segunda-feira, 21 de maio de 2018

A IMPORTÂNCIA DE NOSSAS ESCOLHAS.




Paulo admoesta que o amor (ágape: amor benevolente de teor moral elevado e santo) dos Filipenses cresça mais e mais em ciência e em todo conhecimento. A importância desse crescimento redundaria numa capacidade de escolher as coisas excelentes (Filipenses 1:9 e 10) A verdadeira espiritualidade consiste em conhecer a natureza espiritual das coisas verdadeiras.  Aquilo que compreendo determina o alcance da minha visão espiritual. Eis porque é importante esse crescimento, ser adulto no entendimento (I Coríntios 14:20)é viver não conformado com esse século, mas sim ter uma inteligência transformada para fazer escolhas corretas e ter um entendimento correto dos fundamentos da fé cristã. (Romanos 12:2)
A palavra “ciência” traduzido na ACF, no grego é Aisthesis, significa ter uma percepção compreensiva pelo intelecto, discernimento moral, entendimento em questões éticas. É  a ciência da vida santa, o conhecimento das coisas sagradas de forma mui abrangente, as leis e os princípios, os conselhos de Deus e tudo o que se relaciona a sua vontade e a sua Palavra. Conhecimento, no grego é epignosis, e significa conhecimento obtido através de um relacionamento intimo de primeira ordem, experiencial e individual. Só através desse crescimento pelo amor moral, superior e divino, cresceremos até ao nível de tomar escolhas excelentes. A Palavra de Deus diz que devemos ter o nosso discernimento exercitado para discernir tanto o bem quanto o mal (Hebreus 5:14)
Nossas escolhas e nossas convicções dependem da nossa percepção espiritual, intelectual e do nosso discernimento moral e de um entendimento amplo de todas as questões espirituais, só assim, nossas escolhas se tornarão sabias e prudentes, e isso resultará numa vida sem escândalos e ela ficará adornada pela sinceridade e pela santidade da vida  até o dia de Cristo. Sem uma percepção para fazermos escolhas certas, nosso zelo fica sem entendimento (Romanos 10:2) A vida cristã precisa estar alicerçada em escolhas sabias “Examinai tudo, retende i bem”(I Tessalonicenses 5:21) A meta cristã é ser cheio da plenitude de Deus (Efésios 3:19) quando escolhemos as coisas relacionadas ao reino de Deus e a sua justiça, estaremos no caminho certo, pois assim, vimos o homem novo ser renovado para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”(Colossenses 3:10) Infelizmente muitos cristãos caem na armadilha do conformismo com a ignorância,  e cedem toda a vida ao irracional, precisamos entender que o irracional nos conduz ao fanatismo e o espiritual nos conduz ao discernimento, o irracional promove fantasias, o espiritual á realidade, o irracional decai para as tendências absurdas, o espiritual para a ordem lógica, toda fé anti-intelectual também é anti espiritual, pois a fé verdadeira envolve conhecimento, percepção, entendimento e equilíbrio, esse é o conhecimento de Deus, Deus nos deu intelecto e nos deu a sua revelação pelas Escrituras,(João17:17 e 8:32)

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content