele chama, "outra lei", uma lei bastante diferente da lei de Deus - uma lei  contrária a ela. Em v.25, ele a chama de "lei do pecado" - uma lei que o ordena a cometer o pecado - que o impulsiona por recompensas e ameaças. Em Rom. 8: 2 é chamado de "lei do pecado e da morte" - uma lei que não só leva ao pecado, mas conduz à morte, morte eterna: "o salário do pecado é a morte". É a mesma lei que em Gálatas é chamada de carne: "a carne cobiça contra o espírito" (5:17). É o mesmo que em Ef. 4:22 é chamado de "o velho homem", que é corrupto de acordo com as luxúrias enganosas. A mesma lei que em Col. 3 é chamada de "seus membros" - "mortifique, portanto, seus membros que estão sobre a terra" (v.5), o mesmo é chamado em Rom. 7:24 "Este corpo da morte". A verdade, então, é que, no coração do crente, permanecem todos os membros e o corpo de um homem antigo ou seja ,o velho homem: a fonte de todo pecado que  poluiu o mundo, essa natureza permaneceu no cristão redimido.

2. Observe novamente o que esta lei está fazendo - "guerra". Esta lei do velho homem,  não está descansando em silêncio, mas está sempre lutando. Nunca pode haver paz no seio de um crente. Há paz com Deus, mas guerra constante com o pecado. Esta lei nos membros tem um exército de concupiscências debaixo dele, e ele manda uma guerra constante contra a lei de Deus.  Às vezes, na verdade, um exército está embaixo de emboscada, e eles ficam quietos até chegar um momento favorável. Assim, no coração, as concupiscências ficam quietas até a hora da tentação, e então, no momento oportuno, guerreiam contra a alma. O coração é como um vulcão. Às vezes suaviza e não envia nada além de um pouco de fumaça, mas o fogo adormece todo o tempo debaixo dele, e logo irá sair novamente. Há dois grandes combatentes na alma do crente. Há Satanás de um lado, com a carne e todos os seus desejos ao seu comando; Então, do outro lado, há o Espírito Santo, com toda a nova criatura ao Seu comando. E assim "a carne cobiça contra o espírito, e o espírito contra a carne, e estes dois são contrários um ao outro. para os outros, a natureza do velho homem sempre lutará ao lado de satanás, para impedir que você seja santo e obediente.

Satanás está dominado? Na profunda sabedoria de Deus, a lei nos membros às vezes traz a alma ao cativeiro. "Noé era um homem perfeito", e Noé caminhou com Deus, e, no entanto, ele foi levado cativo: "Noé bebeu do vinho e embriagou-se". Abraão era "o amigo de Deus", e ainda assim ele falou uma mentira dizendo que  Sara, sua esposa era sua parente: "Ela é minha irmã". Jó era um homem perfeito, que temia a Deus e odiava o mal, e ainda assim ele foi provocado para amaldiçoar o dia em que nasceu. E também com Moisés, Davi, Salomão, Ezequias, Pedro e os apóstolos houve momentos que vacilaram.

Você experimentou essa guerra? É uma marca clara dos filhos de Deus. A maioria de vocês, temo, nunca sentiu  isso. Não me confunda. Todos vocês sentiram uma guerra às vezes entre a sua consciência natural e a lei de Deus. Mas essa não é a disputa no interior do crente. A guerra do redimido, é uma guerra entre o Espírito de Deus em seu coração e o "velho com suas ações".

Se algum de vocês está gemendo sob esta guerra, aprenda a humilhar-se através dela, mas não desencorajado. Primeiro. Humilhe-se perante o Senhor. Reconheça essa luta, é fraco e sinta que você é apenas um verme. Ah! Que vil miserável você deve ser, que mesmo depois de ter sido perdoado e ter recebido o Espírito Santo, seu coração ainda deve ser uma fonte de toda maldade! Quão vil, que em suas abordagens mais solenes para Deus, em situações que afetam terrivelmente, você ainda deve ter no seu coração todos os membros da sua antiga natureza. Deixe isso fazer você se humilhar perante o Senhor. Em segundo lugar, deixe isso ensinar-lhe a sua necessidade de Cristo. Você precisa do seu precioso sangue tanto agora como fez na primeira vez em que reconheceu o poder perdoador do sangue do Cordeiro de Deus. Você nunca pode estar diante de Deus em você mesmo. Você deve ir novamente e novamente para Ele e ser lavado, pelo sangue, pela obra expiatória de Cristo . Mesmo em uma situação de desespero e extrema fraqueza, você deve se esconder debaixo da misericórdia divina. Você também deve se apoiar em Cristo. Ele sozinho pode conceder todas as forças necessárias. Fiquem cada vez mais perto de Ele todos os dias, todos redimidos do Senhor.
III. Os sentimentos de um crente durante esta guerra:

1. Ele se sente miserável. "Oh homem miserável que eu sou" (v.24). Não há ninguém neste mundo tão feliz como um crente. Ele veio a Cristo, e encontrou descanso. Ele tem o perdão de todos os seus pecados em Cristo. Ele tem uma aproximação intima de Deus como uma criança. Ele tem o Espírito Santo morando nele. Ele tem a esperança da glória. Nos momentos mais terríveis, ele pode ficar calmo, pois ele sente que Deus está com ele. Ainda há momentos em que ele chora, ó homem miserável! Quando ele sente a praga de seu próprio coração - quando ele sente o espinho na carne - quando seu coração perverso é descoberto em toda sua terrível malignidade - Ah, então, ele se deita, chorando, ele clama: “homem miserável que eu sou!” Uma razão dessa miséria é que o pecado descoberto no coração tira o sentimento de perdão. A culpa vem sobre a consciência, e uma nuvem negra cobre a alma. Como posso voltar para Cristo? ele chora. Infelizmente! Eu pequei meu Salvador. Outra razão é a repugnância do pecado. É sentida como uma víbora no coração. Um homem natural é muitas vezes miserável de seu pecado, mas ele nunca sente sua aversão; Mas para a nova criatura o pecado é realmente vil. Ah! Irmãos, você conhece alguma coisa da miséria da velha natureza em um crente? Se você não reconhece que existe essa velha natureza e esse grande combate, nunca conhecerá sua alegria. Se você não conhece as lágrimas e os gemidos de uma humilhação por causa desse combate interior, nunca conhecerá também uma canção de vitória através da misericórdia que vem pela obra da cruz.

2. Ele busca libertação. "Quem me livrará?" Nos tempos antigos, alguns dos tiranos costumavam amarrar seus prisioneiros a uma cadáver; De modo que, onde quer que o prisioneiro vagava, ele deveria  arrastar uma carcaça pútrida junto com ele. Acredita-se que Paulo aqui alude a essa prática desumana. Ele comparava sua velha natureza, o seu velho homem  como uma carcaça em estado de putrefação, que ele continuamente estava arrastando com ele. Seu desejo penetrante era libertar-se disso. Quem nos livrará? Você se lembra de uma vez, quando Deus permitiu que um espinho na carne atormentasse Seu servo, um mensageiro de Satanás para que o esbofeteasse?, Paulo foi levado de joelhos a pedir. "Eu roguei o Senhor três vezes, para que ele se afastasse de mim". Oh, essa é a verdadeira marca dos filhos de Deus! Eles no mundo têm uma natureza antiga; O velho homem ainda está dentro do homem redimido. Tal realidade precisa conduzir um homem redimido aos pés de Cristo. Como está com você, querida alma? Você sente a corrupção dentro de você? Corra para o trono da graça! Tal realidade  faz você chamar o nome do Senhor? Isso faz com que você diga, como a viúva importunada: "Vinga-me do meu adversário?" Isso faz você, como a mulher cananita, chorar depois do Senhor Jesus? Ah, lembre-se, se a luxúria vier trabalhar em seu coração, e você se deita contente com isso, você deve se lembrar, você não é do mundo você é de Cristo!

3. Ele agradece pela vitória. Verdadeiramente, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou; Pois podemos agradecer antes que a luta termine. Sim, mesmo na mais terrivel  batalha podemos olhar para Cristo e chorar, graças a Deus por isso!. No momento em que uma alma que geme por corrupção presta atenção ao Senhor Jesus, naquele momento, seus gemidos são transformados em canções de louvor. Em Cristo, você descobre uma fonte para lavar a culpa de todos os seus pecados. Em Cristo, você descobre a graça suficiente para você - a graça para mantê-lo no caminho da redenção até o fim - e uma promessa segura de que o pecado logo será descartado completamente. "Não temas, eu te redimi. Te chamei pelo meu nome; tu és meu". Ah, isso transforma nossos gemidos em canções de louvor. Com que freqüência um Salmo começa com gemidos e termina com louvor! Esta é a experiência diária de todo o povo do Senhor. Essa é a sua experiência? Se você não conhece a canção de louvor do crente, você nunca lançará sua coroa  aos pés do Cordeiro. Que o poder consolador da obra de Cristo repouse sobre seu coração

Esse sermão de Robert Murray M'Cheyne, foi traduzido e adaptado conforme a necessidade do propósito de trazer uma benção para todos os leitores da língua portuguesa. Traduzido por Clavio J. Jacinto, o texto no original se encontra no website:

http://www.gracesermons.com/hisbygrace/Homepage.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content