segunda-feira, 6 de março de 2017

O Que Significa Ser Manso, Conforme a Doutrina do Sermão do Monte?



 Em Mateus 5:5 Jesus chama de bem aventurado, o homem que tem mansidão. Ele diz que os mansos herdarão a terra. Parece que hoje em dia, muitas pessoas pensam que a mansidão está associada com a fraqueza, e que um homem manso é um homem fraco. Mas as escrituras não associam a fraqueza com a mansidão. O manso precisa ter um caráter forte, precisa ser vigoroso e não frágil. Pois que em certas circunstancias, as escrituras chamam os cristãos a lutarem com muita intensidade contra o pecado ( veja Hebreus 12:4). A mansidão descrita nas bem aventuranças do Senhor está relacionada ao próprio caráter de Cristo, e Cristo tina um auto-controle, sabia manter se calmo diante de muitas ocasiões adversas, não promovia qualquer tipo de violência mas não tolerava qualquer engano religioso. Embora as escrituras nos convoque para viver em mansidão,  também afirma que o homem na nova aliança, emprega força para entrar no Reino de Deus (Lucas 16:16). Assim, percorrendo as escrituras, vimos que o homem cristão que é manso, não é um homem de caráter frágil ou frouxo, mas pelo contrario tem firmeza e luta contra o pecado e mantem firmeza para viver a vida com um bom combate, que é o combate da fé. Ser manso não é ser um covarde, ser manso não é ser tímido, ser manso é suportar o martírio se for possível, enfrentar as duras perseguições dos inimigos do evangelho, e manter a convicção de que seu papel é orar pelos que promovem a perseguição.  Esse é o tipo de mansidão que as escrituras nos ensinam, tendo em vista, um estudo da vida dos profetas e dos apóstolos, por exemplo.
A mansidão seria então aquela virtude  que adornava o próprio caráter do Mestre de Nazaré, que nas mais hostis situações, manteve seu controle, como na ocasião da traição e  posteriormente no processo de julgamento diante de Caifás e Pilatos. Sua mansidão se expressou de forma plena, quando diante de seus algozes e já pendurado no madeiro cruel, Jesus Cristo, nosso Salvador amado, orou diante do Pai e rogou o perdão para aqueles que o maltratavam e o crucificavam. Porém vimos que diante de um ato de profanação do templo, o mesmo Jesus Cristo, Senhor nosso,  com um açoite derrubou a mesa dos cambistas e expulsou os mercadores de d entro do templo. Ser manso não é condizer com a profanação do que é sagrado, mas ser vigoroso a favor daquilo que é santo

Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content