segunda-feira, 20 de março de 2017

Deve o cristão praticar a auto-estima?



 Teorias psicológicas estão na moda, e nesse tempo onde palestras e livros de auto-ajuda fazem tanto sucesso no mundo secular, não é novidade,  cristãos serem influenciados pelas correntes filosóficas desse mundo caído. Certa vez ouvi em um programa evangélico local, membros de uma igreja conservadora admoestar sobre a pratica da autoestima, então pensei comigo mesmo, a falta de discernimento é um problema serio na cristandade atual.
A auto-estima é em outras palavras o amor a si mesmo, e na perspectiva mais radical, a auto-idolatria. As escrituras nunca ensinam que o nosso ego deve ser o foco central da nossa realidade objetiva. Nem mesmo o amor próprio deve ser o centro. Como as escrituras revelam nossa natureza caída de forma clara, nunca ensina que devemos ter auto-estima, pelo contrario, sempre que lida com as questões pertinentes ao afeto e amor, promove sempre a humildade e a humilhação. Há passagens claras sobre isso, devemos reconhecer que somos falhos e dependentes de Deus e humilhar-se perante a Sua presença (Tiago 4::10 e I Pedro 5:6) A bíblia é constante na questão central de que o cristão deve cultivar a humildade (Efésios 4:2 e I Pedro 3:8). Pelo caminho da humildade está traçado o modo como devemos nutrir sentimentos e emoções. As escrituras afirmam que devemos considera mais os outros do que a si mesmos (Romanos 12:10) Ora Paulo ensina que devemos considerar os outros, superiores a nós mesmos (Filipenses 2:3) Por isso mesmo ele se considerava o menor de todos os apóstolos (I Coríntios 15:9)
Sabemos que dentro de uma perspectiva cristã, o egocentrismo é um pecado grave, e é o caminho para a pratica de qualquer espécie de orgulho ou egolatria. Jesus ensinou de forma clara que devemos amar ao Senhor de todo o nosso coração, alma e entendimento e ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22:37 a 39). Portanto na vida piedosa de um verdadeiro cristão, a pratica da auto-estima é um pecado e desobediência contra os preceitos evangélicos.

Clavio . Jacinto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content