quarta-feira, 29 de março de 2017

Porque DEUS permite o sofrimento na vida de um homem piedoso?

Porque DEUS permite o sofrimento na vida de um homem piedoso?

 Você conhece alguém que é um bom cristão, mas ele passa por um momento de grande provação, a pergunta que brota no intimo é: “porque uma pessoa que é fiel, santa e tanto faz pela causa do evangelho sofre em tal condição?”. Essa é uma boa pergunta, ela já Foi feita muitas vezes e ainda continuará sendo feita muitas outras vezes. Parece que não estamos aptos a sofrer, e compreendemos mal ou simplesmente não queremos ter interesse em saber o que a bíblia diz sobre esse assunto.
Nem sempre a vida de Jó e o contexto da sua dor  explica o sofrimento e a dor na vida de tanta gente piedosa. Por isso precisamos recorrer há algo mais claro. Nossa mentalidade não está muito associada ao sofrimento, queremos fugir de qualquer tipo de dor. Mas as vezes o sofrer é algo que chega e faz marcas profundas na nossa vida, e então perguntamos: “porque estou passando por isso?”
As respostas não são tão simples, porque não é fácil lidar com a dor, nem a nossa e nem com as dos outros! O tema do sofrimento é complexo, profundo e misterioso.
Mas Deus permite o sofrimento na vida do cristão, e mesmo o homem mais piedoso não está isento de sofrer, isso é um fato e a bíblia não nega isso. Estudando a vida de Paulo, dos apóstolos e também a igreja primitiva vimos a dor radical e o sofrimento na vida da fé. E depois abrimos as paginas da historia, e lá no momento da reforma, está inserido um grupo, os irmãos suíços, que queriam um compromisso mais serio e viver uma vida mais piedosa, e por isso mesmo vão sofrer as mais duras perseguições. John Bunyan foi preso por pregar o evangelho, outros foram queimados vivos, outros afogados, outros decapitados. A fé tem um custo e um premio a salvação, o mundo por sua vez tem prazeres e dores e eterna condenação. Não entender isso, é fugir da declaração paulina de que a nossa pátria está nos céus. A Cho interessante que no artigo de fé dos antigos batistas (Confissão de fé batista de 1644) o artigo 30 fala sobre o fato do cristão nessa vida estar em conflito contínuo e estar exposto a todos os tipos de aflições.  A lapidação da nossa vida espiritual se dá pela escola do sofrimento, esse é o meio que DEUS usa para lidar conosco, além disso, a dor, por mais extrema que seja sempre será breve comprada com a eternidade, é produtiva se está dentro do propósito de DEUS e nos conduz a uma vida mais elevada, pois vai fazer com que o nosso coração não se apegue as vaidades de um mundo condenado. Gosto muito das palavras de Paulo, ele diz: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação, produz para nós um eterno peso de glória mui excelente”(II Coríntios 4:17)

Os propósitos de DEUS muitas vezes estão muito além da nossa compreensão, por isso precisamos sempre exercitar virtudes como a paciência e longanimidade, José foi vendido por seus irmãos passou duras provas no Egito, DEUS tinha um grande propósito com a dor de José. Podemos falar o mesmo de Daniel, ou você acha que ser levado cativo para uma terra idolatra e estranha longe da família e dos pais, amigos e do próprio lar, não causa intensa dor e sofrimento. Mas olhe para vida de Daniel, estude a sua vida na Babilônia, DEUS foi exaltado na sua dor. Que o Senhor ilumine o nosso coração, para que possamos em todas as circunstâncias, entender seus propósitos eternos.

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content