sábado, 24 de novembro de 2018

HUMANISMO E ATEISMO


HUMANISMO E ATEISMO

Francis Schaeffer no livro  Deus: Ilusão ou Realidade?  faz a seguinte afirmativa: “O racionalismo, ou humanismo, está na raiz de todo pensamento não-cristão. Segue-se que os cristãos devem levar em conta a forma assumida pelo humanismo em todas as épocas, se eles querem entender seus contemporâneos e se comunicar com eles. Basicamente, o humanismo não muda: o homem constrói dele sozinho. Mas, concretamente, a ênfase neste ou naquele tema varia constantemente. Então o cristão, se ele quiser estar na corrida, deve estar bem informado. Não há como duvidar dessa afirmativa, ela segue de perto a recomendação do Novo Testamento a estar sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós (I Pedro 3:15) porque? Porque é necessário que qualquer cristão engajado na defesa da sua própria fé, esteja ciente do que significa humanismo e racionalismo. Sem ter uma idéia básica sobre essas duas correntes filosóficas que prevalecem no mundo secular pos moderno, não há como ter muitos avanços na defesa da fé. Schaeffer, observou que o humanismo e o racionalismo pareciam ser a junção de um mesmo fenômeno filosófico, eu costumo dividir as duas correntes, pois o humanismo escoou de alguma forma na cristandade, e poluiu a correnteza da fé cristã. Por exemplo, note que a maioria dos cristãos professos em nossos dias, dão uma ênfase sobre ao experiência como uma bussola que os leva para uma certeza. Quando o sentimento ou a experiência do homem é uma norma  objetiva para determinar a verdade, a verdade torna-se subjetiva. O racionalismo sobressai no campo secular, e sobre o racionalismo, o humanismo rega suas idéias, que germinam no campo racional, esse é o jardim dos céticos. É nesse paraíso racional que eles conseguem viver seus sonhos e suas fabulas, o ateu está ali. Constrói seu mundo filosófico dentro desse sistema. O mundo mudou desde 1940, no mundo do relativismo, não há certezas, mas por outro lado, os racionalistas constroem seus absolutos nesse universo relativista, pois que o relativismo abrange só a moralidade e os valores que orbitam a moralidade. Dentro do relativismo que é um produto do humanismo e do racionalismo, o ateu constrói seus absolutos, entre eles, o pressuposto de que Deus não existe. Mas acontece que os alicerces onde são construídas essas supostas certezas, não são absolutas, e isso compromete todo o sistema. O universo do humanismo não é fixo, como também não é do relativismo e do racionalismo. O ateu professo Stephen Hawkins por exemplo acreditava na possibilidade de que existiria vida em um planeta á 16 anos luz da terra chamado Gliese 832c, e que deveríamos estar preparados para um encontro com possíveis civilizações Extraterrestres. Veja que há uma abertura para uma oscilação relativista numa situação dessa, e se realmente isso acontecesse? E se uma nave interestelar aparecesse por aqui e anunciasse coisas que todos os céticos jamais acreditassem se fossem ditas por outros humanos? Trabalhando encima dessa idéia, embora não acredite numa intervenção dessa natureza, apenas cito como via de regra para mostrar que não há certezas fixas no ateísmo e muito menos no racionalismo. Creio é necessário que as igrejas promovam uma fé forte, com cristãos que saibam o que está acontecendo com o mundo, tenham uma idéia de como varias cosmovisões hoje atuam na sociedade. Mas o mais singular da fé cristã é que ao contrario do racionalismo, que leva o homem a tentar explicar o absurdo de uma vida sem sentido, a fé cristã bíblica, centrada em Cristo promove um sentido real e elevado para a existência humana, Nancy Pearcey afirma: Hoje, os fatos baseia-se na idéia de que a própria ciência confirma que os princípios bíblicos são verdadeiros. A bíblia descreve o modo como fomos criados para viver, ee quando seguimos as suas prescrições, somos mais contentes e mais saudáveis. A melhor explicação dos dados positivos é que nossa vida está se alinhando com a estrutura objetiva da realidade(Verdade Absoluta. Pagina 67)



Clavio J. Jacinto

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