segunda-feira, 26 de junho de 2017

DOUTRINA FALSA E PRAGMATISMO.

                                     



                                          DOUTRINA FALSA E PRAGMATISMO.

Série: Artigo de Impacto

O renomado  pregador Paris Reidhead  foi um missionário na África por alguns anos e continuou seu ministério nos Estados Unidos . Embora estivesse no campo evangélico, como A. W. Tozer, ele era um homem acima da perspectiva doutrinaria, tinha uma visão espiritual além da maioria da sua época.. O trecho a seguir vem de seu sermão "Dez Siclos e uma camisa" ( Juízes 17 e 18) e parece tão recente e pertinente hoje, como quando foi pregado em meados da década de 1960. Dele são essas palavras:
“Estaria fora de linha se eu falasse um pouco com você sobre a religião utilitária e o cristianismo de hoje.  Gostaria de chamar a atenção para o fato de que nosso dia é um dia em que a filosofia dominante é o pragmatismo. Você entende o que quero dizer com o pragmatismo, o pragmatismo significa que se funcionar, é verdade.  Se for bem sucedido, é bom. E o teste de todas as práticas, todos os princípios, toda a verdade, assim chamada, todos os ensinamentos, é que eles funcionam? Agora, de acordo com o pragmatismo, os maiores fracassos das eras foram alguns dos homens que Deus mais honrou.
Por exemplo, enquanto Noé era um  bom construtor de navios, sua principal ocupação não era a construção de navios, era pregar. Ele era um fracasso terrível como pregador. Sua esposa e três filhos e suas esposas era tudo o que ele tinha. Sete convertidos em 120 anos, você não chamaria isso de um ministério de exito. E então, descemos ao longo dos anos para outro homem com o nome de Jeremias. Ele era um poderoso pregador eficaz, mas ineficaz no que diz respeito aos resultados. Se você fosse medir estatisticamente o sucesso que teve Jeremias, ele provavelmente seria considerado um fracasso. Pois achamos que ele não teve muito êxito em convencer  as pessoas, ele não convenceu a realeza, até mesmo a “associação ministerial” votou contra ele e não teria nada a ver com ele. Ele falhou em quase tudo. O único que ele parecia agradar era ... Deus, mas, de outra forma, ele era um fracasso distinto. E então, chegamos a outra pessoa bem conhecida, o Senhor Jesus Cristo, que falhou em julgar todos os padrões religiosos da epoca. Ele nunca conseguiu organizar uma igreja ou denominação. Ele não foi capaz de construir uma escola.Ele nunca escreveu  um livro impresso.”
A questão vem então dessa maneira: "qual é o padrão de sucesso e qual é o padrão para vamos  nossas vidas e nosso ministério?" E a pergunta que você vai se perguntar: "Deus é um fim ou é um meio ? " Nossa geração está preparada para honrar escolhas bem-sucedidas. Enquanto uma pessoa pode fazer as coisas ou fazer o trabalho, nossa geração está preparada para dizer que está bem feito. E então devemos nos perguntar ao início do nosso ministério, da nossa peregrinação e da nossa caminhada: "Seremos levitas que servem a Deus por dez siclos e uma camisa?" (Juízes 17: 7-11 ), Sirva homens, talvez em nome de Deus, em vez de Deus. Pois ele era um levita e realizava atividades religiosas, ele estava procurando por um lugar que lhe daria reconhecimento, um lugar que lhe daria aceitação, um lugar que lhe daria segurança, um lugar onde ele poderia brilhar em termos daqueles Valores que eram importantes para ele. Todo o seu negócio era servir em atividades religiosas, por isso tinha que ser um trabalho religioso. Ele ficou muito feliz quando descobriu que Mica tinha uma oportunidade. Mas ele decidiu que ele valia dez siclos e uma camisa, e ele estava preparado para se vender a alguém que lhe daria o que ele desejava.  Se alguém entrasse nesse negocio, e oferecesse mais, ele se venderia a eles (Juízes 18: 18-20). Mas ele colocou um valor sobre si mesmo e ele pensou que seu serviço religioso e suas atividades eram apenas um meio para um fim,  e,  do mesmo jeito, Deus era um meio para um fim. Infelizmente muitos hoje  estão sendo moldado por essa visão de um cristianismo utilitarista que faz de Deus um meio, em vez de ser o Soberano  Glorioso Senhor  que Ele é. Vamos renunciar; Digamos a Mica que acabou o nosso negocio religioso. Nós não seremos mais seus sacerdotes servindo-o por dez siclos e uma camisa. Vamos nos lançar aos pés do Filho de Deus e dizer-lhe que vamos obedecer a Ele, e servi-lo enquanto estivermos vivos, porque ele é digno. 


Esse artigo foi traduzido e adaptado por Clavio J Jacinto, o texto original se encontra no periódico: Cornerstone Challenge de Março de 2008, publicado pela Cornerstone Baptist Church 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content