sábado, 18 de março de 2017

A Aniquilação da Primeira Fé


I Timoteo 5:12

Em todo o Novo Testamento encontramos a idéia central de que o cristão deve ser vigilante e cuidadoso (Marcos 13:35 e I Timóteo 4:16) e que tenha um progresso através da purificação (II Coríntios 7:1) ou seja: um aperfeiçoamento progressivo e cuidado, a nossa meta é a medida da estatura de Cristo(Efésios 4:13)
Sempre costume dizer que “melhor do que ser um cristão, é ser um cristão ainda melhor”. A base da regeneração ou do novo nascimento é uma vida espiritual que cresce e progride até cgear ao nível da maturidade. É nesse nível que as nossas convicções ganham firmeza e a primeira fé torna-se irremovível (Veja II Tessalonicenses 2:2)
Em I Timóteo 5 Paulo está lidando com álbuns problemas da igreja, em sua carta pessoal ele fala a Timóteo sobre esses problemas e o modo como devem ser resolvidos. Um desses problemas envolve a questão da assistência as viúvas, tanto a nível pessoal quanto eclesiástico. Para que sejamos cristãos firmes, precisamos exercitar-se na piedade (I Timóteo 4:7) ou seja, temos que guardar o mistério da fé em uma consciência  pura (I Timóteo 3:9).
A primeira fé consiste no conjunto de sã doutrina na vida de piedade pratica. Paulo inicia a sua epistola anunciando que os lideres cristãos da igreja primitiva não deviam ensinar erros doutrinários ou numa melhor descrição: Outro evangelho. Isso significa que não deveriam ensinar doutrinas extrabiblicas ou ensinos opostos a revelação neotestamentaria.
A fé pode ser pervertida e devido a certas circunstâncias adversas, pessoas podem tornar-se levianas contra Cristo (I Timóteo 5:11) Agir contra e desfavoravelmente aos ensinos éticos das Escrituras é uma forma de romper-se da ortodoxia cristã, isso compromete a vida espiritual e o testemunho social.
A saída da esfera espiritual da obediência santa para uma vida secular e mundana aniquila a primeira fé de um cristão, e essa conduta pode trazer prejuízos enormes. Paulo falava, por exemplo, da ociosidade e falatórios inúteis das viúvas, e orienta que as pessoas ainda que estejam em dificuldades devem permanecer em um estado espiritual de cuidado, zelo e vigilância., para que o inimigo não encontre brechas. Veja que Paulo fala do extremo de um abandono da sã doutrina, advertindo que  alguns se desviaram, indo após satanás (I Timóteo 5:15).
A primeira fé é todo o conjunto de ensinos da Nova Aliança, inclusive aquelas que têm caráter moral. Essas doutrinas são inegociáveis. Devemos sofrer as aflições e as dificuldades dos momentos difíceis, mas não podemos permitir que sejam corrompidos o nosso entendimento com relação as verdades do evangelho., de outra forma vamos correr o risco de naufragar na fé (I Timóteo 1:19) Assim como Paulo pediu a Timóteo que exortasse os pregadores a não ensinarem doutrinas estranhas ao evangelho de Cristo (I Timóteo 1:3) é bem certo concluirmos que nós também não devemos viver de forma contraria aos ensinos do Novo Testamento.


Clavio J. Jacinto

Um comentário:

  1. Eu me afastei dos caminhos corretos mesmo dps de ter sido batizada no Espírito Santo nunca deixei de crer em Deus mais acabei pecando com algumas pessoas em fornicação, não tem mais perdão então? Segundo a palavra q foi dita?

    ResponderExcluir

Footer Left Content