sexta-feira, 10 de março de 2017

O Novo Homem Transformado Pelo Evangelho

Se alguém está em Cristo nova Criatura é (II corintios 5:17) esta tem sido a mais maravilhosa afirmação que as Escrituras dão a respeito do homem redimido. Trata-se de uma posição consequente da obra realizada pelo derramamento do sangue de Cristo na cruz. A questão dessa  verdade, e a nossa posição se sermos criados em verdadeira justiça e santidade, é uma questão de consciência, ou seja de estarmos dentro da realidade que é o próprio Cristo em nós. Ao clamar “Está consumado” Cristo efetuou uma obra perfeita e completa. Isso é maior do que qualquer conceito humano e religioso, já que o movimento religioso e humano tende sempre a fazer com que o homem mova-se por auto-piedade e sacrifício, liturgia e crendices, em direção a Deus. A religião humana é mundana, a base da sua credulidade é tentar aproximar-se de Deus por méritos próprios. Na vida cristã autentica do caminho estreito, o homem transformado, abandona os conceitos terrenos de ser religioso. Ele está num nível de realidade  fora dos padrões do homem caído, o redimido está em Cristo, por isso é nova criatura. Isso é uma realidade que pode ser percebida. A transformação não uma obra supérflua no homem interior, nunca foi e nunca será. Temo, por aqueles que querem defender uma racionalidade fria e calculista e assim diminuem o caráter sobrenatural da redenção que Cristo efetuou na cruz. A realidade da nova  criatura esta feita na justiça e na santidade ideal, porque Cristo é o autor dessa transformação interior. Muitos redimidos e eleitos não percebem isso, mas mesmo sem termos percepção de uma realidade, isso não significa que ela não exista de fato, como disse  F. W. Boreham:
“Durante toda a vida aluz do sol é simplesmente uma questão de altitude”
É possível perceber a verdade dessas palavras com relação a obra de Cristo, a sua consumada e maravilhosa redenção. Podemos ver a vida transformada em suas intimas relações com o Salvador em passagens como João 15. Os ramos ligados a videira recebendo a vitalidade celeste do Cristo crucificado e ressuscitado! R. Thomas Ashbrook certa vez disse:
“A comunicação entre a videira e os ramos não é para obter uma troca de informação, mas uma transmissão de vida, uma comunhão de vitalidade entre os dois”
Como essas palavras são corretas! estamos em Cristo,  a obra de Deus pela cruz foi consumada para dar continuidade na obra de transformação no coração do homem. A redenção é um ato definitivo, marcado no tempo e tem valor eterno, mas os benefícios da obra da cruz ainda fluem e trazem benefícios concretos para o homem. Se assim não fosse, não haveria progresso na vida espiritual. A vida do redimido, aquele que realmente nasceu de novo, é uma vida de constante comunhão com Deus em Cristo, e de fé em fé, possuímos s promessas, oramos, nos deleitamos no Senhor e vivemos dentro de um padrão de sentimentos tão elevados que o amor por nosso bendito Salvador cresce dia após dia. A obra da cruz de Cristo nos dá essas bençãos. Muito vivem uma vida mesquinha, sem sentido espiritual autentico. A religião humana invadiu a cristandade, a obra de Cristo ficou reduzida a teorias e liturgias mortas, nada mais que isso. Mas a senda do Calvário, o derramar da vida de Cristo, o sacrifício vicário do Verbo Divino  nos concede vida espiritual abundante. Bendito seja o nome do doce Salvador por essas realidades tão preciosas.
O cristão genuíno, aquele que está debaixo da benção da eleição divina, recebeu nova vida em Cristo, desde a sua conversão, tal homem nascido de novo, libertou-se do poder da maldição do pecado, e passou a servir a Cristo. Recebeu assim o Espirito Consolador, e o senhor faz do seu coração um campo de trabalho. Como disse certa vez Evelyn Underhill:
“Lembre-se Deus está agindo na sua alma o tempo todo com ou sem sensações espirituais, Ele age continuamente”

Realmente é isso que acontece na vida do homem transformado pelo evangelho.

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content