quinta-feira, 9 de março de 2017

O Que Significa Levar todo o entendimento cativo a Cristo?




Levar todo o entendimento cativo a Cristo
Leitura II Corintios 10:4 e 5


Há no homem criado a imagem de Deus, um mundo interno, esse mundo interior, as vezes é chamado por alguns de “psique”. Creio que a psique é apenas um mecanismo da alma humana. Mas todos sabemos que existe esse mundo da consciência, que é um mundo interno e possui espaço e dimensões espirituais (A sede de nosso entediamento está ali). Nesse mundo interno temos múltiplas experiencias, e nesse mundo interior temos a experiencia do pensamento, da imaginação e do entendimento. Não há limites para a imaginação, ao mesmo tempo a liberdade de pensar secretamente, nos conduz para as fronteiras do inimaginável. Há quem diga que todo o homem tem um mundo secreto dentro de si, e sem duvida nenhuma o autor dessa observação, quis dizer que cada homem nutre sentimento, desejos e ilusões dentro do si mesmo, e que ninguém sabe, a não ser ele mesmo. Bem, eu tenho tentado deixar que o Espirito do Senhor ilumine todo o meu espaço interno da imaginação e do entendimento, não desejo viver uma vida secreta, de modo a esconder desejos pecaminosos e sonhos ilícitos. Embora de certa forma precisamos sim manter  sentimentos privados coisas que devem ser secretas, porque na vida espiritual, lidamos com circunstancias que precisam ser guardadas e de certa forma, é logico e razoável que devemos manter privacidade em diversos assuntos em quase todas as áreas da nossa vida, porém seguindo o padrão da prudencia, do respeito e da santidade. 
O mundo do pensamento é amplo e perigoso se não estiver sob controle, porque DEUS atribui muita importância as “ações”  do pensamento, desejar no coração uma mulher de forma ilícita é adultera com ela, ou seja adultério praticado no coração é pecado, odiar é ser homicida, etc. Embora não haja leis humanas que condene os pensamentos, é verdade que Deus pune os pensamentos. Olhe o que as escrituras testificam sobre os homens condenados na época do diluvio:  “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicava sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”(Gênesis 6:5).  
Sendo assim, é importante que sigamos o conselho de Paulo em levar todo o entendimento cativo a Cristo, ma o que significa isso?  Devemos antes entender que a mente é um campo de batalha e um deposito de convicções e idéias. Pode a mente tornar-se uma fortaleza contra a verdade e contra o os conselhos do evangelho. Isso causa dureza e resistência no coração humano. 
Levar o entendimento  cativo a Cristo é compreender e aceitar os fatos a respeito da obra de Cristo na  cruz. Significa ter a mente e o coração sob o controle dos ensinos de Cristo, é enxergar e pensar pela visão divina. Isso é relacionamento pelo entendimento. O mundo do pensamento deve girar em torno dos valores eternos do evangelho. Nossos desejos, nossos sentimentos e todo o nosso homem interior deve está sob a influencia completa dos ensinos e da pessoa bendita do Salvador, isso significa viver na pratica Romanos 8. Uma vez que nosso entendimento e pensamento estejam cativos a Cristo, deve seguir o ato da obediência, pois  o texto é claro quando diz: “Levando cativo todo o entendimento a obediência a Cristo”.
Nossa meta é ter a mente de Cristo, para que isso ocorra, temos que levar o entendimento á Ele, devemos estar dominados interiormente pelos valores do evangelho.
Sabemos que há uma resistência por parte do mundo, ele recusa a mensagem da cruz, recusa reconhecer o senhorio de Cristo,mas para um coração que está redimido por Cristo, não há essas fortalezas mentais e espirituais. Ele vai até a Videira, tem um relacionamento interior com o Mestre Salvador. Sua, mente, seu coração seu entendimento estão atados ao evangelho e a mensagem da graça, então todo o seu ser está sob o domínio e o amparo do Senhor Jesus Cristo. A vida do pensamento é a vida de Cristo, o entendimento é iluminado pela glória do evangelho, tal homem tem seu coração voltado para as coisas mais elevadas. Todos os que ressuscitam com Cristo olham para o alto e sublime trono. Buscam e pensam nas coisas celestes, porque o pensamento e o entendimento estão voltados para o Senhor, de alguma forma, o homem salvo esta ligado, está preso a videira, como se fosse uma vara da própria videira. É dessa forma que devemos entender essa questão. O homem mundano resiste a Cristo, mas o homem redimido entrega-se a  Cristo.
Sabemos que o entediamento espiritual é dado por Cristo, e uma vez que tenhamos esse entendimento também teremos discernimento(I João 5:20) na vida cristã somos chamados para cingir os lombos de nosso entendimento (I Pedro 1:13). Nosso homem interior precisa ser fortalecido com fortes convicções e com o pensamento santificado. Só assim teremos possibilidades  de não sermos levados por ventos de doutrinas,  nem viveremos sob os aspectos dos baixos padrões de um entendimento segundo a sabedoria desse mundo que é animal, terrena e diabólica (Tiago 3:15) Como diz Paulo “Não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis” (II Tessalonicenses 2:2)

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content