A UNIÃO DO FILHO COM O PAI
Sermão IV
A unidade de Cristo co Pai, pode
ser bem observada em João 10:30, “Eu e o Pai somos um” mas adiante Cristo vai
falar da unidade entre os seus seguidores. Note a maneira como as coisas
espirituais co-existem, não é da mesma forma como vimos. A Unidade de duas
pessoas numa essência, pode ser vista de forma clara como Cristo afirma. Veja que
em 17:11 Jesus na sua oração intercessora estabelece o princípio para os seus
seguidores, “para que sejam um, como nós somos um” veja que Cristo não diz “Que
sejam um com nós” ele usa um pronome pessoal em João 17:30, e estabelece a
unidade, não apenas de fé(Efésios 4:13) mas uma unidade corporativa, orgânica,
que Paulo desenvolve muito bem em seus escritos (Veja I Coríntios 12: 12 ao 26)
Essa união de Cristo com Deus Pai, é um suporta para sua divindade. Como nós
somos um, é uma expressão de essência numa multiplicidade de pessoas, de uma
mesma natureza, daí vimos porque ele enfatiza que sejam como e não com. Porque
os discípulos também precisam de uma unidade, e Deus vê i verdadeiros cristãos
dentro dessa unidade. Somo membros do corpo de Cristo, há muitos membros, mas
um só corpo (Efésios 4:4, I Coríntios 10:17 e I Coríntios 12:12) Assim como
muitos salvos redimidos são um na economia divina, embora sejam indivíduos,
pessoas distintas que desempenham o
papel de membros de um corpo que é o conjunto de todos os salvos unidos numa
unidade absoluta, pois que Cristo não diz que sejam uns, mas um, como nós somos
um. É notável que essa unidade orgânica só é possível com homens, a natureza
humana pessoal unida a outro da mesma natureza, produz uma unidade, como um
reflexo da unidade divina entre Pai e Filho. Assim lemos em I João 1:3, por
exemplo, que a nossa comunhão é com o Pai e com o Filho, em Mateus 6:9 Cristo
ensina a oração com as palavras “Pai
nosso que esta nos céus” note que naquele momento ele estava na terra. João percebeu desde cedo à importância dessa
doutrina e em suas epistolas universais aborda esse tema, não podemos negar o
Filho e o Pai, a unidade está relacionada de modo completamente inseparável.
Por isso entendemos que a natureza divina, ainda estava em Cristo, e que a
Kenosis são significou o esvaziamento completo da divindade, porque em Atos
20:28 Lucas escreve que Deus comprou a sua igreja com seu próprio sangue, sendo
Ele verdadeiro Deus (I João 5:20) nunca mudou a sua natureza, apenas adicionou
a humanidade ao se encarnar (Veja Hebreus 13:8 com I Timóteo 3:16). Por isso
entendemos que Ele era um com o Pai, porque era da mesma essência divina, desse
modo também a comunidade de seus seguidores seriam também uma unidade de essência
feita na soma de muitos homens com a mesma natureza de novas criaturas, criadas
em verdadeira justiça e santidade (II Coríntios 5:17 com Efésios 4:24)
Clavio Jacinto
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