Um Perigo a Evitar
Série: Artigos de Impacto
FB Hole.
(Extraído de Scripture Truth Vol. 38,
1953-5, página 193.)
A formação da igreja de Deus é
registrada em Atos 2. No poder que marcou seus primeiros dias. Vemos seu progresso registrado em Atos 3 e em Atos 4.
Então, em atos 5, detectamos o primeiro
mal que se manifestou no meio dela. Este foi o pecado de pretensão; irmãos querendo se apresentar
como se tivessem um maior padrão de espiritualidade e devoção maior do que já
existia..
Muitos estavam vendendo seus bens e
dedicando uma soma ao Senhor. Ananias e Safira venderam uma propriedade e apresentaram uma parte da soma como se fosse
o todo. Ananias agiu com uma mentira.
Safira agiu falando a mesma
coisa. Eles desejavam adquirir uma reputação de serem mais espirituais
do que realmente eram.
A pretensão de querer ser superior aos
demais de maior foi o primeiro pecado registrado então, na
história da igreja. Esse pecado Também será o último na história da igreja como veremos.
Este pecado de pretensão começou com
indivíduos, e é um perigo que ameaça todo cristão como um
indivíduo; Isso é muito simples nas Epístolas. Nós citamos algumas
passagens em apoio a isso afirmação.
"Por que eu digo... A todo aquele
que está entre vós, não pense de si mesmo além do que convém
"(Romanos 12: 3).
"Se alguém acha que ele
sabe alguma coisa, ainda não sabe como convém saber"
(1Cor. 8: 2).
"Aquele pois que cuida
estar em pé veja que não caia" (1 Cor. 10: 12).
"Se alguém cuida ser
profeta, ou espiritual..." (1 Cor. 14: 37).
"Se alguém pensa
ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo" (Gal. 6:
3).
Aqueles eram os dias em que realmente
haviam homens que conheciam as coisas de Deus. Haviam aqueles que eram profetas e espirituais, mas estes
eram homens que apenas estavam ocupados
com Cristo e Seu serviço, e não pensando em si
mesmos. Aqueles que estavam queriam atrair atenção para si mesmos, e
fazer reivindicações para si mesmos, com base
nesse pensamento, eram em grande parte pretendentes. Isso é muito claro
nas palavras do apóstolo. Nos casos, acima citados, ele diz claramente:
"eles não conhecem nada", "eles não são nada"; Nos
outros ele destaca claramente que os pretendentes
não eram na realidade o que eles pensavam ser.
Mas a exemplificação mais marcante do
ponto que estamos considerando é encontrada nas cartas do Senhor às sete
igrejas da Ásia, gravadas em Apocalipse 2 e 3.
Em seis dos sete, este pecado de alusão à pretensão é revelado de forma clara.
A Éfeso Ele fala de "os que
se dizem apóstolos e não o são." Ele caracteriza
Eles como "mentirosos".
Esmirna: "os que
dizem ser judeus, e não são, mas são a sinagoga de Satanás."
Para Tiatira: "essa mulher,
Jezabel, que chama a si mesma uma profetiza, ensinar e seduzir. "
Sardes: "tens nome de que
vives, mas estás morto ''.
Para Filadelphia: " Aos
que se dizem judeus e não, mas mentem."
Para Laodicéia: "tu dizes:
Estou rico e de nada tenho falta; e não sabe que és
miserável , pobre e cego e nu ".
Nessas escrituras observamos várias coisas. Em primeiro lugar, os
requerentes aqui são grupos e não indivíduos.
Jezebel é uma típica mulher, representando mais de uma pessoa. Para
Sardes e Laodicéia é "tu", mas isso é dito ao
"anjo", que representa a igreja! De modo que indica praticamente
toda a igreja, com exceção de um pequeno remanescente.
Em seguida, vimos aqui uma afirmativa
de identificaçãoe, e não apenas um modo de"pensar". Parece que o
mal se intensificou desde os dias do apostolo Paulo. Chegou uma hora
quando essas pretensões não eram apenas uma parte dos pensamentos das pessoas,
com o passar do tempo, começaram a afirmar suas pretensões.
Além disso, a observação dessas cartas
às igrejas como proféticas, parece revelar
que o mal se aprofundou como a história indica.
Efeso ficou perturbada com um pequeno grupo
de homens que reivindicaram oapostolado. Esta foi uma reivindicação
provável de certos individuos daquela igreja. Eles apareceram para
enganar naqueles dias em que a maioria dos apóstolos genuínos foram mortos pelo
martírio e o cânon das Escrituras já quase estava completo. A mesma
reivindicação perigosa foi levantada nos nossos dias em nome dos homens, que são considerados "espirituais", e
cujos enunciados foram devidamente convocados.
As reuniões devem, portanto, ser
aceitas como quase, se não inteiramente, tão autoritárias como a Escritura. Na era de Esmirna, houve um problema e uma amarga oposição de um certo
grupo, que reivindicou uma posição análoga ao do judeu. Eles eram
verdadeiramente uma "sinagoga", mas era de satanás. Eles eram religiosos e ritualisticos, mas completamente sem realidade. Há uma redução
distante com Tiatira. Jezabel proclamou ser uma profetisa, e ela indica, acreditamos, a hierarquia romana, que reivindicam o direito exclusivo de
interpretar as Escrituras, e assim de expressar a mente
de Deus. O pretendente aqui está completamente dentro da igreja e Está no poder.
Fora deste estado de coisas Sardes tem
um paparelo com Protestantismo - usando a palavra no maior sentido - Tem um exterior muito mais respeitável e estabeleceu para si uma certa
reputação, ou "nome". Ainda assim
É declarado como morto. Esse
movimento dado por Deus logo se relacionou com poderes mundanos e Políticos, de modo que sua própria vida foi drenada nas guerras, bem
como disputas internas. Muitas coisas no protestantismo organizado está
comprometido, embora haja coisas que ainda tenha vida espiritual. Na igreja de Filadélfia temos um pequeno
vislumbre do brilho e da realidade que marcaram a igreja no inicio.
Em Laodicéia alcançamos o clímax
triste. Toda a igreja está infectada, como no caso de Sardes, mas lá, era apenas uma reivindicação de viver, enquanto aqui a igreja
realmente diz ser um paradigma de perfeição!
A reivindicação termina: "Não
preciso de nada". A pretensão pode ir mais longe? E poderia o
Senhor dar uma condenação é mais severa?
Observe uma coisa mais. Em
todos os casos o Senhor, que examina as igrejas com os olhos como
chama de fogo, não permite as reivindicações,
e que na linguagem mais incisiva. Em nenhum caso existe o menor fundamento, de fato, para o qual reivindicam. O
inverso. "Mentirosos"; "Sinagoga de Satanás" "Morto;" "Infeliz,
miserável pobre, cego, nu"; São alguns dos termos que Ele usa para
Laodicéia.
Agora, tudo isso tem uma voz muito
distinta para nós. Vivemos em uma era que cada vez mais está assumindo a natureza de Laodicéia. E mais do que isso,
infelizmente! Muitos de nós, que visaram caminhar na verdade, e tendo a vida de nossa igreja de acordo com a ordem
estabelecida nas epístolas de Paulo, são Consciente de como
este espírito de pretensão foi exibido em tais círculos e de como nós mesmos podemos ter sidos infectados por
isso.
Olhando para a nossa volta ao longo dos
anos, ouvimos alegações de grupos e
individuos proclamarem de forma egoista
serem"Mais espirituais" Ou, possuir "Uma nova luz"
etc.
É um fato, graças a Deus, que existem
hoje santos que são de fato espirituais, que em sua medida de espiritualidade estão de pé diante de Deus, levando seu testemunho e ministrando a
verdade necessária. Deus conhece todos eles e concede sua aprovação
secreta, como também dá seu reconhecimento público como revela Apocalipse 3:
9. Porém esse é um reconhecimento do Senhor, não uma pretensão humana.
Nunca vamos esquecer que a
pretensão de ser, ou ter, estas coisas é uma prova de
que não somos praticamente nada.
O que então está se tornando na era de
Laodicéia? Apenas o que é indicado nestes versículos (14-22).
Primeiro, reconhecer o Senhor como Ele
se apresenta a nós aqui. Ele é o "Amém"; Aquele que é
Eterno , que sustenta uma resposta perfeita a
todos os propósitos de Deus. Ele é "o fiel e verdadeira Testemunha
", que se destaca como a representação completa de tudo o que Deus é,
quando a igreja no seu testemunha falhou. Ele é
"o início da criação de Deus", pois Ele foi ressuscitado dentre os
mortos, Deus fez através de Cristo, um novo
começo. Ele, e não a igreja, é o fundamento de todas as coisas. Assim,
toda pretensão humana é completamente demolida.
Em segundo lugar, devemos reconhecer a
setença imposta como descrita no versicuilo 19
Notemos que Cristo fala sobre
arrependimento. Agora, o arrependimento funciona como um caminho de
restauração das coisas como 2 Corinthians 7: 10 indica.
Terceiro, quando o ouvimos batendo à
porta dos nossos corações, devemos abrir a porta para que ele possa entrar. Então será estabelecida a comunhão do tipo mais doce e
celestial. Ele virá para nossa mesa, para que ele possa
conhecer nossas coisas, assim como nós ficaremos de pé adiante da sua mesa para
que possamos entrar e desfrutar das coisas de Cristo.
Se, em qualquer medida, essa
experiência for nossa, não devemos apenas crescer espiritualmente, mas
reconheceremos que somos nada, e que Ele é tudo para nós
É evidentemente possível desfrutar
dessa comunhão com o nosso Senhor ressuscitado mesmo nos últimos dias da história da igreja. Na medida em que o fazemos, seremos marcados
pelo espírito de arrependimento e evitaremos fazer qualquer coisa que exalte a
nós mesmos.
O presente artigo foi traduzido e adaptado por Clavio Juvenal Jacinto,
para ajustar-se a necessidade do contexto da igreja atual.
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